E.F.Norte

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 27 Fev 2012, 22:33

LINHA DO NORTE: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina.

O trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em meados dos anos 1960. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.


Portanto convido a todos para postarem aqui quaisquer informações sobre seu histórico e estações.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 27 Fev 2012, 22:39

Para inaugurar esse tópico, nada melhor que abordarmos a sua estação inicial por muitos anos, que foi a estação de São Francisco Xavier.
Conforme escrito no prefácio, a baldeação para a estação homônima da linha do centro foi extinta nos anos 20 com a extensão da linha até o centro da cidade onde por muitos anos seus trens passaram a sair da Estação Barão de Mauá.

Segue abaixo postagem que fiz hoje no site TGVBR mostrando fotos e assuntos reveladores sobre a estação inicial de São Francisco Xavier.

Pessoal,
Agora de férias vou postar algumas coisas no mínimo interessantes.
Há um tempo atrás os foristas Melekh, Dado, Eu, Amaral e Anderson debatemos por um tempo como seria o sistema envolvendo as estações São Francisco Xavier da linha do centro e da E.F.Norte.

O forista Melekh postou a foto abaixo, de 1908, e depois levantou a possibilidade da estação de madeira ser da E.F.Norte.
Na época eu disse que essa deveria ser a estação original da linha do centro, pois o prédio na foto de 1908 é de madeira e relatórios antigos mostram que algumas estações da linha do centro eram originalmente de madeira, mas isso não seria o suficiente para dar o veredito, pois muitas estações que não eram da linha do centro, também originalmente eram de madeira.
A minha opinião na época deveu-se à posição dos trilhos e dos morros ao fundo em comparação à foto que eu tinha e não podia postar na época.
Veja a foto abaixo e logo abaixo da foto, em vermelho, algumas perguntas indagadas na época e filtradas por mim para o raciocínio não se estender muito.

Imagem

Será que no início as duas ferrovias compartilhavam a mesma estaçao e depois se separaram?

Não podemos esquecer que a altual estação da EFCB de 1928 é nova e que a antiga teria sido destruida por usuarios revoltados, após um horrendo desastre ocorrido em sua plataforma.

Eu disse que tinha uma foto reveladora mostrando que a foto acima era da linha do centro, pois posuia uma foto da estação mais modernizada e com um belo prédio.
Após negociações positivas com o Museu da Imagem e do Som, vou começar a postar essas fotos.
Reparem que há 4 linhas e a distribuição da plataforma em relação aos trilhos era exatamente como hoje.
Estimo que a foto seja do final dos anos 10 ou iniciozinho dos anos 20.
Sobre uma das indagações em vermelho acima, retifico que a estação São Francisco Xavier não é de 1928. Nesse ano foi inaugurada a passagem subterrânea e na foto abaixo, a mesma ainda não existia, sendo o acesso pelos trilhos.
A estação de S.F.Xavier é uma das mais antigas da linha do centro, tendo sido construída em 1861.

Imagem

Nessa semana fui surpreendido com uma foto abaixo, postada no site Estações Ferroviárias tendo como referência a estação São Francisco Xavier da linha da E.F.Norte em 1909.

Imagem

Tudo indica que seja mesmo a estação. Prédio pequeno como mostram os mapas. Parei para analisar o possível ângulo e consultei os mapas mais abaixo, sendo um de 1910 e outro aproximadamente da mesma época, sendo este da SMU e comparei com as fotos acima.
Vejam e reparem que o prédio é pequeno como mostram os mapas abaixo, mas a plataforma parece comprida. Há um aglomerado de gente sobre a plataforma, uma composição ferroviária aparentemente parada e os carros estacionados estão em um acesso da rua que forma um triângulo se comparado com a plataforma e a base da foto.
Reparem especiamente no frisado da lateral da plataforma, mostrando que parecia haver madeira na mesma com estacas de contenção para terra compactada e comparem esse mesmo frisado com a foto que postei dos anos 10 ou 20 onde há 4 pessoas caminhando.



Imagem

Imagem

Analisei tudo, inclusive no mapa de 1910 e da SMU.Vejam acima a posição da plataforma em relação aos trilhos e um desvio em forma de arco na planta da SMU.

Agora vejam abaixo no detalhe se ao lado da plataforma com contenção frisada não parece haver um trilho que se encerra ali e um desvio?

