Ferrovia na Costa Verde?

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Adenilson
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Ferrovia na Costa Verde?

Mensagem por Adenilson » 29 Set 2012, 00:02

Estudos podem gerar uma interligação ferroviária entre Mangaratiba e Parati
Editado pela última vez por Adenilson em 29 Set 2012, 00:09, em um total de 1 vez.

Adenilson
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Re: Ferrovia na Costa Verde?

Mensagem por Adenilson » 29 Set 2012, 00:08

Pessoal,

Na semana passada, enquanto eu estava de férias, fui ao Arquivo Nacional e recebi uma informação, que na hora me fez arrepiar todo.
Um técnico estaria fazendo pesquisas, não sei exatamente o quê, com o objetivo de levantar informações para uma interligação ferroviária entre Mangaratiba, Angra e depois Parati.
Mas por quê buscar dados no Arquivo Nacional? :ttn:

O funcionário do AN disse que esse trem seria de passageiros quando indagado por mim :ttn:

Fiquei surpreso, pois o trecho final entre Santo Antônio e Mangaratiba, sequer possui mais trilhos.
Será que o trecho ficará isolado e teremos trens somente a partir de Mangaratiba ou será que a interligação a partir de Santa Cruz poderá ser uma realidade e a ferrovia finalmente terá o seu projeto ideal finalizado?

Alguém ouviu falar disso?

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Luiz Eduardo
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Re: Ferrovia na Costa Verde?

Mensagem por Luiz Eduardo » 29 Set 2012, 00:12

Eita, que bomba!

Eu li um tempo atrás (mas não lembro a fonte) que o Governo Federal, acho que através do PAC, iria viabilizar a ligação de trens de passageiros até Mangaratiba partindo de Santa Cruz. Só que nunca mais li isso. Será que essa é uma adaptação?
Abraços

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Re: Ferrovia na Costa Verde?

Mensagem por Carlos Tadeu Paiva » 01 Out 2012, 09:09

Esta notícia tem um fundo de verdade, quando foi planejada, esta ferrovia deveria ir até Angra dos Reis, mas por motivos desconhecido, "parou" em Mangaratiba. Seria muito interessante se fosse concluído este projeto, pois além de ser uma região belíssima, para o turismo então, seria incrivel... Cheguei a fazer esta viagem várias vêzes no "Macaquinho", não sei porque este nome, mas era um trem dos malucos que iam acampar na região da Costa Verde, foi uma pena ter sido extinto este ramal para o transporte de passageiros, pois até hoje não me lembro de viagem mais maneira do que esta, imagine um trem transitando entre montanhas e o mar, fora de série,
sinto um previlégio ter tido a oportunidade de ter curtido estes tempos.
Vamos torcer para que este projeto seja REAL....
Abraços.

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Paulo ITT
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Re: Ferrovia na Costa Verde?

Mensagem por Paulo ITT » 02 Out 2012, 19:50

Bem vamos por partes:

O Império através da EFDP II tinha intenção de chegar à Angra, bem como a E F União Valenciana passando pela zona sul do Rio, só que a E F Oeste de Minas/ RMV chegou antes via Barra Mansa e colocou "água no chopp" de ambas. Por se tratar de um trecho bastante caro e de difícil construção, acharam que não valia a pena na época.

Hoje, nos nossos dias ligação Mangaratiba/Angra dos Reis/ Paraty me inclina a pensar em:

Porto Belo - Club Med Rio das Pedras / Porto Real - Portao Galo - Blue Tree Park / Bracui - Frade etc, etc etc. Quem sabe chegando à Ubatuba ou Ilha Bela

Trem de Luxo tipo o Serra Verde Express lá do Paraná.
Tudo bem, eu não teria bala no bolso para uma viagem desta, mas que seria o máximo seria.

vv

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Luiz Eduardo
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Re: Ferrovia na Costa Verde?

Mensagem por Luiz Eduardo » 13 Out 2012, 20:19

Peguei essa cola do Brunno no Facebook.

Após 40 anos de abandono, País pode ganhar 21 linhas de trens de passageiro

De olho na melhoria da mobilidade, governos estaduais e federal estudam construir 3,3 mil km de trilhos em 14 Estados até 2020

13 de outubro de 2012 | 3h 02


Depois de quatro décadas de abandono, os trens regionais voltaram à pauta dos governos estaduais e federal. Atualmente, está em estudo pelo poder público a construção de 21 ramais ferroviários para passageiros. Caso todos os projetos planejados no Brasil saiam do papel no prazo previsto, o País pode ganhar 3.334 km de trilhos para transporte em 14 Estados até 2020.

O número é mais que o dobro do que está em operação. Apenas duas linhas de passageiros funcionam hoje no País: uma liga Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES) e outra, São Luís (MA) a Carajás (PA) - ambas são operadas pela Vale.

O atual cenário contrasta com o que era esse mercado há meio século: na década de 1960, cerca de 100 milhões de passageiros eram transportados em trens interurbanos anualmente. Hoje, esse número é de cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano.

Para Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), o ressurgimento de projetos de trilhos pelo País é reflexo do recente aumento da preocupação com a mobilidade. "O transporte ferroviário de passageiros é normalmente rápido, seguro, confortável e não poluente. Trens de velocidade média, entre 100 e 150 km/h, são uma alternativa para a mobilidade entre as cidades, que hoje está um desastre."

