Trem do Futuro - O VLT de Nova Friburgo

Espaço para postagem de informações e notícias sobre o sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs)
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Trem do Futuro - O VLT de Nova Friburgo

Mensagem por DadoDJ » 26 Jul 2012, 15:23

Matéria da InterTV - Afiliada da Rede Globo, publicada em 2009:
Link: http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=4624

Prefeitura de Friburgo busca 315 milhões para financiar trem VLT


Conhecido como “Trem do Futuro”, o projeto mais audacioso do governo municipal passou novamente por mudanças. Depois de alguns meses de estudos, a comissão de engenheiros da Prefeitura concluiu que a construção de um trem suspenso sobre o Rio Bengalas seria inviável pela sua complexidade e alto custo. Agora, além de se transformar um VLT (veículo leve sobre trilho), o projeto ganhou uma nova rota: a Alberto Braune.


Estação principal na Prefeitura

O novo projeto prevê que a estação principal será a sede atual da prefeitura. O prédio passaria por reformas para resgatar características da antiga arquitetura. O pátio seria totalmente reformado e ganharia nova urbanização. Os gabinetes e secretarias seriam remanejados para o antigo prédio da Telemar, (recente compra da prefeitura por 3 milhões de reais), também na Alberto Braune.

No novo projeto, o percurso de 9 km de Conselheiro Paulino até Olaria, continua com trechos elevados nos locais onde o fluxo de veículos é maior, como o Paissandú e Duas Pedras.

Além da estação principal, o "trem do futuro" faria paradas em pequenas estações para embarque e desembarque, e pontos de ônibus já existentes, como por exemplo, o da praça Demerval Barbosa Moreira, em frente ao Banco do Brasil.

Solução para o Trânsito ?

O VLT teria ao todo 4 vagões, com capacidade para 180 passageiros em cada um. Na rota do trem, somente o trem. Os ônibus só circulariam pelos bairros levando os passageiros até as pequenas estações. Segundo o Secretário Geral de Governo, Braulio Rezende, a medida vai desafogar o trânsito no centro da cidade: "Temos 2.500 ônibus circulando diariamente pela Alberto Braune. Com o trem, isso vai ser extinto e o número de carros circulando pela cidade também vai diminuir. Nós teremos grandes estacionamentos para acolher os veículos. Os moradores vão sair de seus bairros, deixando os carros nos estacionamentos e seguindo de trem até o destino final."

Desemprego

Para o engenheiro responsável pelo projeto Luiz Cláudio Luz Ferreira, a medida não vai ocasionar desemprego. Apesar da extinção de algumas linhas, a empresa responsável pelo transporte público na cidade, vai poder colocar mais ônibus para atender os mais bairros mais carentes e criar novas linhas e destinos.

Em busca de parcerias

O custo estimado do projeto é de 35 milhões de reais por quilômetro. No total serão investidos 315 milhões de reais. Apesar de alguns contatos com o Governo do Estado e Governo Federal, ainda não há nenhuma parceria fechada. No próximo mês o Prefeito Heródoto Bento de Mello, vai à França conhecer outros projetos de VTL e tentar fechar parcerias.

Também não há estimativa de tarifa. Segundo o secretário, ainda está sendo estudado o custo-benefício do projeto. "Estamos estudando todas as possibilidades. Mas não há duvidas de que será acessível para toda a população. Está sedimentado a importância desse projeto para a cidade. Além de modernizar o transporte, vamos modernizar a cidade também."

"A cidade será outra. E em pouco tempo." - Conclui Braulio.

A previsão é de que até 2012 um trecho do projeto esteja concluído


^^ Previsão furada ... infelizmente !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: Trem do Futuro - O VLT de Nova Friburgo

Mensagem por Paulo ITT » 26 Jul 2012, 16:02

No último seminário que participei aqui no Rio, lá na Barão de Mauá, foi apresentado o tal projeto e blá blá blá, blá blá blá etc e tal. Ja foi ventilada até a possibilidade de ser utilzado o Maglev.
Acho que vão dar voltas e voltas até implantarem onibus mesmo.

nnoo

E os desabrigados continuam a esperar.

Responder

Voltar para “VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos)”