Imagem

Conclusão:
1) A foto de 1908 postada pelo Melekh é da estação da linha do centro e é o mesmo prédio da foto que postei, porém no caso da minha foto, talvez uns 10 anos depois.
2) As plataformas não eram ligadas, pois havia o 4º trilho atrás da maior plataforma da estação da linha do centro.
3) O prédio da estação da E.F.Norte era pequeno, mas a sua plataforma era comprida, não tendo sido representada nos mapas. Parece que ela iria até quase o que futuramente seria a continuação da Rua Santos Melo.
4) Comparando os mapas, concluí que a foto de 1909 da E.F.norte mostra que o fotógrafo estava de costas para S.F.Xavier (linha do centro) e de frente para a Melhoramentos onde havia a junção das linhas.
5) Os carros estavam estacionados mais ou menos onde na foto que postei dos anos 10 ou 20, há um homem alto com um guarda chuva, acompanhado de uma senhora baixinha.
6) Se eu estiver certo, na foto de 1909; mas ao fundo e sem definição devido ao mato; após o pequeno prédio da estação deve haver uma curva para a esquerda da foto para o encontro dessa linha com a Melhoramentos.
7) A casa do Paint Ball não era a estação de São Francisco Xavier, nem da E.F.Norte, muito menos da linha do centro, mas podendo ter pertencido à ferrovia.Não dá para concluir se em 1909 ela tinha sido contruída. A foto de 1908 também não tem ângulo para mostrar isso.
8) A casa do Paint Ball não aparece na foto de 1909, mas isso pode se explicar pelo fato da mesma poder estar fora da abrangência da foto no canto inferior a direita, porém na foto do final dos anos 10 que postei, a mesma já aparece.

O que vcs acham disso tudo?
Aguardo opiniões e dúvidas, se surgirem
Editado pela última vez por Adenilson em 28 Fev 2012, 08:23, em um total de 4 vezes.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 27 Fev 2012, 22:52

A-D-E-N-I-L-S-O-N !
app app app app
Se o ano realmente começa após o Carnaval (Brasil-sil-sil <o> ) o ano de 2012 começou com tudo !
Estou simplesmente sem palavras. Muito surpreso e feliz com o acervo disponibilizado, as imagens do MIS estão em ótima resolução. Sem brincadeira, e falando o mais sério que posso: quando vi a foto que você postou até meus pulmões sentiram o ar mais puro do que realmente é onde estou digitando este texto. Ver aquele cenário me remeteu à época, me senti maravilhado e ao mesmo tempo muito feliz ! Foi sem dúvida uma gratíssima surpresa !
app
Em relação à sugestões e opiniões sobre a imagem e suas conclusões, no momento não poderei opinar ... não só pela falta de tempo e cabeça para pensar agora (estou no intervalo dos meus estudos de faculdade), mas também porque estou até agora de queixo caído !
Qual o direito que temos de uso em relação às imagens que são adqüiridas no MIS ? E as limitações ?
Amanhã entrarei com mais calma aqui e analisarei pixel por pixel, letra por letra, deste tópico !
okk
Parabéns pela pesquisa, cara !
Você é show !
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por Luiz Eduardo » 27 Fev 2012, 22:58

Adenílson, parabéns por disponibilizar tais arquivos.

Bom, agora vou me sentar e ver as aulas dos mestres. Nada mais justo, pois sei muito pouco sobre a E.F do Norte. E sei que desse mato irá sair muito coelho.

E você aparece num momento importante aqui no fórum, pois estamos fazendo várias descobertas. Agora surgiu mais um ramal para pesquisarmos (Japeri x Escola de Agronomia) e muito provavelmente explorarmos em campo.

Vamos que vamos!!!
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 27 Fev 2012, 23:14

Fala Dado, beleza?
Antes de tudo muito obrigado. Um bom elogio de qualquer colega aqui do fórum já compensa o trabalho que dá editar um raciocínio em cima de um mosaico de fotos e de explanações postadas em diferentes épocas.
Para ser sincero, as negociações com o MIS avançaram depois que tive lá pela segunda vez ao solicitar uma nova remessa de fotos.
A moça lá é gente boa, tem jogo de cintura, mas os termos de utilização são claros.