Entre os projetos mais avançados estão a ligação entre Brasília e Goiânia, passando por Anápolis (GO), e cerca de 500 km de trilhos em Minas Gerais que fariam a conexão entre Belo Horizonte e cidades como Sete Lagoas, Ouro Preto e Brumadinho. O primeiro, orçado em R$ 800 milhões, está prometido para 2017 e deve vencer todo o trajeto em cerca de uma hora. Já o segundo está divido em três trechos e deve ser feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) que já tem 18 interessados em preparar estudos de viabilidade. A expectativa é de que as obras comecem em 2014.

Imagem

Em São Paulo, o governo estadual realiza estudos para três ramais - ligando a capital a Jundiaí, Santos e Sorocaba. Além disso, o Trem de Alta Velocidade (TAV), previsto pelo governo federal para ficar pronto em 2020, vai cortar a capital e grandes cidades do Estado, como Campinas e São José dos Campos, no caminho até o Rio.

Ministério. Outros 14 trechos fazem parte de um plano que está sendo executado pelo Ministério dos Transportes em parceria com governos estaduais. Os dois mais adiantados são o que ligará Londrina a Maringá, no Paraná - trajeto que já existia por trilhos, mas foi abandonado ao longo das últimas décadas - e o ramal entre Pelotas e Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Segundo a pasta, todos os 14 estudos devem estar prontos e terem suas obras iniciadas em um prazo de cinco anos.

Aí está incluso também o trecho Santa Cruz x Mangaratiba.
Abraços

Luiz Eduardo
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Re: Ferrovia na Costa Verde?

Mensagem por Paulo ITT » 01 Nov 2012, 11:47

Trem Turístico de Mangaratiba mais próximo de virar realidade
Ter, 30 de Outubro de 2012 16:28
Cidades


Imagem

O projeto “Trem dos Mares da Costa Verde”, da Prefeitura de Mangaratiba, continua a todo vapor.

O secretário de Assuntos Estratégicos Francisco Ramalho esteve na cidade de Santos Dumont, Minas Gerais, para uma reunião com representantes da associação Movimento Nacional Amigos do Trem. O objetivo do encontro foi fechar a parceria entre a prefeitura e o órgão e conhecer o veículo que será responsável pelo passeio.

]Francisco comemorou o resultado da reunião e disse que o projeto está em ritmo acelerado. “Esse encontro foi muito positivo, pois fechamos a parceria. Eles vão nos ceder a composição do modelo litorina, de cabine única com capacidade para 80 pessoas, que vai percorrer o trajeto de 18 Km. Em contrapartida nós iremos absorver a mão de obra especializada deles que conta com maquinista, mecânicos, equipe de manutenção e outros setores específicos”. Francisco ressalta ainda que a ideia é desenvolver um plano integrado de turismo, ligando mar e montanha. “Mais uma empresa vai se instalar em Mangaratiba, trazendo empregos e alavancando o turismo sustentável”.

A empresa que o secretário se refere é a Serra Verde Express, que já explora a linha Curitiba-Paranaguá, no Paraná. Ela pretende trabalhar com hotéis e restaurantes da cidade para venda de pacotes fechados com estadia e alimentação. A perspectiva é que a viagem inaugural seja em fevereiro de 2013, às vésperas do Carnaval, e a operação em definitivo no mês de junho, já com a anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O assessor da Secretaria estadual de Transportes e especialista em ferrovias, Antônio Pastori explica que o projeto está bem encaminhado. “Hoje, no Estado do Rio só temos o Corcovado como trem turístico, que leva cerca 800 mil passageiros por ano. Este seria o segundo, daí a enorme importância deste projeto”, concluiu.

Próxima reunião será decisiva


No próximo dia 21 acontecerá uma nova reunião, talvez a mais importante até o momento, que reunirá representantes da operadora Serra Verde Express, técnicos e representantes da MRS, Vale, ANTT e Governos Estadual e Municipal. A reunião decisiva traçará as datas da operação, análise de dados de controle, exigências pendentes para o funcionamento, desvios, engate de linhas, toda a parte de engenharia e discussão das licenças.

Conheça o projeto


O Trem dos Mares oferecerá uma viagem temática de trem. O passeio percorrerá o trecho de 18 km entre Itacuruçá e a enseada de Santo Antônio. Os passageiros poderão ver e vivenciar importantes elementos históricos, como as monumentais ruínas do Sahy - que guardam em suas construções a lendária trajetória do tráfico negreiro – além dos pontos turísticos, culturais e históricos presentes nos 180 anos de história de Mangaratiba. O trajeto permite inclusive a visualização da Ilha Grande e a Ilha da Marambaia, emolduradas pelas muralhas da Serra do Mar.

http://diariodemocratico.com.br/cidades/1/7474

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Re: Ferrovia na Costa Verde?

Mensagem por DadoDJ » 01 Nov 2012, 16:55

Aê ! ! !
:Y:
<o>
Parece que esse vai sair mesmo ! ! !
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Re: Ferrovia na Costa Verde?

Mensagem por DadoDJ » 26 Mar 2014, 00:08

Muitos meses depois ... CADÊ O TREM ?
brb wll >88
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