E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 14 Mar 2012, 22:25

Criada em 1875 com o objetivo inicial de transportar o material para a adutora de abastecimento de água para o Rio de Janeiro com as represas em Rio D'ouro, a ferrovia iniciou em 1883 o transporte de passageiros com a interligação entre a Ponta do Cajú e Belford Roxo, onde a partir daí, desmembrava-se em 3 ramais (Jaceruba, Tinguá e Xerém) e o sub ramal da Represa, a partir da estação Rio D'ouro.
Dentro da cidade do Rio de Janeiro, o trecho inicial partia do Cajú, passava pelas Paradas São Francisco, Rua Bela, Alegria, Praia Pequena, Venda Grande e Liberdade até a inauguração da estação Francisco Sá em 1922.
A partir de Liberdade, a ferrovia seguia com traçados e estações diferentes ao longo dos anos, mas esse trecho inicial será o alvo do nosso tópico.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 14 Mar 2012, 23:17

PARADAS (SÃO FRANCISCO & RUA BELA)-1928 ou resquícios.

A partir de agora, adotaremos a seguinte convenção.

Seta vermelha-> Localização da parada ou forte indício.
Seta bege-> Local onde a parada deveria estar, mas não foi localizada.

Para a seta bege, peço a ajuda de vocês em função da baixa resolução e grande altitude da foto okk

Olha que eu fucei São Francisco (seta bege), mas não consegui encontrar algo que eu pudesse ter certeza ser uma plataforma. Por isso coloquei a seta um pouco mais distante. Para não atrapalhar uma possível localização.
Vejo uma pequena saliência na direção da seta, quase no final do largo, na calçada oposta a do cemitério no sentido Cajú, mas dizer que é uma plataforma seria conjecturar muito. :(
Já realmente a Parada Rua Bela ou o que restou dela parece estar na seta indicada em vermelha. O que vocês acham?

Imagem

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 14 Mar 2012, 23:40

PARADA ALEGRIA-1928

Essa foi a mais fácil de localizar, apesar de ser a planta com menor resolução.
Reparem que parece que a plataforma é projetada mais a frente e o prédio fica mais atrás e tem formato irregular como eu tinha descrito.
É como se a plataforma formasse uma espécie de varanda para o prédio. Isso é o que parece, mas a imagem não ajuda hmy hmy

Imagem

Amanhá, eu posto mais. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 16 Mar 2012, 22:31

Caramba ! Agora que eu vi sua pergunta: realmente parece uma plataforma e uma estação, onde você assinalou com uma seta vermelha.
Será que a estação era ali ? Pelo menos nos mapas antigos, a posição parece ser diferente, onde assinalei nas imagens de satélite. Mas é tudo questão de raio de curva ... tem mapa que mostra curvas mais fechadas, quando a linha se aproxima da estação, do que outros.
Mas é só uma hipótese levantada. Mas que o local assinalado por você parece mais com a estação mesmo, parece !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 16 Mar 2012, 23:14

Adenilson e demais, meus comentários seguirão em cor azul
Adenilson escreveu:PARADAS (SÃO FRANCISCO & RUA BELA)-1928 ou resquícios.

A partir de agora, adotaremos a seguinte convenção.

Seta vermelha-> Localização da parada ou forte indício.
Seta bege-> Local onde a parada deveria estar, mas não foi localizada.
Ótima idéia !
Para a seta bege, peço a ajuda de vocês em função da baixa resolução e grande altitude da foto okk

Olha que eu fucei São Francisco (seta bege), mas não consegui encontrar algo que eu pudesse ter certeza ser uma plataforma. Por isso coloquei a seta um pouco mais distante. Para não atrapalhar uma possível localização.
Vejo uma pequena saliência na direção da seta, quase no final do largo, na calçada oposta a do cemitério no sentido Cajú, mas dizer que é uma plataforma seria conjecturar muito. :(
Realmente é a única evidência na foto. Em volta, nada existe !
Já realmente a Parada Rua Bela ou o que restou dela parece estar na seta indicada em vermelha. O que vocês acham?
Sim, parece !