Eu assinei um termo que as fotos seriam utilizadas no fórum. É claro que eles sabem que a partir daí, qualquer pessoa pode tê-las ao copiar.
Não é permitido qualquer tipo de utilização excludente a do termo assinado, muito menos a obtenção de favorecimento financeiro.

Mas é melhor você fazer uma reserva de ar para os pulmões :D , pois vem mais por aí.

Sempre fiz questão de dizer que a minha NÃO disponibilização das fotos anteriormente era algo fora do meu alcance e não uma filtragem de informação, mas agora as coisas ficaram mais acessíveis.

Amanhã (ter) será a minha negociação com o pessoal do AGCRJ. Com todo respeito a mim mesmo, vou me sentir aquela dançarina do flash dance com aquela equipe toda me olhando, pois o pessoal lá é bem mais rigoroso.

Se discordares de algo que indaguei, não hesite em explanar isso. Estaremos aqui em pró da correta conclusão.

Um abraço. okk

Abraço

DadoDJ escreveu:A-D-E-N-I-L-S-O-N !
app app app app
Se o ano realmente começa após o Carnaval (Brasil-sil-sil <o> ) o ano de 2012 começou com tudo !
Estou simplesmente sem palavras. Muito surpreso e feliz com o acervo disponibilizado, as imagens do MIS estão em ótima resolução. Sem brincadeira, e falando o mais sério que posso: quando vi a foto que você postou até meus pulmões sentiram o ar mais puro do que realmente é onde estou digitando este texto. Ver aquele cenário me remeteu à época, me senti maravilhado e ao mesmo tempo muito feliz ! Foi sem dúvida uma gratíssima surpresa !
app
Em relação à sugestões e opiniões sobre a imagem e suas conclusões, no momento não poderei opinar ... não só pela falta de tempo e cabeça para pensar agora (estou no intervalo dos meus estudos de faculdade), mas também porque estou até agora de queixo caído !
Qual o direito que temos de uso em relação às imagens que são adqüiridas no MIS ? E as limitações ?
Amanhã entrarei com mais calma aqui e analisarei pixel por pixel, letra por letra, deste tópico !
okk
Parabéns pela pesquisa, cara !
Você é show !
:Y:

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 27 Fev 2012, 23:19

Eduardo, tudo bem?
Eu estive fora muitos dias, mas consegui acessar o fórum para leitura onde estive e hoje ao voltar me deparei com essa verdadeira descoberta de vocês.
Vou ler mais sobre o assunto e pesquisar, mas já declinando, com todo o respeito o título de mestre, vou pesquisar mais sobre o assunto, pois não tenho muito conhecimento daquela região.
De qualquer forma, parabenizo o Paulo, você e o Dado pelas descobertas, conclusões parciais e posts.
Vou me juntar no coro que vcs já emitiram e brindaram :beer: :beer: : Mais um ramal para pesquisar. app
Luiz Eduardo escreveu:Adenílson, parabéns por disponibilizar tais arquivos.

Bom, agora vou me sentar e ver as aulas dos mestres. Nada mais justo, pois sei muito pouco sobre a E.F do Norte. E sei que desse mato irá sair muito coelho.

E você aparece num momento importante aqui no fórum, pois estamos fazendo várias descobertas. Agora surgiu mais um ramal para pesquisarmos (Japeri x Escola de Agronomia) e muito provavelmente explorarmos em campo.

Vamos que vamos!!!

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 28 Fev 2012, 09:31

Aproveitando o calor da repercussão do post de ontem a noite, venho expor um mistério.

Reparem a foto abaixo, a qual nomeei, estação não identificada. Postei aqui na E.F.Norte por ser a mais provável ferrovia dessa foto, mas não descartaria a Melhoramentos.
Uma vez identificada, a foto irá para o local certo.

Algumas conclusões, eu já cheguei.

