E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 06 Nov 2011, 14:26

Pessoal,

Como o Melekh abriu um tópico sobre o ramal de Xerém, estou aqui abrindo um tópico onde podem ser postados documentos, fotos, relatos e etc sobre a linha tronco da Rio D'ouro (até Belford Roxo) em todas as suas fases, podendo os ramais serem referidos a parte como fez o Melekh.
Editado pela última vez por Adenilson em 06 Nov 2011, 14:38, em um total de 1 vez.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Melekh » 23 Nov 2011, 10:42

Saudações a todos.

Para complementar o Tópico, coloco aqui o Mapa de 1911, onde consta o Início do Ramal Original da E.F. Rio D’Ouro com suas paradas e estações.
Entre outras, Caju, São Francisco, Rua Bella, Benfica - Alegria, Praia Pequena, Venda Grande, Liberdade, Capão do Bispo (Variante Antiga) Inhaúma, Botafogo (Variante Nova):

Imagem

Mapa de 1911 - Trazendo as duas variantes da Rio D'Ouro simultaneamente
Imagem

Mapa do trecho:

Imagem


CAJÚ (Estação incial)-> Ao lado de um morro onde existe hoje uma favela.


Imagem


Seguem uma serie de fotos das prováveis paradas e estações entre Caju e Liberdade, vejamos:

Rua Bella, acredito que seja neste local, ou ao lado.

Imagem

Imagem


Imagem



Benfica - Alegria

Imagem


Provável Leito da Rio D'Ouro, se aproximando da Parada Praia Pequena, vide que aqui havia uma divisão da linha em duas.

Carlos Alberto Ramos - 2010
Imagem

Imagem

Praia Pequena, provável local da Antiga Parada.
Carlos Alberto Ramos - 2011

Imagem

Praia Pequena, provável local da Antiga Parada. A Igreja pode está no local
Carlos Alberto Ramos - 2011

Imagem

Praia Pequena, provável local da Antiga Parada.
A praça pode está no local
Carlos Alberto Ramos - 2011

Trilhos próximo a Praia Pequena

Imagem

Imagem

Imagem


Todos os lugares fiz a pé.

Venda Grande, resquícios. Canteiro central da Av. Suburbana, em frente a Est. Velha da Pavuna.

Imagem



Variante Nova
Parada Botafogo:

Mapa de 1924, mostrando a estação Botafogo e Engenho do Matto, entre outras:
Imagem

Imagem mostrando a estação Botafogo:
Imagem

Casas próximas, atualmente:
Imagem


Local Provável da Parada Henrique Scheid - Antiga variante da E. F. Rio D'Ouro
Este terreno se encontra abandonado há anos, faz esquina com a Rua Henrique Scheid e Av. Suburbana

Imagem

Imagem

Local Provável da Parada Henrique Scheid - Antiga variante da E. F. Rio D'Ouro
Este terreno se encontra abandonado há anos, faz esquina com a Rua Henrique Scheid e Av. Suburbana

Imagem

Rua Henrique Scheid em direção ao Eng. de Dentro em frente ao local da Provável da Parada Henrique Scheid - Antiga variante da E. F. Rio D'Ouro
Este terreno se encontra abandonado há anos, faz esquina com a Rua Henrique Scheid e Av. Suburbana.

Imagem

Local Provável da Parada Henrique Scheid - Antiga variante da E. F. Rio D'Ouro
Este terreno se encontra abandonado há anos, faz esquina com a Rua Henrique Scheid e Av. Suburbana
Provável estação ou parada José dos Reis, o local está na Av. Suburbana, ao lado de um centro espírita, junto ao antigo leito, hoje abandonado.
Neste local o morador não soube informar se era a Estação, mas disse fazer parte da ferrovia.
No Mapa Antigo ela está na Antiga Variante da R D'Ouro, acredito que também servia as Oficinas, assim como a Estação ou Parada Henrique Scheid, observe no mapa recente.

