[EF Leopoldina - Linha do Litoral] Estação Rio Dourado

Área para postagem de informações, dados e imagens sobre a linha do litoral, trecho formado por diversas ferrovias que, aglutinadas em diferentes épocas acabaram por formar a extensa linha que cruza toda a região litorânea do estado, desde a parte oriental da Baía de Guanabara até os limites com o estado do Espírito Santo
Responder
renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

[EF Leopoldina - Linha do Litoral] Estação Rio Dourado

Mensagem por renanfsouza » 13 Jun 2014, 08:06

Estação Rio Dourado

Quando sai da Estação Barra de São João eu já não sabia mais o que me esperava. Eu não conhecia Rio Dourado e sabia que estava indo para regiões distantes. Apesar de Rio das Ostras ser um município desenvolvido em seu litoral, o seu interior é um pouco humilde. Rio Dourado, por exemplo, tem ares de interior. É um lugarejo afastado.

A van que peguei em Barra de São João me deixou na Estação Rio Dourado. Ela infelizmente não se encontra em bom estado.

Foto 1: Frontal da antiga estação. O dístico já não pode mais ser lido
Imagem

Foto 2: Os trilhos permanecem. A conhecida Linha do Litoral no trecho Barreto x Itaboraí era até poucos anos atrás utilizada pela CENTRAL, quando o serviço de trens de passageiros ainda existia. Hoje parte daquele trecho está passando por obras e aparentemente irá virar a Linha 3. O restante da Linha do Litoral no trecho que passa por Rio Dourado (Itaboraí x Macaé) é operado pela FCA (Ferrovia Centro Atlântica), contudo ouvindo os moradores da região descobri que o trem de carga é raro. O que fui informado é que quase que apenas veículos de manutenção tracionando vagões carregados de madeira (dormentes?) utilizam o trecho, mas são vistos com relativa raridade. Na verdade, no trecho Rio Dourado x Rocha Leão, onde permaneci por mais de duas horas, não houve tráfego ferroviário
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4: Geral
Imagem

Foto 5: Quilometragem relativa da estação. Creio que o Km 180 se refira à distância até a Estação Maruí ou, dependendo do ano de inauguração da Estação Rio Dourado, pode ser relativa à Estação General Dutra, ambas em Niterói
Imagem

Foto 6: Geral
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9: Com a máquina fotográfica no chão, entre os dormentes
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11: Hoje a estação é uma biblioteca, apesar do estado de conservação atual. O nome é Biblioteca Municipal Farias Brito
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Após fazer estas fotos segui até a Estação Rocha Leão, também localizada no município de Rio das Ostras. Para isso peguei uma Kombi e após uns 15 minutos cheguei até lá.

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-15 por Renan Souza em 10/11/2009

Responder

Voltar para “Linha do Litoral”