Imagem
O que tem no local atualmente, em São Francisco e Rua Bella:
EF Rio d'Ouro (São Francisco e Rua Bella) - Superposição Google Earth e Visão Aérea em 1928 (100-0).jpg
^^ Superposição 100%-0%
EF Rio d'Ouro (São Francisco e Rua Bella) - Superposição Google Earth e Visão Aérea em 1928 (70-30).jpg
^^ Superposição 70%-30%
EF Rio d'Ouro (São Francisco e Rua Bella) - Superposição Google Earth e Visão Aérea em 1928 (50-50).jpg
^^ Superposição 50%-50%
Estação São Francisco e Rua Bella - Localizaçoes baseadas em imagem de 1928.jpg
^^ Supostas estações São Francisco e Rua Bella, desenhadas a partir dos apontamentos feitos na imagem de 1928
Google Street View - Estação São Francisco.png
^^ Atualmente,a estação São Francisco ficaria onde está esta árvore
Estação Rua Bella - Localização baseada em imagem de 1928.jpg
^^ E aqui, do lado direito da estação de tratamento Alegria, ficaria a estação Rua Bella

Observações:
1-A estação Rua Bella, caso tenha existido ao lado da estação de tratamento Alegria, foi lamentávelmente erradicada, demolida e arrasada, pois há um terreno vazio na posição ao lado.
2-Mas neste caso, porque a estação de águas continua no local, com sua construção que aparenta ser da época ?
3-E digo mais: onde estaria a estação de águas na imagem de 1928 ?! Estranho ...
4-Em relação à São Francisco, a estação ficaria em cima do valão ?! O mais provável é que este curso d'água tenha sido criado artificialmente após o aterro feito na região. Tenho que levar em consideração que a superposição ficou boa, mas não tão exata quanto na feita sobre o bairro do Caju, o que pode gerar distorções nas posições reais das estações.
5-Praticamente nada existente na época existe hoje em dia,com exceção das ruas (algumas existiram e não existem mais e vice-versa) e do cemitério.
[/color]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Melekh » 21 Mar 2012, 13:53

Tenho acompanhado as postagens e todo o trabalho investigativo.

Muito ótimo!

Dentro do que já levantei e somado com o que já foi dito, coloco algumas fotos de provavéis locais do trecho CAJÚ - LIBERDADE (Del Castilho)

Imagem




Estou postando agora, uma serie de fotos das prováveis paradas e estações entre Caju e Liberdade, vejamos:

ESTAÇÃO CAJU


Imagem



Imagem



Imagem


PARADA RUA BELLA


Acredito que seja neste local, ou ao lado.

Imagem

Imagem


ESTAÇÃO BEMFICA - ALLEGRIA


Provavel local de onde saia os trilhos em direção a Liberdade.

Imagem


PARADA PRAIA PEQUENA


Provavel local da Antiga Parada.
Carlos alberto Ramos - 2011

Imagem

Praia Pequena, provavel local da Antiga Parada. A Igreja pode está no local
Carlos alberto Ramos - 2011

Imagem

Praia Pequena, provável local da Antiga Parada.
A praça pode está no local
Carlos Alberto Ramos - 2011



Imagem

Provavel Leito da Rio D'Ouro, se aproximando da Parada Praia Pequena, vide que aqui havia uma divisão da linha em duas.
Carlos Alberto Ramos - 2010

Imagem





Trilhos próximo a Praia Pequena

Imagem

Imagem

Imagem




ESTAÇÃO VENDA GRANDE

Resquicios. Canteiro central da Av. Suburbana, em frente a Est. Velha da Pavuna.

Imagem


ESTAÇÃO LIBERDADE

Coloco aqui a Estação Liberdade, estação esta da Variante Antiga da E.F. Rio D'Ouro, quando ainda partia do Caju. Ao contrario do que se pensa, a Estação Del Castilho da EFRD, pertencia a Variante Nova, saindo de Francisco Sá e seguindo Rumo a Inhaúma



Imagem


Todos os lugares fiz a pé.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 24 Mar 2012, 20:03

Alô, pessoal !
Meus últimos dias foram os mais conturbados do ano, até agora, com direito a massacre de atendimentos no serviço, prova de faculdade, minha esposa sendo internada por problemas respiratórios (e fugindo do hospital 10 horas depois de internada, a menina é danada mesmo !) e com prova de concurso público em Macaé neste domingo, às 9:00. Com o problema da minha esposa, não fui a Macaé às 16:01 de hoje, horário de partida da rodoviária, deixando para ir na próxima madrugada. A prova foi a que eu fiz em fevereiro, e que foi cancelada. A revanche é amanhã ! Mas eu não poderia deixar de viajar sem passar aqui, estou com várias (muitas !) coisas para falar, que estão me enchendo a cabeça !

