EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça
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EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça
EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça
Partindo do esforço dos foristas Adenilson e DadoDJ em identificar a estação Maria da Graça, resolvi aproveitar o feriado para tirar mais fotos e fazer o thread da estação.
Foto 1:A estação é de 1928, e sofreu visível descaracterização:
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6:
Foto 7:
Foto 8:Ao lado da estação funciona uma oficina ferroviária:
Foto 9:
Foto 10:Olhando com atenção consegue-se ver as letras E.F quase apagadas:
Foto 11:Estrutura do telhado da estação:
Contribuições: Adenilson e Eduardo Moreira
Partindo do esforço dos foristas Adenilson e DadoDJ em identificar a estação Maria da Graça, resolvi aproveitar o feriado para tirar mais fotos e fazer o thread da estação.
Foto 1:A estação é de 1928, e sofreu visível descaracterização:
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6:
Foto 7:
Foto 8:Ao lado da estação funciona uma oficina ferroviária:
Foto 9:
Foto 10:Olhando com atenção consegue-se ver as letras E.F quase apagadas:
Foto 11:Estrutura do telhado da estação:
Contribuições: Adenilson e Eduardo Moreira
- DadoDJ
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Re: EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça
Show, Guilherme !
E melhor ainda pois você fez exatamente como penso que deve a padronizaão e nova organização do fórum: um tópico para cada estação !
Valeu !
E melhor ainda pois você fez exatamente como penso que deve a padronizaão e nova organização do fórum: um tópico para cada estação !
Valeu !
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- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
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Re: EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça
Guilherme.
Belas fotos e parabéns pela criação específica do tópico
De qualquer forma, vale aqui um resumo de tudo que já foi dito. O galpão não é a estação que foi descaracterizada e sim outra construção, que pelos cálculos feitos, teve uma de suas paredes coincidentes com a da estação original.
O galpão possui o dístico da E.F.C.B por ter sido utilizado pela ferrovia para fins de manutenção.
Resumidamente o que aconteceu foi o seguinte:
1) A estação original foi inaugurada no início de 1929 quando a linha auxiliar era dupla. Estranhamente não foi construída entre as linhas e sim com um lado voltado para a rua, no caso a Domingo de Magalhães e portanto, a segunda linha não atendia a estação.
Poucos anos depois, a plataforma dessa estação foi aumentada em comprimento.
2) Em data que ainda não temos, mas estimo final dos anos 30 ou início dos 40, foi construída do outro lado a plataforma da Rio D'ouro e Maria da Graça passou a ter 2 plataformas, não totalmente alinhadas, mas com a plataforma da Rio D'ouro discretamente antes da plataforma original da auxiliar, mas com a maior parte de ambas alinhada.
Não sei se nessa época, a auxilar já dispunha de 3 linhas, mas as plataformas eram bem separadas, pelo que vi nas fotos.
Essa plataforma da Rio D'ouro era adjacente a Rua Antônio de Freitas.
3) Também não sabemos a ordem dos fatos, mas a plataforma da Rio D'ouro foi desativada e foi construída uma moderna entre as linhas 1 e 2 de Maria da Graça. Nesse momento, talvez a estação original tenha sido demolida e o galpão construído.
4) Essa estação agora única, estaria apta a receber trens da auxiliar e Rio D'ouro, pois as linhas eram mistas e a ferrovia já estava eletrificada.
5) Nos anos 70, essa estação mais moderna foi demolida.
Conclusão: O galpão não foi a estação.
Belas fotos e parabéns pela criação específica do tópico
De qualquer forma, vale aqui um resumo de tudo que já foi dito. O galpão não é a estação que foi descaracterizada e sim outra construção, que pelos cálculos feitos, teve uma de suas paredes coincidentes com a da estação original.
O galpão possui o dístico da E.F.C.B por ter sido utilizado pela ferrovia para fins de manutenção.
Resumidamente o que aconteceu foi o seguinte:
1) A estação original foi inaugurada no início de 1929 quando a linha auxiliar era dupla. Estranhamente não foi construída entre as linhas e sim com um lado voltado para a rua, no caso a Domingo de Magalhães e portanto, a segunda linha não atendia a estação.
Poucos anos depois, a plataforma dessa estação foi aumentada em comprimento.
2) Em data que ainda não temos, mas estimo final dos anos 30 ou início dos 40, foi construída do outro lado a plataforma da Rio D'ouro e Maria da Graça passou a ter 2 plataformas, não totalmente alinhadas, mas com a plataforma da Rio D'ouro discretamente antes da plataforma original da auxiliar, mas com a maior parte de ambas alinhada.
