Linha 4 - Obras na Zona Sul

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Vinicius
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Linha 4 - Obras na Zona Sul

Mensagem por Vinicius » 15 Dez 2011, 19:17

Zona Sul começa a receber as obras do metrô em 2012

Intervenções são necessárias para execução do projeto, essencial para o Rio

Iniciadas em junho de 2010 pela Barra da Tijuca, na Zona Oeste, as obras da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro (Barra - Ipanema) começam na Zona Sul no início de 2012. Na região, serão construídas quatro novas estações e um túnel subterrâneo da Gávea à Praça General Osório. Para minimizar os transtornos, optou-se por um método construtivo e pelo uso de equipamentos que vão permitir a interdição temporária de menos de 500 metros de vias públicas dentro dos 4,5 km de obras na Zona Sul.

Para realizar as obras, serão necessárias intervenções em algumas vias públicas com interrupções temporárias do trânsito; assim como reduções provisórias de determinadas áreas de lazer; e suspensão também temporária de operação de duas estações do metrô (General Osório, em Ipanema; e Cantagalo, em Copacabana), que passarão por obras para a conexão com a Linha 4. O Governo do Estado apresentou o projeto à concessionária MetrôRio e à Prefeitura do Rio de forma que, na devida ocasião, os planos operacionais para minimizar o impacto das intervenções sejam os melhores para a população.

O Governo do Estado deu entrada no dia 06 de dezembro de 2011 no processo de licenciamento ambiental do trecho Sul (Gávea – General Osório) no Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A expectativa é de que a licença seja concedida em fevereiro de 2012 e as obras comecem ainda no mesmo mês. O trecho Oeste (Barra - Gávea) e a expansão da estação General Osório já possuem licença ambiental e de execução e, por isso, as obras já começaram.

A partir da obtenção das licenças para o trecho Sul, serão iniciadas, simultaneamente, as escavações das quatro novas estações na Zona Sul: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental e Gávea. Todas precisam ser escavadas ao mesmo tempo para a passagem do Shield (“Tatuzão”), equipamento que vai perfurar os túneis subterrâneos na Zona Sul, sem a necessidade de abrir valas na superfície e ao longo das ruas. Um “Tatuzão” deste porte será utilizado pela primeira vez em uma obra do Estado do Rio, operando a cerca de 12 metros abaixo do solo, de forma silenciosa, e sem impacto para a população.

- A mensagem que queremos passar para a população é que serão necessários transtornos temporários para uma obra desse porte. No entanto, os benefícios posteriores serão permanentes – afirmou o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner.

Esperada há 13 anos, a Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro - que ligará a Barra da Tijuca a Ipanema – vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Iniciadas em junho de 2010, as obras serão concluídas em dezembro de 2015.

A partir de 2012, novos trens começarão a chegar para as Linhas 1 e 2 e, até 2016, serão 66 em operação em todo o sistema – mais do que o dobro do número atual. O intervalo entre as composições - hoje próximo a seis minutos - será reduzido pela metade. Com mais trens em operação e menos tempo de espera, a expectativa é de mais regularidade, rapidez e conforto ao passageiro do metrô do Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibe ... -id=715560

Vinicius
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Re: Linha 4 - Obras na Zona Sul

Mensagem por Vinicius » 15 Dez 2011, 19:20

Obras do metrô: Intervenções temporárias na cidade

1. Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema

1ª fase da obra – A praça será fechada por 13 meses (fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013) para a escavação da estação, que será totalmente subterrânea. Não haverá qualquer interrupção no trânsito da região. O estacionamento no entorno da praça será mantido.

Foi feito um levantamento por botânicos para a preservação das árvores da Nossa Senhora da Paz. O chamado “pulmão de Ipanema” será preservado. Das 309 árvores existentes na área de lazer, 113 da área interna da praça precisarão ser removidas. Cem delas serão retiradas com as raízes e mantidas por 15 meses até poderem retornar à praça para serem replantadas. As outras 13 são da espécime figueira, que não permite o replantio. Por isso, serão plantados novos exemplares.

A feira que acontece toda sexta-feira na praça será temporariamente remanejada para um local próximo. A área será definida em consulta à comunidade e feirantes. A ideia inicial do Governo do Estado é de que ela seja transferida temporariamente para a Praça General Osório durante as obras.

