Linha do centro

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Linha do centro

Mensagem por Axerock » 22 Abr 2014, 22:17

tche escreveu:Olá pessoal... Herédia de Sá era o antigo nome da estação Jacarézinho e a foto é lá mesmo, não só pelos acidentes geográficos existentes mas também pelo fato de que em 1945, ano da foto, a linha auxiliar era mista, e também a E.F. Rio D´Ouro utilizava aquele trecho...
Olá tche!!

Tenho minhas dúvidas se essa foto é desse ponto que você citou. A posição e forma do Pico da Tijuca, Tijuca Mirim e da Serrilha do papagaio no lado direito me levam a crer que seja por volta de pilares, cascadura ou madureira. Conheço bem esses morros, eu os observo desde criança, e sempre gostei deles :D Logo afirmo isso com segurança. O "Herédia de Sá" citado no anúncio talvez seja só pra indicar um endereço, nada mais que isso.

Entretanto posso estar equivocado. :DD Quem sabe os outros membros não saibam identificar onde fica exatamente (tem umas construções ao fundo.. não sei dizer o que seriam...).

Abraços,

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 22 Abr 2014, 22:34

Pela linha de bitola mista, acredito ser na região de Herédia de Sá mesmo ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Linha do centro

Mensagem por tche » 22 Abr 2014, 22:59

Olá pessoal... Luis Eduardo, Herédia de Sá ficava entre Triagem e Jacarézinho, e foi desativada no início dos anos 70. Observe que após Triagem, existe um enorme espaço, um antigo entroncamento onde existem muitos dormentes, pressupondo que ali era um enorme pátio ferroviário e que atualmente existem talvez duas ou três linhas; ali era Herédia de Sá, que existiu em um tempo em que o local era isento de favelas... Abraços.

Rafael MF
Usuário ativo
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Nov 2014, 04:22

Re: Linha do centro

Mensagem por Rafael MF » 30 Jul 2019, 22:48

Talvez interesse a vocês:

Encontrei no SIAN do Arquivo Nacional as plantas numeradas do trecho da EFCB entre a Central e Três Rios, feitas entre 1904 e 1909.

Basta copiar a referência abaixo e colar na busca do SIAN:

BR RJANRIO AQ.0.MAP.7 - estrada de ferro central do brasil: linha do centro - Dossiê

Só não coloco os PDF's porque não sei como...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 31 Jul 2019, 10:46

Ok, obrigado !
Em casa tenho as imagens em tamanho original, só preciso pegar o HD onde estão armazenadas.
Valeu pela dica ! okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”