E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 30 Abr 2012, 09:48

Dado.
Hoje pude ler com mais atenção ainda o documento postado por você, que é de uma valia sem igual.

Realmente está escrito com todas as palavras que o tráfego até Liberdade tinha 2 origens (Cajú e Francisco Sá) na pior das hipóteses até 1923.
É citado também a utilização de quase 8 Km da linha auxiliar por parte da Rio D'ouro.
Outro fato curioso é a citação da "retirada" com todas as palavras em 1923, dos trilhos do ramal de Ana Neri para a abertura de uma rua chamada Rua D.
Essa rua deve ser a Senador Bernardo Monteiro, pois no mapa de 1910, a mesma ainda não existia.
Outra curiosidade é a citação sobre esse ramal, informando que o mesmo ia um pouco além da Rua Ana Neri.

O mapa de 1910, o ramal ia bem além.

Fica a pergunta. Para que servia esse ramal?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 30 Abr 2012, 14:15

Adenilson, o ramal Anna Nery foi criado como prolongamento da linha até mais próximo ao Centro da Cidade, na região de São Diogo, Praia Formosa ou da Rua João Caetano, como já vi em alguns documentos.
Só que a Cia.Melhoramentos do Brazil "barrou" este prolongamento, e o trecho da linha ficou lá, não sei se em uso ou não, como um pequeno ramal ... talvez em uso sim, pois no mapa de 1910 uma estação é mencionada e este ramal é constantemente citado em diversos documentos da ferrovia ...
o0
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 01 Mai 2012, 17:10

Pois é Dado.
Tenho ainda algumas coisas sobre as quais tenho refletido quando penso nesse ramal.
1) Indo por cima, fico imaginando o quão tortuoso seria esse caminho. Eu mesmo já postei no TGVBR algumas imagens da Visconde de Niterói antes da sua urbanização e o terreno era totalmente irregular, o que às vezes me faz acreditar naquela situação hipotética, sobre a qual já comentei com você, que o ramal da Ana Neri poderia estar em nível com a Linha Auxiliar naquela época sendo que esta poderia ter tido um nível mais compatível com a rua. Como explicar que a Rua Ana Neri cruzava em nível a ferrovia naquela época, sem aparemtemente vestígios de um viaduto?
2) Pensando por outro lado, se o ramal fosse no nível das outras ferrovias, que utilização teria aquela estação inicial ali isolada por exemplo? :ttn:
Pensando por esse lado, seria mais coerente ir por cima, mas aí voltamos à questão do terreno, ou seja, sinuca de bico o0 o0
DadoDJ escreveu:Adenilson, o ramal Anna Nery foi criado como prolongamento da linha até mais próximo ao Centro da Cidade, na região de São Diogo, Praia Formosa ou da Rua João Caetano, como já vi em alguns documentos.
Só que a Cia.Melhoramentos do Brazil "barrou" este prolongamento, e o trecho da linha ficou lá, não sei se em uso ou não, como um pequeno ramal ... talvez em uso sim, pois no mapa de 1910 uma estação é mencionada e este ramal é constantemente citado em diversos documentos da ferrovia ...
o0

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Francisco Amaral » 01 Mai 2012, 19:53

Pessoal, eu sempre vejo vcs falando de diferença de nível entre a ferrovia e a Rua Ana Nery.

Eu sinceramente não acho que haja uma grande diferença de altura entre as duas onde elas se cruzam, pode ser só impressão. E mesmo que haja hoje, é pequeno e foi um rebaixamento posteiror. Tenham a bsoluta certeza de que a Rua Ana Nery cruzava o leito ferroviário em nível. Ali havia tráfego de automóveis e bondes, sendo uma das ruas de maior tráfego na épca, já que a Visocnde de Niterói era um simples caminho pouco trafegável.

Pelo que eu andei lendo nos últimos posts, concluí que em algum momento o "Ramal Ana Neri" foi ligado ao leito da Leopoldina naquele ponto. E talvez, o tráfego que viesse do Caju, entrasse nesse ramal e acessasse a Leopoldina por ali, não tendo que seguir a Suburbana até Benfica e retornar.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 01 Mai 2012, 22:44

Francisco Amaral escreveu:Pessoal, eu sempre vejo vcs falando de diferença de nível entre a ferrovia e a Rua Ana Nery.