Não sei se nessa época, a auxilar já dispunha de 3 linhas, mas as plataformas eram bem separadas, pelo que vi nas fotos.
Essa plataforma da Rio D'ouro era adjacente a Rua Antônio de Freitas.
3) Também não sabemos a ordem dos fatos, mas a plataforma da Rio D'ouro foi desativada e foi construída uma moderna entre as linhas 1 e 2 de Maria da Graça. Nesse momento, talvez a estação original tenha sido demolida e o galpão construído.
4) Essa estação agora única, estaria apta a receber trens da auxiliar e Rio D'ouro, pois as linhas eram mistas e a ferrovia já estava eletrificada.
5) Nos anos 70, essa estação mais moderna foi demolida.
Conclusão: O galpão não foi a estação.
- DadoDJ
- Administrador
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- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
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Re: EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça
Em um vídeo que postei hoje, gravado pelo Hugo Caramuru a bordo do Vera Cruz em 1982/1983, dá pra ver esta oficina de Maria da Graça, com uma espécie de recuo com vagões estacionados. Só não me lembro agora se dava pra ver a estação ... vou rever o vídeo.
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- Usuário Diamante
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- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça
Pessoal.
Só para complementar.
Eu e o Melekh estivemos no local e recebemos a informação de um senhor que deveria ter entre 50 e 60 anos, que há muito tempo a estação fora desativada e que a mesma era fora do eixo do galpão.
É claro que esse senhor não tinha idade para se lembrar da estação original, mas pela posição apontada pelo mesmo, a estação que ele deveria se lembrar seria a mais moderna, entre as linhas 1 e 2.
Ele também disse que o acesso a estação era por onde hoje é o portão cinza (vide foto 6 do Guilherme).
Esse acesso era meio restrito, uma vez que a construção do galpão deixou a estação meio isolada em relação a rua.
Chegamos a pedir para entrar no galpão, parcialmente ocupado por residências, mas ele desconversou e não deixou.
O galpão é muito maior que a estação, mas tenho suspeita que existe algum resquício da estação dentro do galpão.
A foto tirada pelo Guilherme por exemplo mostra que há algo que parece ser uma construção de alvenaria dentro do galpão.
Só para complementar.
Eu e o Melekh estivemos no local e recebemos a informação de um senhor que deveria ter entre 50 e 60 anos, que há muito tempo a estação fora desativada e que a mesma era fora do eixo do galpão.
É claro que esse senhor não tinha idade para se lembrar da estação original, mas pela posição apontada pelo mesmo, a estação que ele deveria se lembrar seria a mais moderna, entre as linhas 1 e 2.
Ele também disse que o acesso a estação era por onde hoje é o portão cinza (vide foto 6 do Guilherme).
Esse acesso era meio restrito, uma vez que a construção do galpão deixou a estação meio isolada em relação a rua.
Chegamos a pedir para entrar no galpão, parcialmente ocupado por residências, mas ele desconversou e não deixou.
O galpão é muito maior que a estação, mas tenho suspeita que existe algum resquício da estação dentro do galpão.
A foto tirada pelo Guilherme por exemplo mostra que há algo que parece ser uma construção de alvenaria dentro do galpão.
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- Usuário Diamante
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- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça
Dado.
Vi hoje o link disponibilizado dessa viagem do Hugo, que graças a ele, vai ser uma viagem de todos os colegas do fórum.
No trabalho não consigo ver o vídeo, mas em casa, a visualização do mesmo, de hoje não passa.
Vi hoje o link disponibilizado dessa viagem do Hugo, que graças a ele, vai ser uma viagem de todos os colegas do fórum.
No trabalho não consigo ver o vídeo, mas em casa, a visualização do mesmo, de hoje não passa.
DadoDJ escreveu:Em um vídeo que postei hoje, gravado pelo Hugo Caramuru a bordo do Vera Cruz em 1982/1983, dá pra ver esta oficina de Maria da Graça, com uma espécie de recuo com vagões estacionados. Só não me lembro agora se dava pra ver a estação ... vou rever o vídeo.
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Re: Renasce a Leopoldina - Década de 1950
VEJA ABAIXO O MAPA DE HOJE E ANTES
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Renasce a Leopoldina - Década de 1950
CASA DESCRITA COMO FOTO1,2,3,4
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Re: Renasce a Leopoldina - Década de 1950
OUTRA FOTO
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Re: Renasce a Leopoldina - Década de 1950
OUTRA FOTO2
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