Vamos lá:

Em relação ao viaduto da foto de 1930 postada pelo Adenilson, tudo falado é "apenas" uma grande coincidência a comparação com o viaduto do ramal do Arará, ou com o de Benfica. A foto antiga mostra de fato o viaduto que existia no início da Rua Uranos, pertinho da estação Amorim, acho que não tem mais o que se discutir. Para reforçar, abaixo segue uma planta da SMU mostrando este viaduto:
SMU PAA 6633 - Rua Sizenando Nabuco.png
E abaixo, imagens atuais da região. Primeiro, mostrando do outro lado da linha (e do tapume) um barranco, uma escarpa rochosa sob os barracos de uma comunidade. Acredito que exatamente neste ponto era onde ficava o viaduto. A foto é no sentido Duque de Caxias.
EF do Norte - Altura da R.Sizenando Nabuco.png
E abaixo, a mesma região, voltada para o Maciço do Sumaré. Vejam que o relevo se assemelha ao da foto antiga.
EF do Norte - Altura da R.Sizenando Nabuco 2.png
Reparem o seguinte: a planta da SMU é de 1955. A foto antiga é de 1930. Não me lembro quando a linha da EF do Norte foi eletrificada, mas acho que foi na década de 1950 (estou sem material - livros - para pesquisar aqui agora). Então a informação confere: a planta da SMU deve ter sido desenhada pouco antes das obras de alargamento e eletrificação da linha da EF Leopoldina, visto que o viaduto possuía pouca altura para passar os trens elétricos.
A única coisa que estou achando estranho,é que a foto antiga mostra o maciço do Sumaré e a estação Amorim, mas hoje em dia, a estação Manguinhos ficaria após o viaduto,e não antes, entre o maciço e o viaduto na foto. Talvez a estação nova nao fique onde ficava a antiga, até pelo fato da demolição do viaduto, deve ter sido reconstruída e modernizada em outra posição.
Em relação aos vagonetes passando sobre o viaduto, fica o mistério. Deve ser para alguma grande obra próxima. Eu encontrei a informação de que, na construção do Instituto Oswaldo Cruz, a base do porão do castelo em estilo Mourisco foi construída em Granito, vindo diretamente da Pedreira de Manguinhos ! O Instituto foi construído em 1900, muito antes da foto antiga do viaduto. Mas acredito muito que os vagonetes estivessem transportando pedras desta pedreira para algum lugar, passando sobre este viaduto. Infelizmente ainda não encontrei a localização desta antiga pedreira. Talvez em mapas antigos figure essa informação.

Link falando sobre a construção do Instituto Oswaldo Cruz:
http://www.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sy ... 81&sid=194

Agora falando sobre a região de Benfica e sua misteriosa parada. Vi informações falando que a EF Rio d'Ouro também tinha paradas nesta estação ! Mas como ? Será que ela vinha pela Av.Suburbana e parava na altura daquela trilha no meio do terreno, e que atravessa a EF do Norte ? Talvez seja este o motivo da existência daquela trilha ...
Outra coisa: sobre a aerofotogrametria da região de 1930, ela deve ter sido feita a partir de um balão ! Outra coisa: eu fiquei muito intrigado quando fiz a superposição da imagem aérea com a imagem de satélite do Google Earth e o software sugeriu que a altitude em que a foto foi feita seria de quinhentos e poucos metros. Achei uma área muito grande fotografada para ter sido feita a pouco mais de 500 metros, então comecei a entender: a foto por inteiro postada pelo Adenilson deve ser uma montagem de várias imagens menores ! ! ! Isso explicaria a quantidade de "comboios" circulando pela Av.Suburbana. Eu destaquei a foto postada abaixo, vejam:
Benfica e arredores.png
No centro da imagem, há um comboio aparentemente com 3 partes (no.1). E do lado direito aparentemente há dois comboios circulando lado a lado (no.2). Acredito que, no intervalo entre uma foto e outra, um desses comboios se deslocou e "saiu na foto" de novo, do lado direito, cruzando com outro comboio.
O que constatei é que com certeza esse "comboio" é mesmo um bonde. Encontrei esta informação durante pesquisas:

1919
A Rio de Janeiro Tramways, Light and Power, assina contrato com a Prefeitura para construção de novo ramal entre o Largo de Bemfica, em São Cristovão e o arraial de Bom sucesso. Percorrendo a avenida Suburbana, atravessando a linha da Leopoldina Railway, seguindo até a Praça Vieira Fazenda, entrando na estrada da Penha e seguindo até o arraial mencionado (...)


Link:http://pt.scribd.com/doc/37053882/rio-bonde-1891-1930

Então, muito que provavelmente, os elementos mostrados circulando pela Av.Suburbana devem ser bondes, com 3 carros, o que eu acho pouco comum, a não ser que seja efeito da aerofotogrametria, feitas aos poucos, e que poderia "multiplicar" os carros, mas acho pouco provável. Não digo que não existisse bondes de três carros, é que nunca vi ... muito provavelmente devem ser bondes que aparecem na foto aérea.

Agora vamos raciocinar o seguinte: como uma avenida com aparentemente duas faixas de largura, no máximo, pode comportar uma linha de bonde e outra ferroviária, no caso a EF Rio d'Ouro ? E como esta avenida poderia comportar DUAS linhas de bonde (o que aparenta ser, pela imagem mostrando dois "comboios" se encontrando) e ainda uma linha ferroviária ? Além disso, ainda teria o tráfego dos veículos !

