70 - Costa Barros

Informações e fotos sobre as estações da Linha Belford Roxo da SuperVia.
Responder
Avatar do usuário
Filipe Anacleto
Administrador
Mensagens: 33
Registrado em: 23 Ago 2014, 18:59

70 - Costa Barros

Mensagem por Filipe Anacleto » 14 Abr 2021, 18:28

Imagem

---------------------------------------
É uma estação da linha Belford Roxo

Na Linha Belford Roxo:
Anterior: Barros Filho
Atual: Costa Barros
Seguinte: Pavuna - São João de Meriti

====================

Na Linha Auxiliar Original:
Anterior: Barros Filho
Atual: Costa Barros
Desativada: São Mateus
----------------------------------------

Acessos:
Estrada de Botafogo
Rua Mogiqui

---------------------------------------

Pontos importantes ao redor:

UPA Costa Barros

===============================
Horário de funcionamento:
04:45h às 22:00h (Segunda à Sexta)
-----------------------------------------
06:00h às 20:00h (Sábado)
-----------------------------------------
06:00h às 14:15h (Domingo e Feriado)
-----------------------------------------
Para saber outros horários a partir desta estação, acesse o site da SuperVia:

https://www.supervia.com.br/pt-br/servi ... sua-viagem

Selecione a estação de destino, a data e o horário que irá embarcar.
===============================

Esquema da estação:

Imagem

Localização: Estrada de Botafogo, s/n - Costa Barros, Rio de Janeiro.


Dados técnicos e históricos:
Inauguração → 01/01/1898
Inauguração da atual construção → 04/04/1978

Distância à Central do Brasil → 25km
Distância à Belford Roxo → 7km
Altitude → 20.4m
Plataformas → Laterais (240m)
Área coberta (abrigos) → 60m
Número de passageiros por dia → S/D (Omitido pela SuperVia)

Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil Imagem (1908-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. SuperVia - Trens Urbanos Imagem (1998-Atualmente)

Sobre a estação:

A estação recebeu este nome em homenagem ao fazendeiro que cedeu as terras da fazenda Boa Esperança, Antonio da Costa Barros, para a construção da linha férrea na região.*

*Informações retiradas do site da concessionária SuperVia:
https://www.supervia.com.br/pt-br/estacao/barros-filho

----------------------------------------

Última estação ativa da Linha Auxiliar original, Costa Barros, até a década de 90 também recebia trens do extinto Ramal Circular da Pavuna, fazendo o percurso entre esta e a Estação São Mateus até atingir a Estação Pavuna, por dentro de São João de Meriti. Em um algum momento entre 1993 e 1997, o serviço foi desativado e a via que passava por dentro de São João suprimida para dar lugar a uma ciclovia (que só foi sair do papel em 2017). Além da retirada da eletrificação.
Hoje o trecho restante atende somente a cargueiros da concessionária MRS.
Imagem
Estação Costa Barros em meados dos anos 90. Do outro lado da estação o trem prestando serviço no Ramal Circular, enquanto o mais próximo do fotógrafo tem como destino a Central do Brasil, vindo de Belford Roxo. Pouco tempo depois desta foto só restariam lembranças de um dos dois...

Imagem
Imagem aérea demonstrando o percurso do Ramal Circular da Pavuna (vermelho), Linha Belford Roxo (lilás), e continuação da Linha Auxiliar em direção à Japeri (amarelo).

Imagens da estação:

=============================================================================

Em 2015 (Autor: Filipe Anacleto)

Imagem
Panorâmica da estação em uma tarde de maio de 2015.

=============================================================================

Em 2013 (Autor: André S)

Imagem

=============================================================================

Em 2003 (Autor: Carlos Latuff)

Imagem
Construção que pode ter sido a antiga estação.

Imagem
Construção que pode ter sido a antiga estação e, ao fundo, uma antiga cabine de sinalização. Ambos demolidos.

=============================================================================

Em 1928 (Autor: Max Vasconcellos)

Imagem
Construção da então nova estação de Costa Barros no ano de 1928.

=============================================================================

Imagem aérea da estação (ao centro) e entorno no ano de 2020

Imagem

=============================================================================

Trilhos do Rio

Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha

Responder

Voltar para “Linha Belford Roxo”