Dados Históricos

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Dados Históricos

Mensagem por DadoDJ » 11 Jan 2012, 14:16

Pesquisando em alguns relatórios ministeriais da época da construção e com a ferrovia já em tráfego, abri este tópico para expor algumas informações curiosas. Vejam a seguir:

Relatório Ministerial das Indústrias, Viação e Obras Públicas de 1896:

A "EF São Franciso Xavier ao Commercio" (nome anterior e original da EF Melhoramentos (no) do Brazil) ainda não havia sido sequer inaugurada neste ano de 1896 (iniciou seus trabalhos de forma completa apenas em 1898), mas um trecho da ferrovia teve o tráfego iniciado: entre as estações de Mangueira e Munguengue , atual Honório Gurgel. Vejam abaixo uma cópia das páginas 427 e 428 deste relatório, descrevendo entre várias informações, a quantidade de estações e paradas, características de construções e imóveis da ferrovia, o cruzamento com a EF Rio d'Ouro, entre outras ...

Imagem
Imagem

<o>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Dados Históricos

Mensagem por Adenilson » 12 Jan 2012, 08:24

Caramba Dado!
Você ficou um tempo sem postar esses documentos, mas quando veio agora foi arrasando o quarteirão.

Várias coisas me chamaram atenção, dentre as quais a confirmação que todas as paradas tinham cobertura com exceção de Chave Zieze, na época, apenas Zieze.
As paradas eram pequenas. Tinham plataformas 22 x 4 (m), o que sugere coberturas minúsculas.

Outro fato que me chamou atenção, foi a existência de um guarda para tomar conta do cruzamento com a Rio D'ouro em Del Castilho, mas por quê não em Tomás Coelho, uma vez que nessa estação, a referência é sobre desvio para o cruzemento de trens.
Nessa época a melhoramentos tinha linha singela, não?

O número de carro de passageiros, associado ao das locomotivas, sugere que uma locomotiva vinha trazendo 2 carros de primeira classe e mais um de segunda e a outra 2 de primeira classe e duas de segunda, uma vez que a soma dos carros de passageiros de 2ª classe é ímpar.

Só para constar, se não me engano, alpendre é aquele tipo de cobertura que normalmente é continuidade dos telhados dos prédios objetivando o abrigo dos passageiros contra a chuva, como por exemplo existe em Adrianópolis.

Como eu já te disse, eu tenho postado pouco, pois tenho trabalhado muito. Acho que vou ficar enrolado até a segunda semana de fevereiro, mas tenho vários aspectos importantes a debater e que constatei como por exemplo:

A possibilidade de Mangueiras e/ou Fructeiras também ter sido atendida pela E.F.Norte depois da desativação de S.F.Xavier, pois vi em um mapa da Biblioteca Digital, 3 círculos e não dois, representando essa estação.

Outro fato intrigante é a possibilidade da Rua Ana Neri ter sido contínua na altura da Parada Silva e Souza.
Vi em um mapa que a linha de bonde ali era contínua. Devido ao desnível entre a rua e a estrada de ferro, poderia ter existido ali um pequeno viaduto.

Será?

Abraço a todos.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados Históricos

Mensagem por DadoDJ » 12 Jan 2012, 11:28

Olá Adenilson !
Beleza, amigo ?
Obrigado pela observação ... tenho algumas informações bem interessantes que tenho encontrado ultimamente, mas estou na mesma situação de você: muito trabalho !
Assim que puder, postarei aqui.
Voltando ao texto: apesar da Melhoramentos ter linha singela nesta época, eu entendi que em Tomás Coelho existia um desvio para cruzamento dos trens da própria Melhoramentos. Para que o trem que subisse em direção à Munguengue aguardasse em uma linha desse desvio enquanto o outro que descesse em direção a Mangueira passasse. Foi isso que eu entendi, apesar de em Tomás Coelho também existir o cruzamento com a EFRdO ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Dados Históricos

Mensagem por HUGO CARAMURU » 16 Mai 2012, 20:21

Vasconcellos no Livro Linha Auxiliar diz que Inhanrajá era nome antigo de Magno, pois significava Inhauma e irajá... (?????)

