E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 08 Ago 2012, 11:34

Grande Dado!
Um alô também para o Rodrigo e Melekh que também já se manisfestaram sobre a foto.

Dado quando escrevi que ia tecer comentários, iria ser justamente sobre isso que o Rodrigo comentou.
Antes uma observação.
Como você (Dado) colocou os créditos de direitos autorais e fonte do lado esquerdo da foto onde normalmente há os créditos originais das fotos, pergunto se havia tal inscrição no negativo da mesma, ou seja, aquelas assinaturas com o local, nome do fotógrafo e data.
Caso haja, a chance de erro é mínima, mas caso não haja, é quase certeza ter havido um erro do AGCRJ, que já apontou Engenho Novo como Del Castilho, Avenida Amaro Cavalcanti como Avenida dos Democráticos e Viaduto de Lucas como de Ana Néri.
Em nenhuma dessas fotos havia os créditos originais do fotógrafo.

Quando o Dado comentou comigo sobre essa foto, a qual vimos em momentos diferentes e portanto, ausente de influências que um poderia dar ao outro, eu também não me lembrava da proximidade do tal morro.

Realmente não há morro algum por ali (esquinas da Suburbana e J.Reis) e o local mencionado é outro.
Como a grande maioria das fotos é do nosso município, não creio a princípio, que seja do Vale do Paraíba.

Quem sabe de alguma pedreira?

Dado, foi informado o ano da foto?

Abraço a todos. okk


DadoDJ escreveu:Pois é, Rodrigo !
Quando eu comentei aqui sobre esta foto, não me lembrava desse morro na foto. Ontem, quando busquei o cd e vi as imagens, fiquei meio intrigado ... pode ser erro do próprio AGCRJ (eu mesmo corrigi duas imagens aéreas que lá estavam com a descrição incorreta !) ... erros assim nestas instituições não são incomuns ...
Vamos aguardar para ver o veredito dos outros membros ...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 08 Ago 2012, 13:40

Pessoal, boa tarde !
Em relação aos dados sobre a imagem do AGCRJ, na ficha não tinha nada, nem o ano, estava exatamente descrita como eu transcrevi na imagem.
Na parte esquerda estava assim mesmo, aliás, a marca d'água e os créditos foram colocados por mim. Me exigiram isso, com pena de eu ser multado em 100 vezes o valor da imagem ! ! !
=O =O =O
Voltando, imaginemos que seja mesmo assim uma imagem mostrando algum trecho da EFRdO. A bifurcação e o morro podem ajudar em alguma coisa, na identificação ...
Isso, claro, se for um trecho da EFRdO.
Em breve postarei as imagens aéreas nos tópicos correspondentes ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 08 Ago 2012, 15:55

Descobri algo hoje que eu não sabia: o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro disponibiliza material on-line para pesquisa !
:DD
Eu já sabia que havia disponível algumas publicações em formato pdf, normalmente livretes e revistas, mas tem seções com decretos de prefeitos e um site como uma espécie de linha do tempo da história da cidade. Nesta última tem uma foto pequena de uma locomotiva da EFL, que eu não havia visto ainda ...

Links:

http://www0.rio.rj.gov.br/rio_memoria/

http://decretosmunicipais.rio.rj.gov.br/

Estou tentando dar uma olhada em alguns documentos aqui no serviço mesmo ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 17 Ago 2012, 10:59

Pessoal,

Ontem eu liguei para a Igreja de São Benedito dos Pilares para saber sobre fotos antigas.
No próprio site consta que a Basílica, como é chamada, foi inaugurada em 1934 e portanto, bem depois que os trilhos da Rio D'ouro foram removidos dali.

Entretanto eu já sabia baseado em mapas que ali havia uma igreja e antes de 1934.
Ao indagar isso, a funcionária que me atendeu disse que antes desse ano, funcionava ali a capela de São Benedito.

Segundo ela a foto mais antiga é de 1928 e foi doada por um morador.
Ela também disse que um intrépido fotógrafo foi lá e bateu a foto da foto. :D

Melekh, por um acaso foi você??? :ttn:

Fica aí a notícia ruim de não ter fotos da época da Rio D'ouro, mas a boa notícia que moradores muito antigos possam tê-las.

Abraços.

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 17 Ago 2012, 11:33

Adenílson , bom dia ... esta era a Capela de São Benedito em Pilares no início do século passado ... pena que não dá pra ver trilhos ... mas continuarei revirando a internet até achar ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 17 Ago 2012, 13:02

Pessoal,


A Basílica, como é chamada, pode até ter sido inaugurada em 1934, mas a Irmandade de São Benedito, já existia, onde se reuniram temos que pesquisar.


