Recuperação de trens para uso turístico

Publique aqui o que vier no seu pensamento. Tem um bom projeto ? Acha que seria viável e importante para o desenvolvimento no transporte local ? Não tema, poste aqui a sua idéia. Quem sabe ela não se torna realidade ...
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Recuperação de trens para uso turístico

Mensagem por DadoDJ » 02 Dez 2014, 14:14

Há vários anos encontra-se no pátio da estação Barão de Mauá várias máquinas históricas, como a locomotiva "Biriba", um guindaste ferroviário, locomotivas e o primeiro elétrico da EFCB, o série 100. Infelizmente, todos encontram-se em estado deplorável, em péssimo estado de conservação, pois estão totalmente desprotegidos das intempéries e ocasionalmente, de vândalos.
Conversando no grupo "Trilhos do Rio" no Whatsapp, o forista André Vasconcelos sugeriu uma excelente idéia: em 2016 completarão 80 anos do série 100 e das primeiras operações de teste dos trens elétricos na EFCB. Abaixo transcrevo trechos da conversa, com algumas modifiações:

Código: Selecionar todos

Será que não seria uma boa idéia se a Supervia, para marketing e preservação histórica recuperasse o primeiro série 100 de modo a torna-lo operacional apens em datas festivas ou para ceder ao Museu do Trem ?" "A Supervia tem 'n' motivos para promover viagens turísticas em fins de semana com as composições antigas, para mostrar ao usuário como era o sistema antes ?"
Ao menos mantendo o 100, um 400 e se fosse possível reformar um 1000 recolocando as cabines intermediárias na antiga máscara, para operar na via dos (trens) diretos (que normalmente não são usadas)

Código: Selecionar todos

Trechos possíveis: Engenho de Dentro - Japeri / Central - Engenho de Dentro (parador, que foi a primeira espécie de serviço dos elétricos) ? Japeri - Paracambi ...

Código: Selecionar todos

Outro trecho legal seria, se reativado, a circular do Matadouro.

Código: Selecionar todos

Pensei agora que a Supervia poderia até fazer melhor: visita às oficinas de Deodoro e São Diogo, translado no série 100.

Código: Selecionar todos

Esse série 100 restaurado seria o charme da empresa ... imagino que ele em operação em datas festivas, como Natal (trem de Papai Noel, decorado e etc), Reveillon (último trem do ano) e exposições em vias mortas de estações (como Realengo, Nilópolis, Bangu ...), como se faz no Metrô de Nova York, com o R1
Achei a idéia excelente, o que acham ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Victor Pedretti
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Set 2012, 14:14

Re: Recuperação de trens para uso turístico

Mensagem por Victor Pedretti » 02 Dez 2014, 20:56

Excelente ideia!!! Dá a maior tristeza em ver esses veículos apodrecendo ao relento na Barão de Mauá, parados à tanto tempo. Realmente seriam grandes atrações e dariam um "up" na imagem da Supervia se ela levasse isso à sério. Um trem turístico, contando a historia da malha fluminense, a historia das estações, a evolução dos TUEs ao longo do tempo. Um trem à moda antiga, com interior todo atualizado e equipado para o conforto dos passageiros, seria um sucesso!!!

Responder

Voltar para “Nossos projetos”