Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Publique aqui o que vier no seu pensamento. Tem um bom projeto ? Acha que seria viável e importante para o desenvolvimento no transporte local ? Não tema, poste aqui a sua idéia. Quem sabe ela não se torna realidade ...
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por DadoDJ » 07 Set 2012, 13:30

Pessoal, ontem passei de metrô pelo trecho entre Maria da Graça e Triagem e pude ver o que já havia sido dito pelo Michel Soares neste tópico: a área foi invadida por moradores de rua, usuários de drogas, muito entulho e até grandes fogueiras são acesas à noite para espantar o frio.
Pois bem, há alguns anos atrás, eu e amigos do Orkut, além de outros pesquisadores e entusiastas ferroviários, chegamos a planejar um encontro neste local para alguma espécie de abraço simbólico ou outra forma de chamar a atenção para uma relíquia histórica ainda existente ali: trilhos da Estrada de Ferro Rio d'Ouro, da linha original ainda, que saía do bairro do Caju, seguia paralela à Estrada de Santa Cruz (posteriormente Av.Suburbana e Av.Dom Hélder Câmara) até o Largo de Pilares, e daí em diante pela Estrada da Pavuna (Av.João Ribeiro) em direção a Vicente de Carvalho e etc. Estive no local em 2010, durante uma caminhada com o pesquisador Julio Cesar entre Caju e o antigo Engenho do Matto, e fiz algumas poucas fotos, e desde essa época penso em algo para lá, em memória à ferrovia que poucos sabem que passou por ali.
GE01.png
GE02.png
GE03.png
^^ Imagens do Google Earth, em dezembro de 2011. Notar que já havia moradores de rua na época.
S5034619 (Small).JPG
S5034621 (Small).JPG
S5034622 (Small).JPG
S5034623 (Small).JPG
S5034624 (Small).JPG
^^ Imagens feitas durante uma caminhada entre Caju e Engenho do Matto, em 2010. Fotos feitas por mim e por Julio Cesar

Imagem

Imagem

Imagem
^^ Fotos feitas por Carlos Alberto Ramos (Melekh)
GE04.png
^^ Localização da Praça. Imagem do Google Earth

Pois bem, ao ver a atual situação da praça (que segundo dizem, era terreno particular e há alguns anos atrás, teria tido parte do terreno cedido à municipalidade) e ficar bastante triste, resolvi pensar e tentar algo: entrei em contato com um representante da Secretaria de transportes e conversamos para ver se é possível fazer ou sugerir algo a alguém ou alguma entidade governamental, na esfera municipal ou estadual. Me foram pedidas fotos do local, além de um esboço ou sugestão de projeto. Então pensei em entrar aqui para debatermos e conversarmos sobre isso, apresentando ideias e sugestões. Vamos ao debate ?

1-Pensei em um nome para o local: Praça Antonio Gabrielli, que foi o empreiteiro inglês responsável pela construção da ferrovia e da rede de abastecimento de água vinda dos mananciais da Serra de Tinguá, no longínquo ano de 1876;
2-Os trilhos ainda se encontram no local, de modo que, restaurando a praça, o ideal é que eles sejam mantidos. Penso em um tótem explicativo e um pequeno canteiro cercado em volta (vou fazer um desenho disso tudo depois, mas aguardo sugestões de todos);
3-Transformar a praça em um local aprazível, para crianças principalmente, mas também com banquinhos e mesa para jogos de damas/xadrez ou cartas. Poderia ser implantado uma série de brinquedos, mas devido ao pouco espaço, acho que seria suficiente um escorregador, um balanço com 3 lugares, um "gira-gira", gangorras (duas ou três) e um brinquedo como o da foto abaixo (imitando um trem), existente em alguns lugares da Baixada Fluminense:
S5032704 (Small).JPG
4-Pedir uma guarita ou instalação policial, com duas funções: guarda do patrimônio e patrulhamento/fiscalização do trecho da Av.Dom Hélder Câmara próximo à praça.

Por enquanto, são essas minhas idéias. Depois vou apresentar a metragem aproximada do terreno, localização dos trilhos e idéias de aproveitamento. Mas aguardo sugestões também ! E se possível, mais fotos do local, atualmente (cuidado a quem for lá fazer fotos !).
Avante, pessoal !
:Y: <o>
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por Michel Soares » 07 Set 2012, 21:16

Achei muito interessantes essas idéias, entretanto, acredito que a última delas não será posta em prática pela Prefeitura. Eles prometem investimentos na região há bastante tempo, porém, a região está abandonada.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por Melekh » 08 Set 2012, 22:20

Companheiro Dado,


Sinto informar: OS TRILHOS FORAM ARRANCADOS!!!!!!!!!


Parece que ficaram sabendo do tal projeto e maliciosamente arrancaram os últimos resquícisos da Finada E.F. Rio D'Ouro.



Mas não apra por aí.
Lembra da Ligação Inhaúma - Oficinas do Engo Dentro?


Imagem



O terreno na Av. Dom Helder Camara (Av. Suburbana) em Pilares, ao lado da suposta Estação José dos Reis, está sendo invadido.

Imagem

Já estão queimando o mato e derrubando o muro.

Acredito que lá ainda tenha os trilhos e em bitola mista.

Será então o último resquicio da EFRD ainda no suburbio.