1) A foto é próxima ao bairro da Mangueira ou imediações de 2Km. Digo isso, pois vejo bem alto a frente e portanto, perto, o maciço do Sumaré, indicando também que o fotógrafo Augusto Malta estava
de frente para o centro da cidade.
2) Apesar de ilegível para ler, o nome da estação parece um nome curto no dístico, descartando para mim, Bonsucesso por exemplo, que na época, era identificada como Bonsucesso do Rio.
3) Não vejo qualquer possibiidade de ser a Rio D'ouro ou linha do centro, devido às 2 linhas métricas.
4) Descarto a possibilidade de ser Herédia de Sá ou Vieira Fazenda, pois além do ângulo em relação ao Sumaré estar muito frontal para ser as duas, o trecho da foto é reto e essas duas estações estão em trechos sinuosos.
5) Concluí que poderia ser Amorim, apesar de diferente da estação original disponível no livro do Hélio Suevo, a qual enviei para o site estações ferroviárias. Nada descartaria a possibilidade da estação ter sido modificada
nesse meio tempo.
6) Mas se fo(r) (sse) Amorim, que viaduto misterioso é esse acima da foto? Amorim era e é em trecho plano!!!
Em pesquisas minhas (depois vou postar isso), verifiquei que era possível trafegar de bonde pela Rua Ana Neri a partir do Rocha, seguir direto, sem entrar na atual Licíno Cardoso e "cruzar" com a E.F.Norte e Melhoramentos,
pois deveria haver um viaduto, mas cadê as catenárias da rede dos bondes? Parece haver uns vagonetes sobre o viaduto.
7) Cheguei a pensar que fosse a estação Silva e Souza, mas acho que a mesma já estava extinta em 1930. Vi o outro lado da foto no MIS e o trecho era reto. Se fosse Silva e Souza, haveria curva mais atrás do fotógrafo. Essa foto que mostra o outro lado, eu não tenho, mas vi.
8) Triagem (a estação seguinte-sentido Caxias), estaria também em trecho sinuoso.

O fato é que fiquei em uma sinuca de bico. Vejam a foto e dêem os seus palpites.

Abraços.

Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 28 Fev 2012, 15:04

Caramba, que mistério ...
Adenilson, todas as suas conclusões estão corretas, inclusive complemento uma delas que seria em relação à linha de bondes da Rua Ana Neri: os bondes cruzavam em nível com a ferrovia, aliás devia ser muito interessante, e perigoso, este cruzamento.
Estou meio chateado porque estou vendo as fotos mas não pude ainda opinar com mais calma em relação ao valoroso material que vem postado aqui no fórum, o movimento aqui no serviço está forte e não consigo parar dois minutos !
Mas estou 100% tranqüilo que vamos desvendar este mistério muito em breve, em relação a esta segunda foto. Já tenho algumas sugestões e palpites, mais tarde vou tentar entrar aqui e escrever o que penso.
Parabéns novamente pelo material, Adenilson ! Só tenho a agradecer e comemorar sua presença, participação no fórum e parceria junto aos demais membros, inclusive eu.
"Grande Adenilson" !
^^ Isso vai virar um bordão ...
hehehehehehe :D
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 28 Fev 2012, 15:19

Uma pista boa, ou por onde seria bom começar, era por pesquisar fotos antigas de viadutos.
Vendo a foto, eu cheguei a pensar que o viaduto fosse da Av.das Bandeiras (atualmente Av.Brasil) sobre a linha do Norte, na altura de Parada de Lucas. A estação seria então, simplesmente, Lucas, pelo o que o dístico sugere por ter nome curto.
Entretanto, a passagem superior da Av.Brasil é bem mais extensa do que este "viadutinho".
Tenho outros palpites, este eu praticamente descarto. Depois falarei mais.

Obs.: Adenilson, não vejo o Sumaré a frente. Quer dizer, vejo lá bem ao fundo uma elevação, mas não identifiquei como sendo o Sumaré ...
Verei com mais calma depois ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 28 Fev 2012, 15:59

Adenilson, parece muito ser o viaduto Ana Neri mesmo, só não sei qual estação aparece ao fundo.
Estive dando uma rápida olhada no portal Augusto Malta e tem 3 imagens do viaduto Ana Neri. Me parece que tem uma estação no mesmo estilo da imagem que você postou. Veja abaixo:
Imagem
Imagem
Imagem
^^ As fotos acima são da década de 1940 (acho que é de 1946). O que pode ter acontecido é que construiram o viaduto com suas fundações apoiadas na rocha como aparece na foto que você postou, primeiramente; e depois alargaram o corte na rocha, fazendo obras de contenção e revestimento, como aparece nas 3 imagens do Portal Augusto Malta.
O que acha ? Uma coisa que ainda está "pegando" são os supostos vagonetes sobre o viaduto, mas poderiam ser placas ou tapumes também, será ?
Ainda há outras possibilidades que estou pensando ... depois eu continuo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Leopoldina”