Engenheiros portugueses avaliam sistema de bondes...

Notícias sobre o sistema de Bondes de Santa Teresa
Responder
Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Engenheiros portugueses avaliam sistema de bondes...

Mensagem por Vinicius » 23 Out 2011, 11:25

Engenheiros portugueses avaliam sistema de bondes de Santa Teresa

Rio - Os profissionais da empresa de transportes públicos coletivos de Lisboa (Portugal), Carris, apontaram diversas falhas em toda a via terrestre e aérea dos bondes de Santa Teresa nesta sexta-feira. Entre os problemas encontrados pelos engenheiros estão trilhos irregulares, muretas inacabadas, curvas apertadas, ruas estreitas, altura inadequada da via aérea em alguns trechos e problemas nas garagens.O funcionamento dos bondes está paralisado desde o acidente do dia 27 de agosto.

A Carris é uma empresa pública de Portugal que conta com um sistema operante em Lisboa bem semelhante ao da topografia de Santa Teresa, com inclinações acentuadas e curvas. Lá, trabalham com três tipos de bonde: tradicionais, modernos e tradicionais modernizados.
Foto: Divulgação

Imagem
Engenheiros da Carris apontaram falhas no sistema dos bondes de Santa Teresa | Foto: Banco de imagens

Esta cooperação técnica com o governo do Rio, segundo o presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), Eduardo Macedo, é parte das ações que vêm sendo implementadas pelo governo estadual visando recuperar todo o sistema de bondes de Santa Teresa.

A equipe portuguesa formada pelos engenheiros Antônio Martins Marques, diretor da Carris, Felipe Fraga, responsável pela manutenção dos bondes em Lisboa, e Sardinha Gomes, da área de via permanente (trilhos), iniciou a visita pela sala de controle da Estação Carioca.

No local, acompanhados pelo presidente da Central, Eduardo Macedo, pela diretora de Planejamento e diretora interina de Engenharia, Ana Carolina Vasconcelos, e equipe de engenheiros e técnicos da empresa, puderam analisar os precários procedimentos usados pelos profissionais durante uma operação.

Após, seguiram a pé pela linha férrea, num percurso de quase dois quilômetros, passando pelas principais paradas, como a da Portinha, Curvelo e Largo dos Guimarães. A caminhada com os engenheiros prosseguiu até o Largo das Neves e a estação final, de integração com o bondinho do Corcovado, Silvestre.

A visita foi encerrada na garagem dos bondes (administração/manutenção e museu), onde se observou uma grande precariedade nas instalações e de equipamentos. Com os bondes na garagem, analisaram a total falta de condição para seu funcionamento, com bondes novos canibalizados, e toda estrutura mecânica.

Além disso, foram observados erros de projeto e muitos funcionários reclamaram que são obrigados a comprar ferramentas com o próprio dinheiro. "Escolhemos a Carris para esta avaliação porque eles possuem competência técnica e prática, já que possuem um sistema público em pleno funcionamento com responsabilidade e segurança aos usuários, comunidade e funcionários", explicou a diretora Ana Carolina, ao ressaltar que o papel da Carris não é o de execução do projeto e sim o de colaborar na elaboração dos mesmos.

Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2 ... 01001.html

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Engenheiros portugueses avaliam sistema de bondes...

Mensagem por Vinicius » 23 Out 2011, 11:54

Engenheiros portugueses avaliam sistema de bondes de Santa Teresa

Por Ascom da Central

21/10/2011 - 17:40h - Atualizado em 21/10/2011 - 17:40h

Profissionais pertencem à Carris – Transportes Públicos Lisboa, que administra sistema semelhante ao do bairro carioca

Engenheiros da Carris – Transportes Públicos de Lisboa, que administra o transporte de bondes em Portugal, estiveram em Santa Teresa avaliando as condições do sistema de bondes. Entre os problemas detectados pela equipe estão trilhos irregulares, muretas inacabadas, curvas apertadas, ruas estreitas, altura inadequada da via aérea em alguns trechos e falhas nas garagens. O funcionamento dos bondes está paralisado desde o acidente do dia 27 de agosto.

A Carris é uma empresa pública de Portugal que administra sistema operante em Lisboa bem semelhante ao de Santa Teresa, com inclinações acentuadas e curvas. Lá, trabalham com três tipos de bonde: tradicionais, modernos e tradicionais modernizados. Esta cooperação técnica com o governo do Rio de Janeiro, segundo o presidente da Central (Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística), Eduardo Macedo, é parte das ações que vêm sendo implementadas pelo governo estadual visando a recuperar todo o sistema de bondes de Santa Teresa.

A equipe portuguesa - formada pelos engenheiros Antônio Martins Marques, diretor da Carris; Felipe Fraga, responsável pela manutenção dos bondes em Lisboa; e Sardinha Gomes, da área de via permanente (trilhos) - iniciou a visita pela sala de controle da Estação Carioca. No local, acompanhados pelo presidente da Central, pela diretora de Planejamento e diretora interina de Engenharia, Ana Carolina Vasconcelos, e equipe de engenheiros e técnicos da empresa, puderam analisar os precários procedimentos usados pelos profissionais durante uma operação.

Em seguida, percorreram a pé quase dois quilômetros pela linha férrea, passando pelas principais paradas, como Portinha, Curvelo e Largo dos Guimarães. A caminhada com os engenheiros prosseguiu até o Largo das Neves e a estação final Silvestre, de integração com o bondinho do Corcovado. A visita foi encerrada na garagem dos bondes (administração/manutenção e museu), onde a comitiva observou grande precariedade nas instalações e equipamentos.

- Escolhemos a Carris para esta avaliação porque eles têm competência técnica e prática, já que possuem um sistema público em pleno funcionamento com responsabilidade e segurança aos usuários, comunidade e funcionários - explicou a diretora Ana Carolina.

Durante o trajeto, os engenheiros avaliaram as condições nas vias permanentes e constataram muitas irregularidades.

- Observei trilhos que deveriam estar fixados, muitos com infiltrações e com erosão à sua volta - destacou Antônio Martins.

O tráfego nas vias também foi muito criticado pelos engenheiros.

- Para um futuro diagnóstico, deve-se considerar que existe um grande fluxo de veículos pesados no percurso, disputando espaço com os bondes. É preciso um melhor ordenamento - diagnosticou.

O presidente da Central, Eduardo Macedo, informou aos portugueses que já possui esboço de um projeto que contempla toda a reforma do sistema. Ele enfatizou que não há condições de os bondes voltarem a funcionar neste momento.

- É preciso ter cautela, não podemos mais viver de remendos. Os bondes só voltarão a operar quando oferecerem um serviço de qualidade e com total segurança e eficiência aos usuários - disse.

Já na sede da Central, em Copacabana, assistiram a uma apresentação com as principais atividades de cada setor da companhia e receberam cópias de plantas de todo o sistema para análise.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibe ... -id=650111

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Engenheiros portugueses avaliam sistema de bondes...

Mensagem por DadoDJ » 24 Out 2011, 07:16

Hum ...

Parece um bom recomeço ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: Engenheiros portugueses avaliam sistema de bondes...

Mensagem por Paulo ITT » 24 Out 2011, 20:26

Bem, funcionar eles funcionam e parecem seguros, mas, nãoparecem cartão postal.

http://www.railfaneurope.net/pix_frameset.html

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Engenheiros portugueses avaliam sistema de bondes...

Mensagem por Vinicius » 24 Out 2011, 21:34

Fotos da avaliação:

1.

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4.

Imagem

5.

Imagem

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social.

Responder

Voltar para “Notícias”