Então o que estou começando a acreditar é que, nos mapas antigos, as linhas desenhadas junto à Av.Suburbana, não seriam da EF Rio d'Ouro, e sim, de bonde ! ! !
Isso reforça minha suspeita de que neste trecho a EF Rio d'Ouro passasse pela Rua Araruá, que na época aparentemente nao existia, tendo sido aproveitado o leito desativado da ferrovia para a implementação da rua. Por algum motivo, todos estes mapas teriam um erro, ou de interpretação, ou de produção mesmo, indicando trilhos de bonde como trilhos de ferrovia.

É algo megalomaníaco, mas estou discordando de todos os mapas e registros que conhecemos, que apontam a EF Rio d'Ouro passando junto a (ou pela) Av.Suburbana. Notem que onde sabemos com certeza que a ferrovia passava junto à avenida, é naquela pracinha após o local da Estação Praia Pequena, e que ainda possui os trilhos até hoje. Reparem que a linha de bondes não passava por ali, pois já havia entrado na Av.dos Democráticos (antiga Estrada da Penha).

Outra coisa: para a Rio de Janeiro traways, Light and power construir e implementar uma linha de bondes pela Av.Suburbana em 1919, não poderia ter uma linha ferroviária ali ! ! ! Não tinha espaço na avenida ! E a EF Rio d'Ouro só teve seu tráfego vindo do Caju erradicado em 1928, visto que em 1923 operários de fábricas no Caju ainda pediam o aumento de trens atendendo à região, em um relatório ministerial deste ano. Isso não parece evidente, a linha da EF Rio d'Ouro seguir por fora da Av.Suburbana neste trecho, apesar de discordante de todas as informações e registros que conhecemos ?

A incógnita em tudo isso, é que, se for verdade o que eu disse, porque os mapas e plantas antigos mosram trilhos no meio da Av.Suburbana se não fosse mesmo da EFRdO, visto que os bondes só chegariam (isso se chegaram) a circular em 1919 ?

O que acham disso tudo ?

E ainda não acabei ! Isso já tá virando um dossiê ... vejam a quantidade de informações que eu precisava escrever aqui, deve ser meu maior post ! Realmente eu estava ficando sufocado com isso ... hehehehehe
:D :DD :lol: :P b ) o0
Bem, continuando, quero falar sobre a foto aérea do viaduto de Benfica. Vou explicar porque acredito que a estrutura mostrada na foto e que parece uma estação, pode ser um vagão. Vejam a foto abaixo, postada anteriormente, sem minha edição:
benfica_viaduto[1].jpg
Agora reparem: próximo a estrutura que pensamos ser uma estação, há na verdade uma mancha. Corram com os olhos pela linha, da esquerda pra direita. Vejam que próximo a esta estrutura, a linha é de coloração mais escura, tornando escura daí em diante. Isso está confundindo nosso olhos, pois parece ser algo diferente do leito, nos levando a enxergar uma estrutura ali.
E em relação à própria estação, com o telhado em "V" invertido e tudo ? Vejam a montagem que fiz abaixo:
benfica_viaduto[2].jpg
Agora, em destaque (zoom):
benfica_viaduto[3].jpg
Não se parece com um vagão gôndola ? Vejam a imagem sem edição, ampliada:
benfica_viaduto[4].jpg
E abaixo uma imagem de um vagão gôndola:
Imagem
O que acham ?

Um bom final de semana a todos !
Amanhã espero estar com fotos fresquinhas do VLT de Macaé, que pretendo postar aqui no forum também ! Aguardem ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 26 Mar 2012, 22:51

Para esclarecimentos.

Seguem abaixo documentos importantes sobre a trajeto da Rio D'ouro em 1912, melhorias, a permuta da saída com Alfredo Maia e em 1913, a iminente transferência em definitivo para a saída de Alfredo Maia (pg 371).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 31 Mar 2012, 16:37

Apesar de ser algo relativo à EF do Norte, cabe postar a imagem abaixo, que indica quando foi feita eletrificação da linha, em 1966 neste trecho:

Imagem

^^ Fonte: Site Estações Ferroviárias - Estação Penha Circular

Obs.: no anúncio diz "trens saindo de Francisco Sá" ! Porque não de Barão de Mauá ?
:O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 21 Abr 2012, 19:15

Pessoal, segue abaixo alguns textos interessantes sobre o trecho Caju-Liberdade, seu funcionamento e eminente extinção:

Imagem
(Página 108 do Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas - 1922)
==================================================================

Imagem
Imagem
(Páginas 72 e 73 do Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas - 1923)
==================================================================

Imagem
Imagem
(Páginas 122 e 123 do Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas - 1924)
==================================================================


Espero que sejam úteis !
Farei comentários depois, estou na correria, pra variar ...
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”