66 - Mercadão de Madureira (Magno)

Informações e fotos sobre as estações da Linha Belford Roxo da SuperVia.
Responder
Avatar do usuário
Filipe Anacleto
Administrador
Mensagens: 34
Registrado em: 23 Ago 2014, 18:59

66 - Mercadão de Madureira (Magno)

Mensagem por Filipe Anacleto » 24 Jun 2020, 00:24

Imagem

---------------------------------------
É uma estação da linha Belford Roxo

Na linha:
Anterior: Cavalcanti
Desativada: Engenheiro Leal
Desativada: Eduardo Araújo
Atual: Mercadão de Madureira (Magno)
Desativada: Turiaçu
Seguinte: Rocha Miranda
----------------------------------------

Acessos:
Avenida Ministro Edgard Romero
Estrada do Portela

---------------------------------------

Pontos importantes ao redor:

Mercadão de Madureira
Parque Madureira
G.R.E.S Império Serrano
G.R.E.S Portela

===============================
Horário de funcionamento:
04:45h às 21:45h (Segunda à Sexta)
-----------------------------------------
06:00h às 19:45h (Sábado)
-----------------------------------------
06:00h às 14:00h (Domingo e Feriado)
-----------------------------------------
Para saber outros horários a partir desta estação, acesse o site da SuperVia:

https://www.supervia.com.br/pt-br/servi ... sua-viagem

Selecione a estação de destino, a data e o horário que irá embarcar.
===============================

Esquema da estação:

Imagem

Localização: Avenida Ministro Edgard Romero, 125 - Madureira, Rio de Janeiro.


Dados técnicos e históricos:
Inauguração → 15/02/1908
Inauguração da atual construção → S/D
Antigo nome → Magno

Distância à Central do Brasil → 18km
Distância à Belford Roxo → 14km
Altitude → 34m
Plataforma → Ilha (197m)
Área coberta (abrigos) →47m
Número de passageiros por dia → S/D (Omitido pela SuperVia)

Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil Imagem (1908-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. SuperVia - Trens Urbanos Imagem (1998-Atualmente)

Sobre a estação:

Localizada em um dos mais movimentados e tradicionais bairros da capital fluminense, a estação Mercadão de Madureira foi inaugurada fazendo parte da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brazil (posteriormente incorporada a E.F.C.B) tendo nomes como "Coronel Magalhães", "Inharajá" e "Magno", sendo o último conhecido até os dias atuais e que homenageia Alfredo Magno de Carvalho, um engenheiro que auxiliou na construção da ferrovia.

De aspecto simples, a estação da antiga Linha Auxiliar hoje serve a Linha Belford Roxo do sistema de trens de subúrbios operado pela SuperVia. Mesmo próxima de grandes pontos culturais, de lazer e no coração de um dos principais centros comerciais da cidade, a estação hoje é pouco utilizada devido ao abandono da linha que ali passa, com horário que não atende a população intervalos indignos de um serviço metropolitano e velocidade de tráfego reduzida. Cenário diferente das linhas que servem a outra estação, no mesmo bairro, distante menos de 400 metros.

Em 17/07/1975 a estação ficaria marcada na história como palco de uma das maiores tragédias ferroviárias já vistas no país. Com mais de 30 mortos e centenas de feridos, esse acidente escancararia a ingerência da ditadura militar sobre o transporte ferroviário, à época, operado pela Rede Ferroviária Federal. Tentativas de abafamento, demissões e declarações polêmicas marcaram este episódio.

Imagem
Materia de capa da Revista Veja, publicada em 23/07/1975. (Acervo Revista Veja/Editora Abril)
Ver em tamanho maior

Imagem
Materia de capa do Jornal do Brasil, publicada um dia após a tragédia, em 18/07/1975. (Acervo: Jornal do Brasil/Hemeroteca)
Ver em tamanho maior

Imagem
O desprezo pelas vidas humanas perdidas durante anos devido a situação precária do transporte ferroviário foi coisa recorrente durante a ditadura militar.

As providências, como sempre na história do Brasil, sempre se dão depois de uma grande tragédia. Quantas vidas poderiam ser poupadas se elas fossem tomadas antes?...
Imagem
Ver em tamanho maior

Mais um acidente no trecho, felizmente, não tão grave.
Imagem

Mas a grande fama da estação não vem só pelos acidentes, mas também e principalmente por sua passarela ser a passagem obrigatória de quem vem ou vai ao famoso Mercadão de Madureira, tendo em épocas festivas um grande movimento que ultrapassa a capacidade de tráfego projetada para a estrutura, gerando os famosos "engarrafamentos humanos", seja em 1977...:
Imagem

...ou em 2019:
Imagem

Imagens da estação:

=============================================================================

Em 2020 (Autor: Filipe Anacleto)

Imagem
Estação na noite calma e chuvosa do dia 17/01/2020. A foto mostra o lado sentido Central do Brasil.

=============================================================================

Em 2015 (Autor: Filipe Anacleto)

Imagem
Estação em uma tarde no ano de 2015. A foto mostra o lado sentido Belford Roxo.

=============================================================================

Em 2003 (Autor: Carlos Latuff)

Imagem
No ano de 2003, ainda sem os famosos degraus que foram construídos anos mais tarde na tentativa de reduzir o desnível entre o trem e a plataforma.

=============================================================================

Em 1953 (Autor: S/D | Pesquisa: Ralph Mennucci Giesbrecht)

Imagem

=============================================================================

Frames do clipe da música "Meu Lugar" de Arlindo Cruz, provavelmente mostrando a estação em 2007 (Trapiche Produções)

Imagem

Imagem

Imagem
A famosa curva do acidente de 1975 com um trem da série 700 partindo à Central do Brasil.

=============================================================================

Frames de vídeo que mostram a estação no início dos anos 80 (Autor: Hugo Caramuru)

Imagem

Imagem
O pequeno pátio da estação (hoje ainda menor).

Imagem

=============================================================================

Imagem aérea da estação (ao centro) e entorno no ano de 2020

Imagem

=============================================================================

Trilhos do Rio

Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha

Responder

Voltar para “Linha Belford Roxo”