Locomotivas de SC são relembradas em exposição

Fatos, história e relatos históricos sobre o transporte sobre trilhos no estado do Rio de Janeiro
Responder
renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

Locomotivas de SC são relembradas em exposição

Mensagem por renanfsouza » 18 Jun 2014, 09:26

Locomotivas de SC são relembradas em exposição

17/06/2014 - G1 SC

A história ferroviária da região de Criciúma, no Sul catarinense, é relembrada através de uma exposição de fotos com diferentes modelos de locomotivas que já passaram pelos trilhos da região. A mostra organizada pelo Memorial Casa do Ferroviário Mario Ghisi reúne fotografias de 14 tipos de locomotivas.

Intitulada ‘Embarque nessa história: as locomotivas da Ferrovia Tereza Cristina’, a mostra apresenta imagens da coleção de máquinas que atualmente estão expostas no museu Ferroviário de Tubarão.

De acordo com a coordenadora do Memorial, Cinara Gomes do Nascimento, a chegada da locomotiva à região há quase cem anos por conta da extração do carvão ficou marcada como um símbolo da modernidade e progresso na cidade. “Era interessante porque quando o trem voltava, não trazia apenas a mercadoria, as pessoas traziam notícias de outros lugares. Depois com uma crise do carvão que aconteceu na época, há uma abertura para o transporte de passageiros”, explicou.

Segundo o presidente da Fundação Cultural do município, Sérgio Luiz Zapellini, a Casa do Ferroviário reúne um grande acervo histórico que resgata memórias da época. “Nós percebemos isso quando as pessoas mais velhas que viveram esses acontecimentos passam pela casa e relembram tudo isso. Muitos nos pedem para que não deixamos que essas memórias sejam apagadas”, relatou.

Além de imagens, o espaço conta ainda com trechos do livro “As curvas do trem” escrito pelo professor de história e pesquisador, Dorval do Nascimento. A obra recorda a ligação entre a estação ferroviária e as pessoas na época em que a ferrovia estava instalada no Centro da cidade.

A exposição deve permanecer aberta para visitação até a primeira semana de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Fonte: Revista Ferroviária (clipping)

Responder

Voltar para “Nostalgia, Histórias e Fatos”