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados Históricos

Mensagem por DadoDJ » 03 Jun 2012, 22:32

Pessoal, saudações !
Pesquisando hoje na seção Memória do site da Biblioteca Nacional, encontrei tabelas de horários de várias estradas de ferro da época. Vejam abaixo a tabela de horários da EF Melhoramentos na época, ida e volta:
Quadro de horários em 1895 - Guia Indispensável Edição 0001 Página 95 (Small).png
Quadro de horários em 1895 - Guia Indispensável Edição 0001 Página 96 (Small).png
Ambas as tabelas extraídas da publicação "Guia Indispensável" de 1895.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Dados Históricos

Mensagem por Adenilson » 04 Jun 2012, 10:56

Dado. Juntando esse documento com o postado no início do tópico podemos chegar a algumas conclusões.
Todas as paradas com a exceção de Chave Zieze tinham uma cobertura cobertura de zinco e isso inclui Cesário Machado.
Naquela foto do início da década de 20 (fábrica O Cruzeiro) não dá para ver isso.
Ou a cobertura foi removida ou a estação não existia mais.

Em relação a Silva e Souza e comparando o horário de partida, faz-se crer que a localização desta era onde mostrava o mapa de 1910, pois o tempo de percurso até a estação seguinte (Jockey) é a metade do tempo para esta, da estação anterior (Mangueira).

Quando medi no google, a distância entre Silva e Souza e Mangueira realmente é aproximadamente o dobro de Souza e Silva a a atual Triagem. okk

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Dados Históricos

Mensagem por HUGO CARAMURU » 04 Jun 2012, 11:19

ótimas informações!! Parabéns! Só relembrar que INHANRAJÁ é Magno. Segundo Vasconcellos, era a junção de Inhauma e Irajá. E as duas locomotivas dessa ferrovia eram de nr 10 e 11.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados Históricos

Mensagem por DadoDJ » 04 Jun 2012, 13:19

Linda imagem, Hugo !
Curiosamente, em algumas publicações, vejo o nome "Eduardo Quirino" no lugar de Eduardo Araújo.
Deve ser a mesma estação ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados Históricos

Mensagem por DadoDJ » 09 Jun 2012, 15:20

Eu sempre quis entender o traçado da EF Melhoramentos, quando teve seu comprimento aumentado até Ilha das Moças.
Hoje encontrei este documento, no Annuario Fluminense, de 1903. Podemos tentar traçar o percurso pela descrição do traçado abaixo:
Inauguração da extensão da EF Melhoramentos - Annuario Fluminense Edição 0003 Página 43 Ano de 1903 (Small).png
Aliás, tenho três observações e curiosidades sobre este prolongamento:

1-Tenho um documento que fala sobre a demolição de Ilha das Moças, acho que foi em 1917. Vou tentar encontra-lo. Inclusive preciso comunicar o Ralph, para retirar/corrigir as informações que enviei a ele sobre Ilha das Moças
2-Existe uma foto, super intrigante, que circula pela internet e acho que até saiu naquela coleção de fotos antigas da Folha de São Paulo:trata-se de uma imagem mostrando várias linhas cruzando o Canal do Mangue, mas em posição diferente da atual, em um ângulo diferente. Hugo, você talvez tenha esta imagem (aérea).
Minha pergunta é: será que era a EF Melhoramentos cruzando o Canal naquele trecho ?
3-Em vários documentos,cita-se uma estação entre Mangueira e Ilha das Moças, mas nunca vi o seu nome. Alguém saberia dizer ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dados Históricos

Mensagem por DadoDJ » 09 Jun 2012, 15:41

Ah ... achei !
A ordem de estações era:

1-Ilha das Moças
2-Alfredo Maia (provavelmente em posição diferente da época contemporânea)
3-Mangueira
(...)

Encontrei este documento abaixo, publicado no Jornal "Cidade do Rio", edição 0002, página 2, de 08 de janeiro de 1902:
Inauguração da extensão da EF Melhoramentos - Cidade do Rio Edição 0002 Página 2 Ano de 1902 (Medium).png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”