Linha do centro

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Adenilson
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Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 03 Mar 2012, 21:39

LINHA DO CENTRO DA ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875.
A estrada de ferro então em linha singela, teve a sua duplicação iniciada em dezembro de 1871, quando foi construída a 2ª linha até Cascadura e em março de 1875, estendida até Sapopemba (Deodoro).
Em 1896 a 3ª linha foi construída até Cascadura e a 2ª linha até Belém (Japeri).
A partir daí foi adotada a linha quádrupla até Engenho de Dentro e sextupla entre Engenho de Dentro e Madureira, voltando a partir daí a ser quádrupla.
No final do século XIX, a configuração das linhas do Centro já eram bem semelhantes às atuais.

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Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 03 Mar 2012, 21:46

Vamos passar um sábado aprazível divulgando belas imagens.

ESTAÇÃO MANGUEIRA

Construção da passarela de travessia da linha férrea e de acesso à estação. O período provável é entre 1935 e 1937, uma vez que a ferrovia ainda não estava eletrificada.
Em 1934 em foto do Portal Augusto Malta, ainda não existia essa passarela, sendo o acesso pelos trilhos.
Reparem ao fundo que entre os 5º e 6º trilhos não há mais a estação Mangueira da Melhoramentos.
Na foto aérea de 1928, a mesma ainda existia.
Entre as 1ª e 2ª linhas então, repousa nessa foto a plataforma da linha do centro.
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Editado pela última vez por Adenilson em 03 Mar 2012, 23:14, em um total de 2 vezes.

Adenilson
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Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 03 Mar 2012, 21:57

ESTAÇÃO ENGENHO NOVO

A estação Engenho Novo teve o nome primitivo de Venda Grande quando junto com as estações da Corte, São Cristovão, São Francisco Xavier, Cascadura, Sapopemba, Maxambomba, Queimados e Belém eram as únicas paradas/estações da linha.

Foto de em foto de 30/04/1902 ou seria 1907?
Interpretei como 1902.
Ao fundo, a estação do Engenho Novo e nessa época a estação Silva Freire, atualmente ali próxima, somente seria construída uns 20 anos depois.
O viaduto em plano anterior ao da estação foi uma construção exclusiva para bondes que interligava as Ruas Arquias Cordeiro ao ponto mais elevado da Rua 24 de Maio.
O fotógrafo está de costas para o Méier.

Deleitem-se okk

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O detalhe em zoom abaixo mostra o que eu já havia comentado com vocês. Havia uma segunda plataforma e que segundo documentos, possuia cerca de 80 metros de comprimento, sendo bem mais curta que a plataforma principal. Não existia cobertura nessa plataforma menor, pelo menos na época da foto.
Mais a frente um caminho nos trilhos indica que o acesso subterrâneo à estação ainda não havia sido construído.
Isso confirma o que já tinha divulgado para vocês, que as passagens subterrâneas começaram a ser construídas nos anos 20-séc XX.

Imagem
Editado pela última vez por Adenilson em 05 Mar 2012, 07:46, em um total de 1 vez.

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Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 03 Mar 2012, 22:13

ESTAÇÃO TODOS OS SANTOS.

Aberta em 1868, ou seja, 21 anos antes da estação do Méier como uma parada pequena e um pouco mais afastada da estação definitiva ampliada.
Leiam comentários.

Essa é uma foto histórica datada de 10/10/1923, pois mostra a Avenida Amaro Cavalcanti apenas 5 anos após a sua abertura e pavimentação. Ao fundo vemos a cobertura da estação de Todos os Santos e mais ao fundo ainda, a torre da Basílica Coração de Maria sendo construída em etapa final.
Essa foto confirma os relatos da construção da Igreja que completou 100 anos em 2010, porém a sua torre teria sido concluída quase 15 anos depois.
Essa igreja é muito importante para mim, pois cerca de 85 anos depois dessa foto, uma tal de Adenilson (vocês conhecem?) b ) se casaria ali, continuando muito bem casado.
Segundo plantas antigas, a estação de Todos os Santos original era pequena e possuia pouco mais de 140 m2 e era mais longe do Méier cerca de 100 metros que a estação na sua versão definitiva como mostra a foto.

