Dado e demais, bom dia.
Vi suas postagens.
Temos aerofotogrametrias de 1951 e sabemos que o ramal de Arará foi inaugurado em 1941. Tínhamos essa inauguração como sendo entrer 1939 (construção do viaduto) e 1942 (Inauguração da estação Arará).
Os documentos levantados até agora não detalham a ponto de termos certeza sobre a utilização de Herédia de Sá.
Baseado apenas NO QUE TEMOS, sabemos que até 1941, a estação de Herédia de Sá no trecho original da linha auxiliar pode ter sido utilizada, levando-se em consideração que durante as obras da inserção do ramal de Arará no novo trecho retilinizado, não houve a paralização do trecho antigo.
Temos a aerofotogrametria de 1951 que mostra o trecho curvilíneo e antigo já sem trilhos, porém parece que não há muito tempo.
Não sabemos se entre 1941 e 1951 houve duplicidade de tráfego nos 2 trechos e quando o original foi suprimido, mas uma vez suprimido, a estação original ficou isolada.
Imagino que aí, uma estação Herédia de Sá possa ter sido construída ou adaptada de uma casa, margeando uma das linhas de Arará (a mais interna), mas seria uma estação para os trens "macaquinhos", que até esse período também faziam parte da linha auxiliar. Não descarto a existência de um desvio QUE NÃO EXISTE MAIS NA AERO DE 1951, que permitisse que os trens da então métrica e não eletrificada, linha auxiliar, pudessem ingressar na linha mais interna de Arará e acessar a "NOVA HERÉDIA DE SÁ". Com o alargamento da bitola e consequente eletrificação da linha auxiliar, EU não acredito; é apenas uma opinião pessoal; que os altos e longos trens elétricos pudessem acessar uma estação acanhada. De acordo com as premissas acima, a estação original pode ter sido desativada entre 1939 e 1945 com probabilidade de ter sido até 1942. Para mim, nesse ponto Herédia de Sá passou a não fazer mais parte da linha auxiliar com a estação "NOVA", apesar de continuar entre Triagem e Vieira Fazenda. É o que penso.
A foto aérea de 1951 mostra que tal desvio não existia mais e que não existia uma estação grande de Herédia de Sá que pudéssemos ver. Se construíram uma estação para atender os trens elétricos depois de 1951, não sabemos, mas se aconteceu, teve vida efêmera, pois a aero de 1975 mostra que não.
Me lembro sobre uma reportagem sobre Eduardo Araújo, uma citação onde diz que os trens elétricos eram altos demais para a parada, provavelmente já abandonada.
Respondendo a sua pergunta, Dado, a aerofotogrametria que você postou foi a mesma que eu postei, pois seria muita coincidência, um comboio igual estar adentrando o mesmo desvio
Outra coisa é que no mapa "laranja" não daá para ver nada. Você teria que ampliar as fotos antes de postar e adicionar contrastes.
Para encerrar, as aerofotogrametrias de 1951 vieram acompanhadas de mapas. Provavelmente até o motivo da realização da foto aérea. Vou tentar resgatar esses mapas, mas pelo que me lembro, a estação não é citada, nem mesmo uma "NOVA".