2ª fase da obra – Em maio de 2013, 60% da praça serão devolvidos à população exatamente como ela está hoje, sem qualquer alteração. O trabalho de escavação e construção da estação e acessos continuará por mais 28 meses, até junho de 2015.

3ª fase da obra - Em junho de 2015, a Nossa Senhora da Paz será devolvida à população e a construção da estação continuará no subsolo. Restarão ainda dois pequenos canteiros nos pontos onde serão os acessos à futura estação. Em dezembro de 2015 o trabalho é finalizado e a estação inaugurada.

2. Jardim de Alah, no Leblon

A estação Jardim de Alah ficará sob o leito da Avenida Ataulfo de Paiva, entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros, no Leblon. A construção da estação foi dividida em três fases para reduzir o tempo de alteração no trânsito da Avenida Ataulfo de Paiva.

1ª fase da obra – Por nove meses (fevereiro a outubro de 2012), a Ataulfo de Paiva, no trecho mencionado acima, ficará em meia pista. Neste período, a proposta do Governo do Estado é que seja mantida apenas a passagem de ônibus do sistema BRS (Bus Rapid System). O passeio público será preservado de forma a garantir a circulação de pedestres e o funcionamento do comércio.

2ª fase da obra – De novembro de 2012 a julho de 2013 (9 meses), a interdição na Ataulfo de Paiva, entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros, no Leblon, passará a ser total. Isso porque será necessário construir a laje de teto (teto das estações) de uma única vez, em estruturas pré-moldadas, para possibilitar que as escavações continuem sob a avenida, e a pista seja liberada ao trânsito. Este foi o método construtivo escolhido para reduzir o tempo de fechamento da via e causar menos impacto.

Neste trecho será necessário remover 38 árvores. Dessas, 23 retornarão após as obras e 15 são de espécimes que não permitem o replantio. Por isso, serão plantados novos exemplares.

3ª fase da obra – Em agosto de 2013, a Ataulfo de Paiva será totalmente devolvida à população e a construção da estação continuará por baixo da via. Restarão ainda alguns canteiros montados sobre as calçadas, sem impedir a passagem de pedestres. Em dezembro de 2015, o trabalho é finalizado e a estação inaugurada.

3. Antero de Quental, no Leblon

A estação de metrô ficará sob o leito da Avenida Ataulfo de Paiva e a Praça Antero de Quental.

1ª fase da obra - Por nove meses (fevereiro a outubro de 2012), 60% da praça ficarão interditados, assim como meia pista da Avenida Ataulfo de Paiva entre a Rua General Urquiza e a Avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon. Neste período, a proposta do Governo do Estado é que seja mantida apenas a passagem de ônibus do sistema BRS. O passeio público será preservado de forma a garantir a circulação de pedestres e o funcionamento do comércio.

Das 176 árvores existentes na Antero Quental, 46 precisão ser removidas durante as obras. Vinte e três delas serão retiradas com as raízes e depois retornarão à praça para serem replantadas. As outras 23 não permitem o replantio. Por isso, serão plantados novos exemplares.

2ª fase da obra - De novembro de 2012 a julho de 2013 (9 meses), 60% da praça continuarão fechados e Avenida Ataulfo de Paiva, entre a General Urquiza e a Bartolomeu Mitre, ficará totalmente interditada ao trânsito. O passeio público será preservado de forma a garantir a circulação de pedestres e o funcionamento do comércio. Nesta fase, será construída a laje de teto (teto das estações) de uma única vez, em estruturas pré-moldadas, para possibilitar que as escavações continuem sob a avenida, e a pista seja liberada ao trânsito. Este foi o método construtivo escolhido para reduzir o tempo de fechamento da via e causar menos impacto à população.

3ª fase da obra - Em agosto de 2013, a Avenida Ataulfo de Paiva será totalmente liberada ao trânsito e as obras continuarão em parte da Praça Antero de Quental por mais 29 meses, até dezembro de 2015, quando a Linha 4 do metrô será inaugurada.