Essa modernização pode ter acontecido devido à pavimentação da Amaro Cavalcanti, onde do lado desta o terreno e no local original, o terreno era muito mais elevado que a estação, sendo o inverso do outro lado.
Após a modernização e com a nova localização, a diferença do terreno diminuiu.
Provavelmente antes da construção da Amaro Cavalcanti e da modernização da estação, o acesso mais fácil e talvez único era pela Arquias Cordeiro, que na época estava do lado mais desenvolvido do bairro.

Imagem
Editado pela última vez por Adenilson em 06 Mar 2012, 10:44, em um total de 1 vez.

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Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 03 Mar 2012, 23:00

Puxa vida !
Assim esse fórum vicia !
:Y:
Primeiramente, excelentes imagens, Adenilson ! Parabéns !
Hoje fiquei boa parte da tarde pesquisando o acervo digitalizado da revista "O Malho" e consegui algumas imagens interessantes. Pena que estão em baixa resolução.
Entre elas, fotos das proximidades das estações Todos os Santos e Quintino Bocayuva.
Como não sabia onde posta-las (ainda não há tópico específico) fiquei sem saber onde coloca-las. Até que o Adenilson abriu este tópico !
Então ...
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Por enquanto só encontrei estas imagens ferroviárias do Rio de Janeiro, mas passei por algumas de São Paulo,Minas Gerais e Pernambuco ! As edições são apresentadas em ordem aleatória, e pouco antes de eu sair hoje, decidi ver uma última publicação. Dei sorte ! Todas as imagens acima tirei da revista no. 1091, do ano de 1923.
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Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 05 Mar 2012, 00:50

DadoDJ escreveu:Puxa vida !
Assim esse fórum vicia !
:Y:
É verdade. Dado. Segue os comentários das fotos em azul.
Primeiramente, excelentes imagens, Adenilson ! Parabéns !
Hoje fiquei boa parte da tarde pesquisando o acervo digitalizado da revista "O Malho" e consegui algumas imagens interessantes. Pena que estão em baixa resolução.
Tenho certeza que desse mato vai sair coelho. Eu jamais iria pensar que iria ver uma imagem da estação São Francisco Xavier da linha do norte e eis que surgiu. Então acho que o Malho ainda contribuirá bastante para o fórum
Entre elas, fotos das proximidades das estações Todos os Santos e Quintino Bocayuva.
Como não sabia onde posta-las (ainda não há tópico específico) fiquei sem saber onde coloca-las. Até que o Adenilson abriu este tópico !
Então ...
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Fantástica imagem. É bom ver a passarela mais antiga do Méier sem a poluição daqueles camelôs e lojinhas.
Sobre a estação, um breve histórico.
Essa passarela era a única forma de ingresso na estação até os anos 30 onde a plataforma foi estendida cerca de 50 metros e construída a passarela em frente ao Hospital Salgado Filho, que na época era o Posto de Saúde do Méier. Portanto a distância original de acesso entre as estações do Méier originalmente falando e Todos os Santos era maior, até porquê além desse acesso ser o único da estação do Méier até os anos 30, a estação de Todos os Santos era mais afastada conforme eu já disse, pelo menos até 1918 ou por aí.
Sendo a foto de 1923, a estação de Todos os Santos já tinha a localização definitiva.
Voltando ao Méier, é provável que essa passarela deva ter sido construída no final dos anos 10 ou início dos anos 20. Isso é uma palpite baseado do que já vi em fotos centenárias com o acesso à estação pelos trilhos tanto do Engenho Novo, como de São Francisco Xavier por exemplo.