Notem que na reportagem abaixo a data é de 1913.


Adenilson, não fui eu quem tirou a foto da foto, pois ainda não tive tempo de ir lá.

Estou sobrecarregado.

Abraços a todos.


Segue a reportagem de 1913.


Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 17 Ago 2012, 13:43

Será que na matéria se referia a alguma edificação quando fala-se "São Benedito dos Pilares" ?
Porque antes de pilares tornar-se bairro, o local era vinculado à Freguesia de Inhaúma e chamava-se "São Benedito dos Pilares".
Neste caso a denominação do local era esse, e não especificamente de uma igreja ou capela.
Não estou querendo dizer que não existia alguma edificação religiosa no local, só estou lembrando que essa denominação era dada a todo o local antigamente, e não apenas a uma igreja
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 20 Ago 2012, 09:11

Melekh.
Foi exatamente o que eu disse. Repare no segundo parágrafo do que escrevi.
A basílica é de 1934, mas antes havia a capela.
Não sei de que ano é a capela, mas seria bom checar na administração da igreja quem teria cedido essa foto, pois outras mais antigas podes ser conseguidas com moradores.

Repetindo, antes de 1934 havia a capela de Pilares e já vimos a mesma em fotos do portal Augusto Malta de 1928. Era menor. Parecia uma casinha e mais simples.

Dado: Não acredito que houvesse o nome ligado a Inhaúma, pois a freguesia de Inhaúma era daquele ponto para o litoral, onde havia o porto.
Se havia um nome ligado a Inhaúma, deveria ser muito antigo, talvez mais antigo que a Rio D'ouro.

Repare na primeira página desse tópico, que há um mapa da década de 70 do século XIX (se não me engano) e o nome Pilares já estava lá.

Rodrigo: Verifiquei o local de onde você pesquisou a foto e não me pareceu a princípio que essa igreja fosse no RJ.
Há muitas igrejas homônimas por aí. okk

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 20 Ago 2012, 09:33

Adenílson , bom dia ... retirei a foto desse link abaixo , onde mostra a Capela antes e hoje a igreja que está no local da mesma ...
http://viveereina.blogspot.com.br/2011/ ... edito.html

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por rodrjgw » 01 Set 2012, 19:58

DadoDJ escreveu:Pessoal, hoje fui ao AGCRJ e resgatei o CD que encomendei com as imagens aéreas e mais duas fotos, totalizando 11 arquivos.
Ainda não vou postar todas as imagens por alguns motivos, dentre eles, a falta de tempo, a exigência de as imagens estarem tarjadas com marca d'água do AGCRJ não podendo ser reproduzida em nenhum outro local a não ser no fórum/site Trilhos do Rio etc etc ... também vou dar uma retocada nas imagens pois, apesar de estarem bem grandes (em média com 8mb, mas resolução de 72dpi) tem alguns trechos que dando um contraste acredito que ficarão melhor. Enfim,por tudo isso, vou postando aos pouquinhos ...
Entre as imagens aéreas, tem do ramal de Maria Angu, da linha circular em Madureira, da estação de Bonsucesso e da enseada da Praia de Inhaúma (inédita pra mim) na mesma imagem, enfim ... enviarei um e-mail mais detalhado para todos vocês, com algumas observações sobre estas imagens, e também com outros recados.
Mas para não deixar a curiosidade matar ninguém, posto abaixo uma imagem, que o Adenilson também havia visto e descrito aqui no fórum, mostrando a esquina da Estrada de Santa Cruz com a Rua José dos Reis. Eu também desenhei esta imagem, até que ficou parecido ...
Imagem
Até breve !
RODRIGO MONSORES escreveu:Amigos , não duvidando de vocês ... mas nos arredores da rua José dos Reis com Dom Helder Câmara , não existe ( nos dias de hoje ) nenhum morro ao redor .
Será que está foto está descrita com a estação certa ???


Imagem
Vista para Inhaúma

Imagem
Vista para o Maciço da Tijuca


Vocês não se atentaram ao fato de haver, sim, um morro na altura da José dos Reis na atual Dom Hélder Câmara, é que os prédios e a Linha Amarela "camuflam" ele. Outro detalhe é que a própria Linha Amarela fez um grande corte no mesmo morro. Acredito que essa foto está, sim, indicando a localidade correta.
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”