Desculpe-me a falta de participação, mas breve estarei de volta assim que ficar mais folgado do trabalho.

Abraços.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por Melekh » 08 Set 2012, 23:00

Em tempo,


:X:
Ao lado do terreno tem um local ligado a Partido Político.

Eu estava olhando o terreno por cima do muro, quando aproximou um homem, que me perguntou o que eu estava olhando; ele disse que era o dono do terreno.

Falei para ele que o terreno pertence a ferrovia, a E. F. Rio D'ouro e ele teve a cara de pau de me dizer que os trilhos passavam do outro lado.

Falei que tenho fotos e mapas comprovando que era da ferrovia e ele saiu de mansinho, mas afirmando que era dele o terreno.

Agora no local tem tapume de madeira, creio que em breve o terreno será invadido e mais, tem politico metido nessa invasão.

O que podemos fazer alguma coisa em relação a isso?

>88

Temos que agir rápido.
wll

THIAGO DE ALMEIDA
Usuário ativo
Mensagens: 22
Registrado em: 17 Jan 2012, 21:17

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por THIAGO DE ALMEIDA » 08 Set 2012, 23:48

<o> COM RELAÇÃO A ESTE PROJETO DE REATIVAÇÃO DA PRAÇA . COM A CONSERVAÇÃO DESTES TRILHOS DA ANTIGA ESTRADA ACHO MELHOR QUE ESPEREMOS PRIMEIRAMENTE DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE CRACUDOS QUE DEGRADAM E SUJAM O PATRIMÔNIO ONDE FAZEM USO DE SUAS DROGAS. E SEGUNDO QUE UMA GRANDE OBRA DO GOVERNO DO ESTADO SERÁ LEVANTADA NO TERRENO DA SOUZA CRUZ (ALI AO LADO) , TRATA-SE DA CIDADE DA POLÍCIA , NÃO SEI SE JÁ OUVIRAM FALAR ? TRATA-SE DE UM COMPLEXO DA POLÍCIA CIVIL QUE SEDIARÁ TODOS AS ESPECIALIZADAS DA CIVIL , COMO DPCA , ANTI-SEQUESTRO , DEFRAUDAÇÕES .CORE , ETC.. ACHO QUE É MELHOR ESPERARMOS , ENVIARMOS ESTE PROJETO AO GOVERNO DO ESTADO VIA SECRETARIA DE TRANSPORTES , OU ENTÃO AGUARDARMOS A PACIFICAÇÃO DA ÁREA E COM O POSSÍVEL PROJETO QUE VIRÃO APÓS ISSO (PAC, BAIRRO MARAVILHA ) AÍ SIM BARGANHAR ALGUM PROJETO PARA ESTA PRAÇA . <o> :X: :X: :X: :X: :X: <o> vv <o> <o> <o> <o> <o> <w> <w>
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por Michel Soares » 09 Set 2012, 11:22

Será que conversando com a Secretária de Cultura seria mais fácil, ao invés de ir na Secretaria de Transportes?

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por Luiz Eduardo » 09 Set 2012, 14:06

Do jeito que a coisa anda, acho mais fácil criarmos uma ONG ou uma instituição com apoio de algum doido ferroviário (e existem muitos por aí). Assim acho que seremos mais fortes e nos tornaremos mais visíveis aos olhos das Secretarias. Porque o que estão fazendo com o pouco que resta de nossa história ferroviária, o povo está fazendo questão de apagar. Já não basta as décadas que os políticos fazem isso, agora o povão também vai no mesmo caminho.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por DadoDJ » 09 Set 2012, 14:29

Melekh, arrancaram os trilhos mesmo ?!?!?!?!?!?
##o## ##o## ##o## ##o##
Mas na noite do dia 6 eu passei por lá, de metrô, e vi o local intacto, quer dizer, estava a noite, mas não vi nenhum indício de que tivessem arrancados os trilhos. A praça estava do mesmo jeito, com vários moradores de rua com fogueiras acesas e consumindo drogas.
Eu preciso de uma confirmação sobre isso, com fotos se possível. Vou botar a boca no mundo se isso realmente tiver acontecido ! ! ! Jornais e órgãos governamentais, nos aguardem ...
wll wll wll brb brb brb
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por DadoDJ » 15 Set 2012, 20:08

Pessoal, passei pela praça hoje. Tentei até filmar, mesmo com os moradores de rua lá, mas a câmera engasgou e não gravou nada.
Assim como eu engasguei com o que vi: os trilhos foram mesmo arrancados ...
:( :( :(
E tem um detalhe estranho, que me entristeceu mais ainda, aliás, na verdade me enfureceu !
APENAS OS TRILHOS FORAM MEXIDOS NA PRAÇA ! ! !
==:( ==:( ==:(
Todo o restante está do mesmo (melancólico) jeito.
Este foi o golpe de misericórdia na nossa querida estrada de ferro. Seu último suspiro foi este ano, infelizmente ...
;'( ;'( ;'(
Preparem-se, tentarei fazer imagens amanhã ... estou de luto !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por Luiz Eduardo » 15 Set 2012, 22:45

Nada tira da minha cabeça de que tem alguém que visita esse fórum que possa estar por trás disso.

E rodoviaristas também!!!

Covardes, malditos, Filhos de uma boa P....!!!!

Desculpem o desabafo.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Responder

Voltar para “Nossos projetos”