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Essa estação se chamou Cupertino na época de sua inauguração em 1876 e a partir de 1912 passou a se chamar Quintino Bocaiuva em homenagem ao recém finado jornalista na época.
Uma coisa que pouca gente sabe é que entre um nome e outro, a estação se chamou Doutor Frontin. Isso teria ocorrido do finalzinho do século XIX até 1912.
Eu tenho a foto dessa estação ainda com o nome Dr. Frontin e em breve postarei aqui. A foto deve ter sido tirada entre 1905 e 1910 e mostra uma estação diferente da sua foto de 1923 já com o nome definitivo.
Ouvir falar que a Supervia já pensou em desativar essa estação. Temos que ficar de olho! :(


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Excelente foto. Tirada dos trilhos.
Com certeza matemática, o fotógrafo está voltado para Engenho de Dentro e Todos os Santos está às costas dele.
Do lado esquerdo da foto, na parte elevada está a Avenida Amaro Cavalcanti e foi mais ou menos dali que foi tirada a foto que postei há 2 dias, porém com o sentido inverso.
Essa com certeza é uma referência ao recém inaugurado viaduto em 1923, que até então era o único da região que permitia a travessia de um lado para o outro da ferrovia.
Mais ou menos nessa época foi inaugurada a passagem próxima à estação do Engenho Novo e o viaduto do Méier somente seria construído em 1968.

Valeu pelas belas fotos. Um abraço!!


Por enquanto só encontrei estas imagens ferroviárias do Rio de Janeiro, mas passei por algumas de São Paulo,Minas Gerais e Pernambuco ! As edições são apresentadas em ordem aleatória, e pouco antes de eu sair hoje, decidi ver uma última publicação. Dei sorte ! Todas as imagens acima tirei da revista no. 1091, do ano de 1923.

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Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 05 Mar 2012, 01:02

Sobre os comentários acima, segue uma foto que já postei no TGVBR desse momento de ampliação da plataforma do Méier e da construção da segunda passarela.
A linha ainda não está eletrificada, sendo a foto anterior à 1937.

Infelizmente no site da CBTU, esta foto foi postada ao contrário e postei já corrigida.

Destaquei na seta amarela, o final da plataforma em rampa. Até hoje é possível ver essa emenda lá.

No círculo azul, consta o local provável da antiga parada Perna de Pau e da cancela homônima.

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Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 17 Mar 2012, 15:32

ESTAÇÃO OFICINAS.

Esse era o nome original da estação de Engenho de Dentro. Reparem que está escrito no dístico OFICINAS.
A foto é de 1881, portanto tão antiga, que a linha do centro havia sido duplicada apenas 10 anos antes e não havia o 3º trilho, muito menos o 4º.
A estação do Méier ainda não existia, pois seria inaugurada 8 anos depois e provavelmente havia a parada Perna de Pau com o tal Francisco.
Reparem que o prédio original recebia uma linha de cada lado.
Na foto de 1928, que eu vou postar depois, esse prédio não possui mais linha do lado esquerdo (sentido Encantado). Concluímos então que o acréscimo do número de linhas ocupou o terreno em direção às linhas do trem direto.
Nessa época e nesse ponto, não haviam a Rua Góiás e muito menos a Amaro Cavalcanti.
Reparar que é tudo terra batida e mato.

Abraços.

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Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 17 Mar 2012, 19:30

Linda imagem !

Sem palavras ... simplesmente um milhão de app

Parabéns, Adenilson !
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Re: Linha do centro

Mensagem por Bruno R Araujo » 17 Mar 2012, 20:53

O que comento não tem muito haver com ferrovia, mas é um assunto que me desperta muito. O ano é 1881, ou seja 8 anos antes de ser fundado o bairro do Méier que tem mesma data de inauguração da Estação. Antes de 1889 o então local ainda guardava características dos canaviais. Se tentarmos procurar pela história do Eng. Dentro não encontraremos muita coisa que não fale a respeito das oficinas, o que leva crer que as próprias oficinas é que fizeram desenvolver o bairro de operários, com muitas ruas homenageando os engenheiros ao seu redor ou passagens importantes das ferrovias. Na ETET, durante o seu aniversário em 2010, estavam expostos muitos quadros com fotos como esta e de mais ou menos desta época: uma oficina e uma escola no "meio do nada", no meio do mato. Muito embora sabemos que a escolha do local das oficinas é que ficou refém do seu próprio desenvolvimento.

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