4. Gávea

A estação da Gávea ficará sob um terreno do Governo do Estado onde funciona o estacionamento e o prédio de incubadora de empresas da Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Durante todo o período da obra, os acessos à universidade e ao estacionamento da mesma serão preservados. Será necessário fazer o remanejamento de pontos de ônibus na Avenida Padre Manuel Franca e construir uma ponte metálica temporária sobre o canal que corta a via para permitir o tráfego de veículos.

1ª fase da obra - De fevereiro a novembro de 2012 (10 meses), parte do terreno ficará interditado para o início das escavações da estação, sem prejudicar o acesso ao estacionamento e à universidade.

Duzentas e oitenta vagas do estacionamento serão remanejadas para uma área próxima durante o período da obra, sem causar prejuízos para alunos e professores. O prédio da incubadora de empresas será transferido para um novo edifício, que será construído dentro do mesmo terreno.

2ª fase da obra - De dezembro de 2012 a dezembro de 2015 (37 meses), a área continua interditada para a escavação e construção da estação, além da construção do prédio definitivo da incubadora de empresas. Continuam preservados os acessos à universidade e ao estacionamento.

Em dezembro de 2015, os trabalhos são concluídos e a estação inaugurada, com o retorno total do estacionamento.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibe ... -id=715576

Vinicius
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Re: Linha 4 - Obras na Zona Sul

Mensagem por Vinicius » 15 Dez 2011, 19:25

Obras do metrô: Proposta de alternativas de trânsito

Para minimizar os transtornos das obras para a população, optou-se por um método construtivo e a utilização de equipamentos que possibilitarão a interdição temporária de menos de 500 metros de vias públicas dentro dos 4,5 km de obras na Zona Sul. O trânsito em Ipanema e na Gávea não sofrerá alterações por conta das intervenções. No Leblon, será necessário fechar temporariamente dois trechos da Avenida Ataulfo de Paiva e uma parte da Rua Igarapava.

Técnicos em transporte estudaram as melhores alternativas de trânsito para minimizar os transtornos para a população. Constatou-se que a Avenida Ataulfo de Paiva, no trecho onde haverá intervenções, tem uma demanda de 1.800 carros por hora/pico. Para atender a essa necessidade, a proposta apresentada à Prefeitura do Rio pelo Governo do Estado é de que o trânsito seja desviado para a Rua Humberto de Campos e a Avenida Delfim Moreira - que possuem, cada uma, sobra de capacidade de 1 mil carros/hora.

Será construída uma ponte metálica provisória sobre o canal do Jardim de Alah para travessia dos veículos que vierem pela Humberto de Campos. O estacionamento nas vias que receberem os desvios deverá ser proibido. A proposta do Estado é criar “bolsões de estacionamento” na Avenida Ataulfo de Paiva. Serão implantadas sinalização e operação específicas para orientação dos motoristas na região. O consórcio construtor disponibilizará todo o equipamento necessário para estas operações, assim como profissionais para darem suporte à Prefeitura do Rio na organização do trânsito.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibe ... -id=715584

Vinicius
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Re: Linha 4 - Obras na Zona Sul

Mensagem por Vinicius » 15 Dez 2011, 19:26

Obras do metrô: Serviços para minimizar transtornos aos moradores da Ataulfo de Paiva

Serviço de guarda e manobrista de veículos - Os moradores de prédios residenciais e comerciais que possuem garagem e ficarão impossibilitados de usá-las durante as obras contarão com serviço de vallet 24 horas. Os moradores e usuários com vagas cativas serão cadastrados e contarão com o serviço.

Os veículos ficarão sob responsabilidade de guardadores e serão levados para estacionamentos particulares nas proximidades. Sempre que necessitar do veículo para sair, o morador deve avisar ao porteiro do prédio, que acionará a equipe do vallet. Haverá funcionários suficientes para garantir o pronto atendimento às solicitações dos moradores a qualquer hora do dia e da noite.

Todos os automóveis serão guardados em estacionamentos particulares e nenhum deles será estacionado nas ruas. O serviço de vallet já foi utilizado, com eficiência, nas Ruas Toneleiros e Pompeu Loureiro, em Copacabana, e Jangadeiros, em Ipanema, durante a construção das estações Cantagalo e General Osório.

