Página 1 de 1

Ferrovia em Paraty

Enviado: 28 Set 2011, 20:11
por DadoDJ
A cidade de Paraty foi uma das poucas cidades do estado do Rio de Janeiro que não tiveram uma ferrovia circulando em seu território, nem ao menos particular. Isso até um deslizamento de terra, ocorrido em 2010, fazer surgir por entre algumas casas, trilhos e dormentes, de uma ferrovia ou sistema similar totalmente desconhecido até então !
Vejam a matéria publicada no Jornal "O Globo" em 29/04/2010:
Imagem

^^ Ferrovias são realmente um assunto fascinante ...

<o>

Re: Ferrovia em Paraty

Enviado: 28 Set 2011, 22:56
por Luiz Eduardo
Meu cabelo está em pé!!!! Caramba, nunca ouvi e nem passou pela minha cabeça uma ferrovia em Paraty. Poucos meses atrás um colega do serviço foi até lá e disse que lá existem lugares maravilhosos para se fazer trilhas. Sabem qual foi minha resposta? "Só vou onde o trem passou ou ainda passa." Que irônia do destino. Mais um lugar para se visitar.

Re: Ferrovia em Paraty

Enviado: 29 Set 2011, 11:59
por Paulo ITT
DadoDJ escreveu: ^^ Ferrovias são realmente um assunto fascinante ... <o>
Fascinante Para Ti e para nós também.

:lol:

Re: Ferrovia em Paraty

Enviado: 02 Out 2011, 12:09
por Luiz Eduardo
Eu iria passar o Reveillon em Angra dos Reis. Houve mudanças de planos. Já estava me planejando para uma ida relâmpago em Paraty. Agora só irei na Semana Santa. Uma pena que vai demorar um pouco mais.

Uma coisa que estava pensando era o seguinte: como nunca ouvi falar em nada similar a isso nessa localidade, não poderia essa "ferrovia" fazer parte de uma mina, de alguma fábrica ou alguma coisa desse tipo? Puxado por tração animal ou até mesmo humana, como nas minas de ouro e pedras preciosas antigas.

Fica a dúvida.

Re: Ferrovia em Paraty

Enviado: 02 Out 2011, 13:21
por DadoDJ
É bem provável ... se fosse realmente uma ferrovia, ela teria sido catalogada em algum documento antigo ou relatório, mesmo que fosse uma ferrovia particular.

Mas com certeza era um transporte sobre trilhos ... não sei se foi feita alguma pesquisa apos esta descoberta, mas com certeza é muito interessante.

Re: Ferrovia em Paraty

Enviado: 10 Out 2011, 09:22
por Nighto
Eu imagino que seria uma linha de bonde, não de trem propriamente dito... embora não tenha encontrado nenhuma citação no Tramways of Brazil - http://www.tramz.com/ttob/

[]s

Re: Ferrovia em Paraty

Enviado: 10 Out 2011, 14:52
por Vinicius
Que fantástica descoberta. Mas espero que outras escavações sejam feitas e o que for encontrado seja preservado e, é claro, que se descubra a origem desses misteriosos trilhos.

Re: Ferrovia em Paraty

Enviado: 13 Nov 2016, 17:07
por DadoDJ
Temos que ir lá ! Quem sabe ano que vem ...