Eu sinceramente não acho que haja uma grande diferença de altura entre as duas onde elas se cruzam, pode ser só impressão. E mesmo que haja hoje, é pequeno e foi um rebaixamento posteiror. Tenham a bsoluta certeza de que a Rua Ana Nery cruzava o leito ferroviário em nível. Ali havia tráfego de automóveis e bondes, sendo uma das ruas de maior tráfego na épca, já que a Visocnde de Niterói era um simples caminho pouco trafegável.
Exatamente, inclusive existem documentos que descrevem o cruzamento de linha de bonde e trem no trecho, motivando a construção do viaduto Ana Neri para suprimir este cruzamento (se eu não me engano o bonde era o 78 - Cascadura)
Pelo que eu andei lendo nos últimos posts, concluí que em algum momento o "Ramal Ana Neri" foi ligado ao leito da Leopoldina naquele ponto. E talvez, o tráfego que viesse do Caju, entrasse nesse ramal e acessasse a Leopoldina por ali, não tendo que seguir a Suburbana até Benfica e retornar.
Aí já no trecho final do Ramal Anna Nery, o desnível entre este e a EF Leopoldina é grande ... só se tiver existido uma ligação antes ... mas não acredito nesta possibilidade.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 02 Mai 2012, 09:32

Pessoal,
Fiquei curioso em relação a isso.
O desnível atual entre a Rua Ana Neri e a ferrovia é pequeno mesmo. Eu achava que era de cerca de 10 metros ou 7 na pior das hipóteses, pois o Melekh bateu fotos dali, mas foi em cima da passarela.

De qualquer forma ninguém melhor do que ele poderá informar o desnível real.
Tentarei conseguir fotos da região anterior a remoção dos trilhos. (tarefa quase impossível =O ).
Alguns textos parecem citar substanciais alterações do traçado da ferrovia ali e "remoção" de terra.

De qualquer forma, indo por cima e mantendo o projeto iriginal, o pessoal ia ter que "ralar" para assentar trilhos aí.
Irregular é pouco para descrever o terreno na época.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 16 Mai 2012, 15:16

Peço espaço para uma curiosidade:

Vejam abaixo a Estrada de Ferro Rio d'Ouro citada em um best-seller nacional:
Citação da EFRdO - Triste fim de Policarpo Quresma.png
^^ Trecho do livro "Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto
b )
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 30 Jun 2012, 23:56

Pessoal, durante as pesquisas hoje no acervo da seção Memória da Biblioteca Nacional, me deparei com uma notícia publicada no jornal "Gazeta de Notícias", falando (infelizmente) sobre um acidente terrível ocorrido próximo à Praia do Retiro Saudoso. Como foi citado este local, podemos deduzir que trata-se da linha original da EFRdO, a linha que iniciava na Quinta do Caju. Mas um detalhe me chamou a atenção: o ano da notícia ! 1925 ! ! !
Então o ramal funcionou por mais anos do que imaginávamos ... vejam (narrativa forte, cuidado !):
Desastre no Retiro Saudoso - Gazeta de Notícias 30-01-1925.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 28 Ago 2012, 19:09

Pessoal voltei com tudo agora !
Vou postar uma série de documentos que encontrei ultimamente, incluisve ainda tenho imagens aéreas adqüiridas no AGCRJ a postar !
Abaixo uma matéria publicada no jornal "Diário de notícias" em 20 de julho de 1890.
Trem especial para Comício Rural - Diário de Notícias (20-07-1890).png
Vejam que a matéria fala sobre um comício que ocorreria em Irajá, e descreve o trajeto do trem, nas estações pelo qual ele passaria. E recomenda a quem é usuário da EFCB, que fizesse baldeação nos trens da Rio d'Ouro em Benfica, em direção a São Francisco Xavier ...

?!?!?!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 06 Set 2012, 10:43

Dado.
Estou começando a achar que havia um ramal obscuro interligando a estrada de ferro do Norte em outro ponto.
Já vimos grades com horários envolvendo São Francisco Xavier e as estações regulares da Rio D'ouro que conhecemos como Benfica e Praia Pequena.

Não sei se esse ramal seria o ramal de Ana Néri. Acho que não, até porquê o mesmo se iniciava na Visconde de Niterói em terreno acidentado e em nível totalmente diferente da Melhoramentos/E.F.Norte.

Voltamos ao período em que discutíamos sobre um ramal de São Francisco e na época associamos com o ramal de Ana Néri.
Talvez não seja. A questão é que os mapas que temos próximo a esse período não mostram isso, mas esses mapas são de a partir de 1907.
O documento acima mostra a referência do ano de 1890.
Será que nessa época, Alegria já se chamava Benfica?
Em 1907 a estação de Benfica da E.F.Norte já estava abandonada. Em 1890, a referência de Benfica era da E.F.Norte?
Mas se era onde estaria Alegria?
Bom, se for Benfica/Alegria, será que podemos cogitar que Benfica da E.F.Norte tenha sido desativada há mais tempo que pensamos?

Outra coisa. Já vimos em vários documentos a autorização da ligação de E.F.Norte com a Rio D'ouro, mas em algum momento foi citado que era na Penha? :ttn:

Debatemos várias vezes o possível local dessa interligação na Penha, mas e se não for lá. E se tiver a ver com esse ramal de São Francisco, caso esse seja um outro ramal? o0

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”