Imagem

A Oficina de Pontes quase em frente.

Antigo Leito da Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, após cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro). Note a Catenária com Rede Aérea da Auxiliar e o Poste da Rio D'Ouro.

Imagem

Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, fazia aqui o Entroncamento ao cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) -- note o muro fechado -- indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro).

Imagem

Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, fazia aqui o Entroncamento ao cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) -- note o muro fechado -- indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro).

Imagem

Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, fazia aqui o Entroncamento ao cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) -- note o muro fechado -- indo em direção ao Caju, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro), seguindo pela Av. Suburbana.

Fotos do trecho RD Variante antiga:

Antigo Leito da Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, após cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro).
Imagem

Imagem

Antigo Leito da Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, após cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro). Carlos Alberto - 2010

Imagem

Antigo Leito da Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, após cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro). Carlos Alberto - 2010

Imagem

Antigo Leito da Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, após cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro). Note a Catenária com Rede Aérea da Auxiliar. Carlos Alberto - 2010

Imagem


Abraço a todos
Editado pela última vez por Melekh em 25 Nov 2011, 17:34, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 23 Nov 2011, 16:54

Ótimas foto, Melekh !

Esse local, que pode ser a estação José dos Reis, merece uma investigação mais a fundo. Vamos ver nos mapas antigos e comparar com imagens de satélite se o local coincide.

Parabéns !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 24 Nov 2011, 10:50

Pessoal, vou dar a minha opinião sobre as fotos postadas pelo Melekh em relação às Paradas/Estações da Rio D'ouro na linha tronco original.

CAJÚ (Estação incial)-> Ao lado de um morro onde existe hoje uma favela.

SÃO FRANCISCO-> Essa parada foi esquecida pelo Melekh e na minha opinião, servia ao cemitério. Ficava na bifurcação da Carlos Seidl e Peter Lund onde hoje há um galpão branco e amarelo ao lado de um bloco de apartamentos.

RUA BELA-> O Melekh apontou uns galpões da CEDAE como sendo o local da estação, mas eles acompanham a Avenida Brasil, inexistente na época. Para mim, a parada era um pouco antes, onde há um galpão com portão vermelho, ainda na Rua Peter Lund.

ALEGRIA (Posterior Benfica)-> O local apontado para mim é o da antiga parada. Inclusive, o Dado já tinha fotografado lá dentro e podemos ver claramente um estacionamento que acompanhava a curva da ferrovia.

Depois vou dar a minha opinião sobre as demais paradas da linha original, inclusive HENRIQUE SCHEID e J.REIS.

Um abraço okk

P.S: O outro fórum estourou o limite da banda de novo. Justamente quando eu iria copiar tudo para cá sobre o debate a respeito da Estação Maria da Graça brb

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 24 Nov 2011, 18:12

Eu sabia ! Ontem mesmo eu pensei nessa possibilidade do outro fórum estourar a banda ou sair do ar por outro motivo ... infelizmente não deu outra ...

Em relação às estações apontadas pelo Melekh e comentadas pelo Adenilson, queria fazer uma observação: ao lado das instalações da Elevatória Alegria (na Av.Brasil), existe uma estrutura parcialmente soterrada e danificada, que a grosso modo poderia ser comparada a uma plataforma. Acho que o Melekh já fotografou esta estrutura ... será que era a plataforma da estação Rua Bella ?

De qualquer forma, a estação devia ficar por ali mesmo, nos arredores da atual elevatória ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Luiz Eduardo » 24 Nov 2011, 20:06

Adenilson escreveu:P.S: O outro fórum estourou o limite da banda de novo. Justamente quando eu iria copiar tudo para cá sobre o debate a respeito da Estação Maria da Graça brb
Cedo ou tarde isso sempre acontece.... Olha quantos dias iríamos ficar na mão de novo.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Luiz Eduardo » 24 Nov 2011, 20:13

DadoDJ escreveu:Eu sabia ! Ontem mesmo eu pensei nessa possibilidade do outro fórum estourar a banda ou sair do ar por outro motivo ... infelizmente não deu outra ...
Sou chato :brrb:, mas meu medo é esse, de quando voltar, voltar faltando alguma coisa. Estou quase virando o Herculano Quintanilha.

