Linha do centro

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 03 Fev 2013, 23:13

Para complementar antes de passarmos para Engenho de Dentro, seguem 2 fotos da estação de Todos os Santos, que hoje não existe mais.

FOTO 1: Tirada em 1923, portanto 5 anos depois das fotos de cima e já com a rua totalmente pavimentada. O viaduto de Todos os Santos, que compõe a Rua Luís Carlos estava novinho em folha na foto abaixo, mas
não é possível vê-lo, pois está atrás do fotógrafo. Bem ao fundo vemos a cobertura da estação e mais ainda ao fundo os momentos finais da construção da torre da Basílica Imaculado Coração de Maria, cuja igreja foi inaugurada em
1910, mas a torre terminada quase 15 anos depois.
Todos os Santos 1923.jpg
FOTO 2: Do jornal O MALHO em 1929 e já postada aqui pelo forista e amigo Melekh. Agora o sentido é inverso da foto de cima e o fotógrafo está de costas para o Méier.
A direita, a alta estrutura metálica da plataforma e pelo barranco a esquerda, vemos que o nível da rua é bem mais alto.
É essa estrutura que foi apontada por mim na seta lilás e que vemos nitidamente na aerofotogrametria de 1928. okk
Todos os Santos 1929.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 04 Fev 2013, 10:13

Adenilson, em relação à primeira foto, mostrando o casario, a suposta cancela, a guarita (aparenta ser mesmo) ... no caso as hastes que você assinalou, que poderiam ser às hastes da cancela ... para mim parece ser apenas postes, apesar de não possuir detalhes como bobinas, travessões etc.
Mas caso seja mesmo as hastes da cancela, elas seriam perpendiculares à ferrovia, ou seja, elas fechariam a passagem dos trens, e não dos veículos ?
É o que me pareceu ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 04 Fev 2013, 10:19

Adenilson, desconsidere meu último comentário sobre as hastes da cancela. Agora que eu entendi ! Seria uma haste de cada lado da linha, lógico ... dãããããã
ptz :ttn: :P
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 05 Fev 2013, 10:17

Dado. Essa não deu nem tempo para responder :lol: , mas eu confesso que olhei muito para a foto antes de apontar as estruturas na vertical como as hastes das cancelas, mas não havia; mesmo sem os fusíveis e estruturas dos fios; coerência na posição, tamanho e ângulo dos postes.
Agora repare que na base da haste direita (mais próxima do fotógrafo), parece haver algo como o contra-peso.
De qualquer maneira, as hastes estariam lavantadase o guard-rail fechado, o que parece significar que em 1918, a cancela já não funcionava mais.
Imagino que a mesma tenha funcionado até não muito depois da inauguração da estação do Méier. okk

Mudando o assunto, agora há pouco ocorreu um problema em relação a resposta. Fui dar a resposta e a minha resposta apareceu junto com a sua postegem que deu origem a resposta, sem o retângulo destacando a sua.
E ficou como se vc tivesse dado a resposta.
Acho que não seria possível eu ter poder de edição na sua resposta, mas isso ocorreu.
Agora, eu consegui consertar, mas não o que ocorreu com a resposta para o Tchê em outro tópico.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 05 Fev 2013, 10:47

Adenilson, acho que isso se deve a ter colocado você e outros membros como moderadores.
O Paulo ITT também me descreveu isso.
Vou ver o que está acontecendo e caso precise, conserto o problema.
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 07 Fev 2013, 14:32

Todos os Santos em 1975.

Pessoal.
Faltou postar a aerofotogrametria de 1975.
Tentei ampliar o máximo que pude, mas não consegui identificar se a plataforma ainda existia ou não.
Reparem que no início de onde é ou era a plataforma existe uma estrutura indicando um desnível, mostrando o que parece ser a plataforma.
Caso haja ainda, a mesma estaria muito acidentada e em ruínas e sem quaisquer resquícios de cobertura.
Indiquei a entrada subterrânea em 2 sentidos do lado da Amaro Cavalcanti com uma seta azul, enquanto do lado da arquias cordeiro, o sentido era único.

Reparem que no canto inferior esquerdo, os primeiro espigões da região do Méier e T.Santos estavam em construção, o que realmente pode confirmar ou desmentir o ano da
foto como sendo 1975.
Tenho que dar um jeito de saber que ano foi inaugurado aquele condomínio.
O Tchê sempre desconfiou do ano dessas aerofotografias, mas o pessoal da prefeitura jurou que era de 1975.
Vale salientar que amigos da minha idade se lembram da estação de Todos os Santos de pé, mas afirmam que os trens não paravam mais lá.
Em 1975 eles tinham 4 anos!!! :ttn:

Outra coisa que me surpreendeu é que a misteriosa casa apontada nas postagens anteriores ainda existia nessa época. A indiquei com uma seta vermelha. okk
Todos os Santos1975 - Cópia.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 07 Fev 2013, 15:28

Show de bola !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Linha do centro

Mensagem por Melekh » 11 Set 2013, 09:26

Pessoal.


Mais uma foto da Estação Engenho de Dentro.


Imagem


Abraços.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Linha do centro

Mensagem por Melekh » 15 Set 2013, 02:19

Caompanheiros,


Coloco aqui a foto e o mapa da Estação Dr. Frontin, muitos dizem que é hoje conhecida como Quintino, mas Quintino se chamava Cupertino; logo onde realmente ficava esta Estação?
Poderia ser perto da Antiga Escola Quinze em Quintino?


ESTAÇÃO DOUTOR FRONTIN


Imagem


Imagem




Imagem


Segue outras fotos do Ramal.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Linha do centro

Mensagem por Melekh » 15 Set 2013, 02:26

Seguindo as postagem...


ESTAÇÃO ROCHA


Imagem


Abraços.

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”