Linha do centro

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 27 Set 2012, 11:51

ESTAÇÃO SILVA FREIRE

Continuando aqui com a postagem de fotos sobre estações da linha do centro, dando continuidade a E.Novo (vide pag10 desse tópico), segue a recém reformada estação de Silva Freire em 1936.
Me intriga a utilidade original dessa estação com 2 plataformas e um pátio.
O prédio maior com as 2 linhas (hoje demolido) me parece mais um galpão de cargas.

A estação Silva Freire cuja plataforma mais a esquerda hoje foi reformada, talvez tenha tido a função de substituir a antiga segunda plataforma da estação do Engenho Novo, mas em relação ao maior prédio com o seu pátio, fica a icógnita.

O fato é que durante as minhas férias, precisei me deslocar para o centro e na volta para casa, utilizei essa estação para ver como estava, mesmo tendo que andar na chuva, 300 metros a mais em comparação a saltar no Méier.
Não me importei. <o>

A estação está bonita, revitalizada, com o nome original e com o fluxo de passageiros acima das minhas expectativas, estando em alguns momentos mais cheia que a do Méier.

Em contra-partida me preocupa a situação da Estação Sampaio. Sempre com pouca gente, mesmo na hora do "rush".

Isso é um outro assunto, segue abaixo a foto da estação de Silva Freire em 1936 e com o prédio já danificado, ao meu ver, pois na época da foto tinha apenas 13 anos.
S.Freire1936.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 27 Set 2012, 14:00

ESTAÇÃO DO MÉIER.

Abaixo. Um momento histórico.
Segue a substituição das antigas coberturas em 2 folhas pelas de concreto com pilar no meio, estilo T.

Reparem que as estruturas verticais da rede aérea parecem estar prontas, mas não a eletrificação, que seria inaugurada 1 ano depois.
Eu cheguei a levantar a possibilidade de haver algum tipo de interferência das antigas coberturas na rede aérea, sejam físicas e/ou do campo elétrico, uma vez que as estruturas antigas eram metálicas.

Aqui para nós, ficou melhor, pois as coberturas antigas eram muito altas, grandes e todas treliçadas. Parecia um piterodáctilo de asas abertas. :lol:

Há um tempo atrás, eu postei a construção da passarela de concreto no início dos anos 30 ou final dos 20 (séc XX). Reparem ao fundo na escada que sobre após a última cobertura, que a pintura já está até envelhecida.
Quando a passarela ao fundo foi construída, ao mesmo tempo foi realizada a expansão da plataforma em cerca de 50 metros na direção de Todos os Santos.
A passarela em ferro (de onde foi tirada a foto) é muito antiga e parecida arquitetonicamente com a da estação do Riachuelo, mas eu não acredito que seja contemporânea a construção da estação em 1889.
Eu especulo que na época, o acesso à plataforma deveria ser pelos trilhos, mas isso é palpite.

Destaque também para os 3 calhambeques enfileirados e virados para o fotógrafo no lado esquerdo da linha (Amaro Cavalcanti) cujo sentido era o inverso do atual.
Méier1936.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

GTREK
Usuário Bronze
Mensagens: 40
Registrado em: 13 Ago 2012, 20:52

Re: Linha do centro

Mensagem por GTREK » 11 Dez 2012, 15:04

Michel Soares escreveu:Pessoal, hoje, novamente, fui a Biblioteca Nacional fazer algumas anotações do livro que comecei a ler (127 anos de ferrovia, EFCB). Anotei um trecho que me chamou muito a atenção:

"Enquanto se perfurava o Túnel Grande, Cristiano Benedito Ottoni mandou construir a 'linha provisória' com 5.800m para dar continuidade ao tráfego, entre Rodeio (hoje Eng. Paulo de Frontin) e Barra do Piraí. Circulava por esta linha uma locomotiva especialmente encomendada à fábrica Baldwin, com oito rodas, todas motrizes, rebocando oito carros de passageiros e seis vagões de carga, a 10 km/h, através de curvas com raio mínimo de 70m e rampa máxima de 6% para vencer os 140 metros de diferença de cota."

Por onde era esse caminho alternativo?

ESTE LIVRO VENDIA NO MUSEU DO TREM, TENHO ELE , MAS ACHO QUE ERA A VERSÃO 125 ANOS QUE TENHO... VOU PROCURAR...

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Linha do centro

Mensagem por HUGO CARAMURU » 11 Dez 2012, 18:09

Quando eu morava em Mendes e namorava uma menina em Rodeio (Paulo de Frontin) passava sempre nessa "provisória", nada mais é a estrada que liga Frontin, por cima a Humberto Antunes... a linha provisória chegava justamente onde a rodovia , vindo de Frontin, chega à estação de Humberto Antunes. Em 84, quando morava lá, era comum de chamar até então de "provisória" a rodovia e muita gente nativa de lá nem sabia porque a rodovia era "provisória"... Alguns ferroviários mais antigos, esses sabiam que "provisória" era devido à linha ferroviaria enquanto o tunel era furado. No museu do Eng de Dentro há uma réplica de uma das quatro locomotivas (acho que eram 4) que circulavam nessa provisória, ainda no periodo da E.F.D. Pedro II. Só que, a titulo de curiosidade, a maquete no museu do Eng de Dentro já estava pintada com nome "CENTRAL"...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 18 Jan 2013, 14:54

ROCHA 1975.