Carregadores - Haverá profissionais treinados para auxiliar os moradores afetados pelas obras que chegarem ou saírem com crianças e/ou compras/bagagem, assim como pessoas idosas ou com problemas de locomoção. Esse serviço também pode ser solicitado/agendado por telefone (será disponibilizado um número para os moradores quando as obras forem iniciadas).

Atendimento ao morador - Será criado um espaço e número de telefone exclusivo para o relacionamento com os moradores e comerciantes. O objetivo é dar toda a assistência necessária às pessoas afetadas pelas obras, ouvir suas sugestões, tirar dúvidas e minimizar ao máximo o impacto das intervenções.

Emergência - Os serviços públicos essenciais e de emergência terão acesso permitido, 24 horas, nas regiões das obras. Após a obtenção da licença ambiental e de execução da obra, as intervenções serão previamente comunicadas aos moradores e comerciantes da região. O consórcio construtor vai promover diálogos constantes e efetivos com a comunidade, estudar caso a caso o impacto das intervenções em cada um dos moradores e comerciantes para, juntos, buscarem alternativas que minimizem os transtornos, que são inevitáveis para o desenvolvimento da cidade.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibe ... -id=715592

Vinicius
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Re: Linha 4 - Obras na Zona Sul

Mensagem por Vinicius » 15 Dez 2011, 19:27

Obras do metrô: canteiros de apoio

Durante o período da execução do empreendimento, será necessário ter canteiros de apoio próximos às frentes de obras para manter estoques de materiais, centrais de operações, oficinas e alojamentos. Desta forma, otimiza-se tempo de deslocamento e reduz-se a circulação de caminhões pela cidade. Os veículos pesados irão circular em horários diferenciados para minimizar os transtornos no trânsito, principalmente na Zona Sul.

23º Batalhão da PM - Leblon (Fevereiro de 2012 a dezembro de 2015)

Tipo de canteiro: oficinas mecânica e industrial, canteiro, alojamento, centrais de operação e estoque de aduelas (anéis de concreto que formarão os túneis do metrô). O Batalhão da Polícia Militar do Leblon continua operando no mesmo terreno, mas em novas instalações que serão construídas antes da instalação da área de apoio às obras.

Rua Igarapava, no Leblon (Janeiro de 2013 a junho de 2014)

Frente de obra para a construção de saída de emergência do metrô e sistema de ventilação. Será necessário interditar o primeiro quarteirão da Rua Igarapava, que terá a mão invertida. Não haverá bloqueio de garagens e calçadas.

Jardim de Alah (Fevereiro de 2012 a dezembro de 2015)

Canteiro principal: centrais de operação, estocagem de pré-moldados e canteiro de apoio de frente de obra da estação. As praças que compõem a área do Jardim de Alah serão interditadas neste período. Os elementos arquitetônicos e a vegetação do Jardim de Alah serão preservad
os.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibe ... -id=715808

Vinicius
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Re: Linha 4 - Obras na Zona Sul

Mensagem por Vinicius » 15 Dez 2011, 19:29

Obras do metrô: estacionamento de caminhões

Lagoa (fevereiro de 2012 a janeiro de 2014) - Será utilizado um estacionamento existente para a parada/guarda de caminhões, próximo ao Corte do Cantagalo para reduzir o tráfego de caminhões na Zona Sul.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibe ... -id=715816

Vinicius
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Re: Linha 4 - Obras na Zona Sul

Mensagem por Vinicius » 15 Dez 2011, 19:29

Obras do metrô: Suspensão temporária da operação na General Osório e Cantagalo

Para garantir a conexão entre as linhas 1 e 4 sem transbordo, será necessário construir um túnel de interligação entre as estações Cantagalo e General Osório. Esta obra será iniciada em dezembro de 2012, quando ocorrerá o fechamento temporário das duas estações. Os trabalhos levarão 8 meses. Durante este período, a estação Siqueira Campos, em Copacabana, voltará a ser a estação terminal da Linha 1.

Com o objetivo de atender aos usuários e minimizar o impacto do fechamento das duas estações, a concessionária MetrôRio criou um plano de operação especial para o período de obras. O atual intervalo de 4 minutos entre as partidas dos ônibus "Metrô Na Superfície" será reduzido para 3 minutos, com aumento da frota de 15 para 23 veículos.

