Retificação de linha em Japeri

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Retificação de linha em Japeri

Mensagem por DadoDJ » 18 Fev 2012, 18:25

Conversando por telefone com o forista Melekh, surgiu uma dúvida de sua parte que tentarei reproduzi-la aqui.
Melekh, desculpe se a informação postada abaixo não tenha sido a exposta por você na nossa conversa. Vou postar o que entendi.

Pois bem, durante o telefonema, Melekh me contou que em determinado trecho do ramal Japeri da Supervia, após passar por Engenheiro Pedreira, notou postes de rede aérea em um caminho que sai para a esquerda da linha, mas sem trilhos (ou com trilhos, não me lembro agora). Eu me lembrei de que havia postado no Orkut uma imagem do Guia Rex de 1996, com um trecho da ferrovia com duas linhas. Minha dúvida era se aquilo realmente existia, existiu ou ainda existe. Me foi respondido na comunidade "Resgate dos Trens e Ferrovias" que houve uma retificação na linha, extingüindo o trecho antigo. Vejam a imagem do Guia Rex abaixo:
PQAAABOn95kVKMoJZ9wbNZ81ETWdHfAF7yJ2-K2fjcdvW_PxJu_69xz8SCkUzjB3Bw5SWxl6wb3ncCQ0xxFPTMEYMUUAm1T1UJREwlss951Zm2OjW5hMaHHI609T.jpg
Abaixo, a mesma região vista pelo Maps Google:
Japeri02.png
E a região, com a antiga linha adicionada por mim. Atualmente é a Rua Geni:
Japeri01.png
Melekh, era esta a dúvida falada por você ? Se não, tenho outras imagens que tive dúvida e as sanei com amigos do Orkut.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Andre Vasconcellos
Usuário Prata
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Set 2011, 00:17

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Andre Vasconcellos » 19 Fev 2012, 17:36

Faz todo o sentido, afinal não diria que é o único trecho que passou por algum tipo de intervenção na E.F.C.B. possivelmente nos anos 70/80, dentre as quais retificações, curvas auto-compensadas e etc.

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Michel Soares » 24 Fev 2012, 19:40

Dado, seria esse desvio a esquerda então né?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Michel Soares » 24 Fev 2012, 19:45

Já que estamos tirando dúvidas de Japeri, seguem outras fotos e outras dúvidas:

- na foto "DSC02153" há uma linha que segue para a esquerda, mas é diferente da linha mostrada na foto anterior. Ela fazia parte de qual linha e pra onde ia?

- na foto "DSC02150" ao fundo dá pra ver por onde essa linha ia.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Michel Soares » 24 Fev 2012, 19:47

Outra foto em Japeri:

- seria uma estação? Se positivo, a qual ramal atendia? Seria ao que vai pra Miguel Pereira, Arcozelo...?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Michel Soares » 24 Fev 2012, 19:51

Essas linhas ficam a direita, no sentido Japeri -> Centro.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por DadoDJ » 24 Fev 2012, 23:30

Michel, existe um triângulo de manobras em Japeri, ou pelo menos existiu. É deste triângulo que pertencem as linhas que você apontou na foto que mostra a linha em direção Japeri-Central.
Mais informações neste link: http://lauaxiliar.blogspot.com/2011/07/ ... aperi.html
Em relação a outra foto, é da estação Japeri da Linha Auxiliar. A mais antiga e a atual moderna que funciona hoje em dia é a da EFCB mesmo.
As outras fotos não sei se são do mesmo local que mostrei nas imagens de satélite. Quem me alertou em relação a isso foi o Melekh, mas ele não tem entrado muito aqui no fórum, estou aguardando um parecer dele pra saber se estamos falando do mesmo local.
Abraço
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por DadoDJ » 25 Fev 2012, 11:12

