Documentação diversa

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Documentação diversa

Mensagem por DadoDJ » 29 Out 2013, 13:38

Pessoal, neste tópico postaremos documentos antigoas referentes à EF Mauá e à sua sucessora, a EF Príncipe do Grão-Pará.
Pode ser matéria antiga de jornal, contratos, notas fiscais, relatórios ... no caso de tabelas de horários, é mais conveniente postar na categoria própria (Tabelas de Horários, na página inicial do fórum).

Pra começar, posto abaixo documentos antigos, arrematados por Antonio Pastori em leilões. Trata-se de documentos raríssimos, que ele disponibilizou para visualização e divulgação aqui no fórum.

Abaixo, o texto explicativo enviado por Antonio Pastori:

Prezados

Arrematei num leilão algumas notas fiscais de embarque de mercadorias provenientes da extinta Cia Petropolitana de Tecidos, com os romaneios de produtos embarcados nas estações de Cascatinha e Correas, em direção a Estação Terminal da Prainha, no Rio de Janeiro.
Disso tudo, hoje temos o seguinte quadro:

1) A Cia Petropolitana de Tecidos está em ruínas, apesar de funcionar no local um condomínio industrial que descaracteriza em muito o velho imóvel;
2) A Estação Correas foi demolida há muitos anos (1965?)
3) A Estação Cascatinha finciona como Centro Culturtal Wilma Borsato, em memória aos moradores do Bairro e trabalhadores da Fábrica
4) A estação Prainha esta desativada a anos. O Grande Galpão virou terminal de ônibus, e os trilhos que davam acesso até Barão de Mauá foram retirados para dar lugar as obras do Porto Maravilha. Até bem pouco tempo havia algumas dezenas de vagões tanque, prancha e hopper, e umas carcaças de velhas locomotivas diesels (vermelhinhas) da RFFSA.
5) por fim, não custa lembrar que a Grão Pará foi adquirida pela Nortern e depois pela Leopoldina, que virou RFFSA em 1957, e em 1996 todas as linhas que ainda existiam passaram para a FCA, que abandonou a maioria dos trechos...

Resta a locomotiva da Cia Petropolitana que pegava as gargas na Estação Cascatinha, Correas e Nogueiras e as levava até a fábrica. A loco foi resgatada do Rio de Janeiro e encontra-se num depósito em Nogueira aguardando verba para reforma e exposição em frente a antiga estação Nogueira, hoje um Centro Cultural com um pequeno acervo ferroviário que recentemente uma aquisição raríssima. Trata-se de uma cédula de vinte pesos uruguaios, emitida pelo Banco Mauá, datada de 1870. Luiz Carlos Veiga, coordenador do Museu do Trem contou como a peça foi adquirida.“Estou sempre em busca de novidades. Tomei conhecimento que a cédula estava em leilão e comuniquei ao grupo de amigos do Museu. Cada um doou um pouquinho e demos o lance que arrematou a nota.”
Há três anos, o Museu do Trem conta com o espaço Barão de Mauá, que reúne artigos relacionados ao principal nome da industrialização no Brasil. Irineu Evangelista de Souza, o Barão (também conhecido como Visconde) de Mauá foi responsável por obras como a Companhia Fluminense de Transporte, o Estabelecimento de Fundição e Estaleiro Ponta D' Areia, que chegou a ser a maior empresa de fundição do país, e o trecho inicial da União e Indústria, primeira rodovia pavimentada do país, ligando Petrópolis a Juiz de Fora.

O Banco Mauá foi fundado no final da década de 1850 e teve filiais em várias capitais brasileiras e internacionais, entre elas, Montevidéu. “Já tínhamos a réplica de um peso uruguaio em exposição, agora teremos o orgulho de substituí-la por uma cédula original. Só vi uma deste tipo no Museu Imperial”.

A cédula deverá estar em exposição a partir da semana que vem, no Museu do Trem, que fica no Centro Cultural de Nogueira, que funciona de segunda a domingo, das 9h às 18h.

Em anexo, cópias dos citados documentos em formato PDF

Aviso # 7 de 12 ago 1890 E F Gr+úo_Par+í acervo Pastori.pdf
Despacho # 142 de 15 set 1892 E F Leopoldina acervo Pastori.pdf
Nota Fiscal # 031 7 mai 1886 E F Gr+úo Par+í acervo Pastori.pdf
Nota Fiscal # 592 05 fev 1890 The Rio de Janeiro & Nortern Railway acervo Pastori.pdf
Notas de Entrega de Mercadorias # 145 e 148 dez 1892 E F Leopoldina acervo Pastori.pdf
Valeu, Pastori !
okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Documentação diversa

Mensagem por DadoDJ » 04 Mai 2014, 17:59

Abaixo uma publicação que talvez seja o mais antigo anúncio em classificados sobre ferrovias feito no país.
Publicado no "Diário do Rio de Janeiro" em 1852 !
o0
Precisa-se de trabalhadores na EF Mauá - Diario do Rio de Janeiro 1852.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Mauá / EF Príncipe do Grão-Pará”