Os coletivos partirão da estação Siqueira Campos durante o horário de funcionamento do metrô (De 5h a 0h, de segunda a sábado; e de 7h às 23h, aos domingos e feriados).

As integrações General Osório – Barra da Tijuca e General Osório – Gávea serão mantidas, mas passam operar temporariamente a partir da Estação Siqueira Campos. Nesta forma de operação, o usuário não pagará tarifa adicional e continuará sendo atendido no seu destino final, porém com a necessidade de um transbordo do trem para o ônibus. Será ampliado ainda o número de pontos de paradas dos veículos.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibe ... -id=715826

Vinicius
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Re: Linha 4 - Obras na Zona Sul

Mensagem por Vinicius » 15 Dez 2011, 19:33

Obras do metrô: Transtornos temporários, benefícios permanentes

Traçado: A Linha 4 terá 14 quilômetros de extensão e um total de sete estações. Ligará o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, à Estação General Osório, em Ipanema, onde vai se conectar à Linha 1.

Estações: Serão 6 novas estações de metrô.

Beneficiados: Serão transportados mais de 300 mil passageiros por dia.

Meio Ambiente e trânsito: Serão retirados das ruas cerca de 2 mil carros por hora/pico.

Tarifa única: Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.

Novos trens: Atualmente, o sistema metroviário do Rio de Janeiro conta com 30 composições, cada uma com seis vagões. A partir de 2012, 19 novos trens começam a chegar para operar nas linhas 1 e 2. Em dezembro de 2015, com a inauguração da Linha 4 do metrô, serão mais 17 composições. Ao todo, serão 66 trens operando em todo o sistema metroviário da cidade, mais do que o dobro do número atual.

Tempos de viagem

- Jardim Oceânico – São Conrado: 5min48s
- Jardim Oceânico – Gávea: 9min50s- Jardim Oceânico
– Leblon (Antero de Quental): 9min31s- Jardim Oceânico
– Jardim de Alah: 11min11s- Jardim Oceânico
– Nossa Senhora da Paz: 13min15s- Jardim Oceânico
– General Osório: 15min31s (Hoje, o trajeto feito pelo ônibus integração do metrô leva, em média, 1h)- Jardim Oceânico
– Copacabana: 21 minutos- Jardim Oceânico – Botafogo: 23min24s
- Jardim Oceânico – Largo do Machado: 27min53s
- Jardim Oceânico – Cinelândia: 32min41s
- Jardim Oceânico – Carioca: 34min
- Jardim Oceânico – Central: 38min37s
- Jardim Oceânico – Praça Onze: 40min53s
- Jardim Oceânico – Estácio: 42min24s
- Jardim Oceânico – Saens Peña: 48min13s
- Jardim Oceânico – Uruguai: 50min58s
- Jardim Oceânico – Pavuna: 1h20min, com transbordo na General Osório (Hoje, o trajeto com metrô + integração para a Barra fica em 2h20min)
- Jardim Oceânico – Irajá: 1h10min, com transbordo na General Osório
- Jardim Oceânico – Del Castilho: 1 hora, com transbordo na General Osório
- Jardim Oceânico – Maria da Graça: 58min, com transbordo na Gal. Osório- Jardim Oceânico – Maracanã: 54min, com transbordo na General Osório
- Jardim Oceânico – São Cristóvão: 50min, com transbordo na Gal. Osório
- Jardim Oceânico – Cidade Nova: 47min, com transbordo na Gal. Osório
- Jardim Oceânico – Central: 23min
- Ipanema – Carioca: 18min
- Leblon – Carioca: 24min
- São Conrado – Carioca: 27min
- Gávea – Carioca: 34min- General Osório – Pavuna, sem transbordo: 1 hora

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibe ... -id=715834

Vinicius
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Re: Linha 4 - Obras na Zona Sul

Mensagem por Vinicius » 15 Dez 2011, 19:44

Link para baixar arquivo em PowerPoint com todas as informações da coletiva de hoje:

http://www.metrolinha4.com.br/wp-conten ... 15.12.pptx

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