Estado abre licitação para plano de expansão do metrô

Utilize este espaço para postar notícias do Metrô Rio e discutir sobre elas.
Responder
renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

Estado abre licitação para plano de expansão do metrô

Mensagem por renanfsouza » 07 Jul 2014, 10:44

Estado abre licitação para plano de expansão do metrô

07/07/2014 - 09:21h

Empresas terão um ano para levantar demanda de áreas prioirtárias para receberem novas linhas nos próximos 30 anos

O Governo do Estado, através da Companhia de Transportes sobre Trilhos (RioTrilhos), vinculada à Secretaria de Transportes, abre licitação para a elaboração do Plano Diretor Metroviário da Região Metropolitana (PDM), estudo de expansão da rede metroviária para os próximos 30 anos. A empresa vencedora terá 12 meses para apresentar estudos de uso do solo, demanda e viabilidade de implantação de novas linhas para ampliar a rede de metrô do Rio de Janeiro.

O levantamento terá como base os dados do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), que está em fase de finalização e analisa os índices de origem e destino da população da Região Metropolitana do Rio. O objetivo do PDM é estabelecer novas diretrizes para os próximos governos, uma vez que todos os planejamentos previstos estão em andamento - a Linha 4, que vai da Barra da Tijuca a Ipanema, está em execução, e a Linha 3, trecho que ligará Niterói a São Gonçalo/Itaboraí.

- A orientação do governador Luiz Fernando Pezão é focar em projetos de longo prazo. O PDTU já indicou as linhas prioritárias de acordo com a demanda, tanto que publicamos o edital de ampliação do trecho entre a Gávea zona sul e a estação Carioca, no centro. Agora, vamos estudar outros locais da Região Metropolitana haja necessidade de linhas de metrô para melhorar a mobilidade da população – explica a secretária Tatiana Carius.

Em abril deste ano, por determinação do governador, o Estado lançou uma licitação para o projeto básico do trecho que vai ligar a Gávea, na zona sul, à estação Carioca, no centro. Outros três trajetos estão em fase de finalização e também serão licitados: Jardim Oceânico – Alvorada - Recreio dos Bandeirantes; estação Uruguai – Engenhão e Estácio – Carioca.

O Plano Diretor Metroviário conta com recursos de R$ 4,1 milhões financiados pelo BNDES. A abertura dos envelopes será realizada no dia 19/08, no auditório da Secretaria de Transportes, em Copacabana.

Fonte: SETRANS/RJ

Responder

Voltar para “Notícias e matérias”