Novidade

Espaço para comunicados e avisos aos membros do fórum. Fique ligado !
Responder
Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Novidade

Mensagem por Axerock » 12 Dez 2013, 20:18

Hoje de manhã eu estive no 11o. andar da prefeitura e vi a aerofotogrametria de 1975. Lá também tem as plantas de 1951 prontas (somente as plantas) Perguntei sobre a as fotos originais, e me disseram pra ir no AGCRJ. Como é ali do lado, eu fui. Lá, eles disseram que só uma parte está disponível ao público, pois ainda está em processo de organização (deram um termo, mas eu esqueci).

Aproveitei a viagem pra ver a aerofotogrametria de 1928. A novidade é que estava na tela do computador. Uma pena que a resolução é ruim e baixa :( Parece que eles completaram a digitalização de todas as fotos e todas devem ser vistas no terminal.

Perguntei se aquele link já estava disponível na web, eles disseram que ainda não, mas que provavelmente será aberta ao público a partir de janeiro do ano que vem. O funcionário me disse que vão avisar na página do AGCRJ, inclusive na do Facebook.

Vamos torcer pra que seja pra valer. :Y: To querendo mostrar essas fotos pra alguns membros da família. quem sabe alguém nao captura todas e bota no Google Earth :D

Abraços,

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Novidade

Mensagem por DadoDJ » 12 Dez 2013, 20:43

Show de bola, Axerock !
Que boa notícia !
Agora estou pensando numa coisa ... essas aerofotogrametrias que já estão disponíveis na tela dos computadores da instituição devem estar lá porque eu e o Adenilson requisitamos a digitalização das imagens e conseqüente obtenção para uso próprio (mediante "doações"). É bem capaz, a impressão que tenho é que esta parte do acervo depende de alguém querer uma cópia, para eles aproveitarem que vão fazer o serviço e colocarem disponíveis também no sistema deles.
Pode ser isso mesmo ...
8))
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Novidade

Mensagem por Axerock » 13 Dez 2013, 10:47

:)

Escrevi ontem à noite pra página do AGCRJ no facebook, e me responderam que a liberação depende do IPLAN.

Agora, quanto às fotos, eu só achei a resolução muito baixa. Perguntei se tinha como ampliar, a menina disse que não. E me deu uma lupa. Pedi então para pegarem a original pra eu ver. As cópias que vocÊs conseguiram, qual é a resolução de cada uma, só para eu ter uma ideia?

Queria ver a aerofoto de 1951, mas disseram que a região que queria (Cachambi) ainda não havia sido analisada, e não seria possível. Disseram que só lá pro meio do ano que vem acabarão com o procedimento.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Novidade

Mensagem por DadoDJ » 13 Dez 2013, 12:00

As minhas cópias eu considero de baixa resolução. Apesar de grandes, foram fotos das originais, em vez de cópias digitalizadas.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Novidade

Mensagem por Adenilson » 16 Dez 2013, 08:56

Axerock.
Deve ter acontecido isso mesmo que o Dado falou.

Eles são os responsáveis pelo Portal Augusto Malta e colocam lá fotos digitalizadas em baixa resolução com uma marca d'água "respeitável" para evitar a disseminação indiscriminada na internet.

Quando solicitamos uma cópia, normalmente eles "aproveitam" o tempo utilizado para o trabalho solicitado e digitalizam as fotos, para futuramente não ter que repetir a operação.

As fotos encontradas em portais e acervos digitais normalmente tem resolução bem menores que as solicitações em loco.

Até as plantas de 1917 que solicitei no AN já estão digitalizadas.

Me surpreendeu apenas terem colocado as aerofotogremetrias no acervo. okk

Responder

Voltar para “Comunicados”