"Minha pedra é ametista, minha cor é o amarelo..." :lol:
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 26 Nov 2011, 14:25

Fotos do local onde ficava (fica ?) a Parada Benfica-Alegria:

Imagem
^^ A rua em frente a R.Pref.Olímpio de Melo (antiga R.Alegria).

Imagem
^^ Esta curva, um logradouro sem nome, é um estacionamento de uma divisão da CEDAE, que não me recordo o nome agora. A ferrovia fazia exatamente esta curva, rumo ao Largo de Benfica e à Estação Praia Pequena. A Parada Benfica-Alegria ficava nesta curva.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 26 Nov 2011, 15:57

Segue agora o restante do trajeto da E.F.R.O até a Parada Alegria.

Imagem

Dá para ver nitidamente o que foi aterrado e o que é natural.
Nesse ponto os privilegiados passageiros da Rio D'ouro trafegavam beirando a Baia de Guanabara.
Imagem

Abaixo também coloquei as posições das paradas São Francisco e Alegria. Sobre o possível destroço de plataforma apontado pelo Melekh, pode até ser, pois não dá para precisar a posição exata das paradas, pois inclusive há pequenas diferenças entre os próprios mapas.
De qualquer forma, a linha teria que ser ortogonal ao atual viaduto.

Imagem

Imagem

Posição da Parada Alegria. Os mapas da SMU informavam que a parada era do lado esquerdo da via (sentido subúrbio).
Exatamente na posição que está o tal prediozinho com uma porta e 3 janelas de madeira.
Não estou dizendo que seja a estação, mas a mesma era por ali.

Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 26 Nov 2011, 16:23

Adenilson escreveu:Dado,
Eu tinha tido a mesma idéia e fiz a mesma coisa no trabalho ontem. O prédio apontado por você não é o qual me refiro, pois pode reparar, que o telhado do prédio mencionado por você tem telhado em degraus.
O prédio apontado por mim pertence ao complexo do INPH e está mais a direita, atrás das árvores como você disse.
Aguarde as fotos e comparativos que vou mandar.

Em relação à Parada Alegria, peculiar aquela construção atrás e a esquerda com 3 janelas, não acha? :ttn:
Caramba ... Adenilson, logo eu que me considero bom em interpretação de texto, deslizei nessa ... entendi errado quando você descreveu a localização do prédio ... eu entendi que seria o prédio antes do campo de futebol, e não depois. Agora, relendo o trecho abaixo, postado por você, foi que eu entendi ...
Adenilson escreveu:Depois a linha entrava na Rua Circular da Quinta do Cajú e havia um pequeno desvio em "Y" para a estação inicial. O outro ramal seguia para a ponta do Cajú.
Isso pode ser visto no mapa de 1910 já postado no outro fórum.
Pessoal, acreditem!
No local onde creio que era a estação, existe um prédio enorme na mesma posição da ex-estação.
Será o mesmo prédio?
O prédio é do INPH.
É fácil de ver. Existe um gramado com as letras INPH, logo acima vem um campo de futebol e depois esse prédio
^^ Que mancada que eu dei ... :-)(-:

Sendo assim, o prédio a que você se referiu É O MESMO que eu desconfiava há algum tempo ... e é exatamente o que está coberto por árvores na foto do Google Street View e conseqüentemente foi o prédio apontado no link do Google Maps que eu te passei. Clique aqui e veja se não é esse o prédio.

Em relação a Parada Alegria, pois é ... será que aquela casinha foi a estação ? Pode ser ... mas no dia em que caminhei por lá não havia nem segurança para nos informar ou liberar o acesso ... dia de domingo ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”