Já estávamos na estação do Méier, mas como depois resgatei algumas aerofotogrametrias de 1975, principalmente para ver se já desde então, algumas estações já tinham sido demolidas, desativadas ou ainda existiam, resolvi voltar 4 estações para observar a estação do Rocha.
Nos círculos vermelhos coloquei as passagens subterrânea para a estação.
A partir dali para a esquerda, podemos ver no espaçamento dos trilhos onde seria a plataforma, mas não consigo ver a mesma.

Parece que em 1975, a estação do Rocha já havia sido demolida. Caso haja uma plataforma, a cobertura tinha sido demolida e a mesma deve estar muito deteriorada, mas apesar da falta de contraste, parece mesmo que a estação tinha sido demolida.

Para mim, a foto não dista muito do período que a estação deve ter sido demolida.

Vejam abaixo e tirem suas conclusões.
Rocha1975.JPG

Seguem abaixo imagens já publicadas nesse fórum envolvendo a estação do Rocha

Imagem

Imagem

Imagem
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

GTREK
Usuário Bronze
Mensagens: 40
Registrado em: 13 Ago 2012, 20:52

Re: Linha do centro

Mensagem por GTREK » 19 Jan 2013, 23:18

Meier: No Google Maps podemos ver o cinema que hoje em dia é uma Igreja. Concordam ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 26 Jan 2013, 15:56

GTREK: O cinema em referência chamava-se PARATODOS. Não sei se escrito junto ou separado.
Na minha infãncia, ia ver muita matinê com Tom & Jerry lá.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 26 Jan 2013, 16:05

ESTAÇÃO SAMPAIO.


Segue abaixo a foto de Sampaio e seu pátio na aerofotogrametria de 1928. O acesso que vinha da passagem subterrânea não tinha a cobertura de concreto como anexo, tal qual é hoje, simplesmente porquâ e cobertura era uma estrutura metálica e era mais afastada dessa passagem subterrânea.
Lendo reportagens antigas, verifiquei que a maioria das passagens subterrâneas foram construídas na década de 20.

A da estação Sampaio já estava pronta.
Sampaio1928.jpg

Fotos de Riachuelo (a estação anterior) já foram publicadas aqui.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 26 Jan 2013, 16:24

Abaixo publico uma aerofotogrametria de Engenho Novo (seta azul clara) e Silva Freire (seta azul escuro).

Estranhamente parece que a estação de Engenho Novo ainda não tinha tido sua passagem subterrânea inaugurada, pois não consigo ver contraste que indique isso.
Parece que o acesso era pelos trilhos mesmo.

Abaixo segue um link que já postei de Engenho Novo mostrando as obras da passagem subterrânea na foto de baixo. Caso se confirme a minha suspeita, então a foto deve ser próxima a 1930.

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=595

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=596


Em contra partida, Silva Freire já tinha a atual passarela em 1928, mas a estação já teria sido inaugurada em 1923 com essa passarela? Fica a pergunta.
Voltando a Engenho Novo, parece que a segunda plataforma já havia sido demolida e que a ponte de bondes (vida foto de 1904) que passava por cima da linha também
E.Novo & S.Freire1928.jpg
Abaixo o link de Silva Freire em 1936.

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=787
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 26 Jan 2013, 17:44

Valeu Dado. okk

Não vejo a "supressão" do prédio pelo número de linhas. Pelo contrário, ali era um pátio maior ainda em tempos antigos e acho que o número de linhas entre E.Novo e Silva Freire até foi reduzido.
O melhor seria fazer uma superposição de imagens.
O que eu reparei é que a plataforma foi aumentada em relação ao Méier.
Na aerofotogrametria de 1928, a plataforma parece terminar logo após a escadaria.

Sobre o imponente prédio de 2 andares, seria importante ver as imagens sobrepostas para comparação, mas esse prédio parecia ser apenas para cargas. É o que parece.

Te digo mais. Me parece que existe ainda trecho desse prédio junto a Arquias Cordeiro, só que demasiadamente descaracterizado.

Mudando de um polo para o outro. Estou ansioso para saber as notícias sobre a Parada Perna de Pau que vc conseguiu.
Estou juntando o material para postar algumas fotos e levantar alguns questionamentos. okk






Show de bola, Adenilson !
Muito legal !
Valeu !

Obs.: tenho muita curiosidade em saber porque demoliram a construção grandiosa que fazia parte da estação Silva Freire, e que é visível na imagem aérea. Seria pelo aumento da quantidade de linhas ? Ou pela eletrificação da ferrovia ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”