Hoje vi este documento do Ministério da Viação e Obras Públicas (1945/1946) falando sobre um ramal ligando Japeri (Belém) à Escola de Agronomia. Eu já tinha ouvido falar disso, mas afinal onde fica a Escola de Agronomia ?
Abaixo a reprodução o documento:
Imagem
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Luiz Eduardo » 25 Fev 2012, 21:42

DadoDJ escreveu:Michel, existe um triângulo de manobras em Japeri, ou pelo menos existiu. É deste triângulo que pertencem as linhas que você apontou na foto que mostra a linha em direção Japeri-Central.
Mais informações neste link: http://lauaxiliar.blogspot.com/2011/07/ ... aperi.html
Em relação a outra foto, é da estação Japeri da Linha Auxiliar. A mais antiga e a atual moderna que funciona hoje em dia é a da EFCB mesmo.
As outras fotos não sei se são do mesmo local que mostrei nas imagens de satélite. Quem me alertou em relação a isso foi o Melekh, mas ele não tem entrado muito aqui no fórum, estou aguardando um parecer dele pra saber se estamos falando do mesmo local.
Abraço
okk
Só acrescentando uma coisa que acabei de perceber em Japeri pelo Google Earth. Acredito que na verdade eram 2 triângulos em Japeri, e não apenas um: Um da Linha Auxiliar original (métrica) e outro da EFCB.

Segue uma imagem que pode elucidar isso
Triângulos em Japeri.png
Pode ser que esse triângulo da LA tenha sido usado até a mudança de bitola de sua linha.

E também teve a variante que acabou com o trecho original da LA que após Aljezur passava pela estação Teófilo Cunha e chegava em Japeri por cima, numa das vértices do triângulo que coloquei.

Com tudo isso, me surgiu uma dúvida: Se o trecho da Serra era métrico, como acontecia para as cargas chegarem ao destino no RJ depois da mudança de bitola se em Japeri a bitola já era larga? Havia transborbo lá?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por DadoDJ » 25 Fev 2012, 23:05

Luiz Eduardo escreveu:(...)
DadoDJ escreveu:
Só acrescentando uma coisa que acabei de perceber em Japeri pelo Google Earth. Acredito que na verdade eram 2 triângulos em Japeri, e não apenas um: Um da Linha Auxiliar original (métrica) e outro da EFCB.

Segue uma imagem que pode elucidar isso
Triângulos em Japeri.png
Pode ser que esse triângulo da LA tenha sido usado até a mudança de bitola de sua linha.

E também teve a variante que acabou com o trecho original da LA que após Aljezur passava pela estação Teófilo Cunha e chegava em Japeri por cima, numa das vértices do triângulo que coloquei.

Com tudo isso, me surgiu uma dúvida: Se o trecho da Serra era métrico, como acontecia para as cargas chegarem ao destino no RJ depois da mudança de bitola se em Japeri a bitola já era larga? Havia transborbo lá?
Show !
No link que citei acima (http://lauaxiliar.blogspot.com/2011/07/ ... aperi.html) é citado realmente dois triângulos de manobras em Japeri, mas um já estaria desativado e extinto há muitos anos ! E você foi no ponto certo: no esquema do Google Earth é praticamente certo que o traçado deste triângulo da Linha Auxiliar tenha sido o que você traçou na imagem !
Grande observação !
Valeu !
app

Em relação às bitolas da LA e da EFCB, você levantou uma boa questão. Hoje estive lendo que a bitola da LA foi alargada aproximadamente nos anos de 1945/1946 ... então, como desde 1939/1940 já existia o ramal do Arará, o acesso era direto de Japeri ao Cais do Porto em bitola estreita antes deste período. Por outro lado, eu nunca ouvi falar que houve mudança de bitola neste ramal em alguma época ... caramba, meio complexo isso. Realmente não sei dizer qual era o esquema de transporte Japeri/interior para o Cais do Porto.
Bom ... em Praia Formosa e naquelas linhas da zona portuária havia linhas em bitola estreita e bitola mista ... mas esta linha de bitola estreita é a que vem de Saracuruna ... ih ...
:WK:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”