E.F.Norte

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por Luiz Eduardo » 21 Abr 2012, 22:01

^^ Dado e Adenílson, surpresa geral. Uma pergunta: a estação atual fica onde ficava a antiga? Digo isso pois tenho uma suspeita de onde possa ter sido esse ramal circular. Falta apenas saber se a distância bate.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por Luiz Eduardo » 21 Abr 2012, 22:30

Achei essa página que cita algumas coisas sobre a Linha do Norte.

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/169 ... -1909-pg-2
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Norte

Mensagem por Melekh » 22 Abr 2012, 15:52

Pessoal,



Vou comentar as postagens, mas antes quero postar fotos de uma construção que acredito, tenha sido de alguma estação entre Penha e Olaria, vejamos;


Imagem

Mapa do Local.


Imagem

Imagem

Imagem


Imagem


Imagem



Agora vejam a mesma casa onde está marcado o circulo vermelho.


Imagem


Imagem



Vejam também uma plataforma com pessoas, seria uma estação? Qual?

Imagem

Imagem


O que voces podem dizer?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 22 Abr 2012, 17:18

Grande Melekh !
Esta casa é realmente intrigante !
Eu reparei outra coisa, que vocês podem ver facilmente: na imagem de satélite e em fotos do Última Hora, há uma falha, um "dente" no muro da ferrovia, logo antes do antigo cruzamento das ferrovias, onde hoje existe uma passarela. Isso reforça, mas não confirma, que uma linha da EF do Norte "entrava" direto no ramal de Maria Angu.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Norte

Mensagem por Francisco Amaral » 24 Abr 2012, 00:58

Dado, eu sempre me baseei naquele dente para deduzir que a EF Note entrava direto no ramal de Maria Angu. No tópico da EFRdO, e só tentei entender a possível existencia do desvio citado pelo ex-funcionario da RFFSA, mas nunca acreditei nele.


Sobre as fotos, em teoria, aquele deveria ser a Estação da Penha, mas aí a tal casa estaria mais perto da da estação do que atualmente. Seria outra casa, ou seria apenas efeito da foto, em que a estação pareceria mais perto da casa do que realemnete era?

E sendo efeito da foto, vejam bem ao lado da locomotiva a diesel que aparece na foto, uma entrada no muro. Pela ordem das construções, ali seria a antiga entrada para o ramal de Maria Angu, onde a EFRdO cruzava com a EF Norte e onde hava uma passagem de nível para pedestres.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 24 Abr 2012, 09:54

Pessoal,
Analisando a foto assinalada pelo Melekh mostrando um comparativo de uma casa assinalada por ele na foto em preto e branco e uma casa atual, concordo com o Amaral.
Penso não ser a mesma casa.
Realmente a casa da foto antiga parece estar muito mais próxima a estação e imagino não ser apenas efeito da foto.
Aquela casa da foto antiga deveria estar aproximadamente na altura da Rua Patagônia.

Outra coisa é que a lateral da casa atual mostra uma série de portas, as quais parecem ser originais. Na foto antiga, vejo apenas duas (podendo ser portas e/ou janelas). Me refiro a lateral da fachada, ou seja, a aresta paralela à ferrovia.

Se eu entendi vocês estão levantando a possibilidade daquele ramal da foto antiga ser o da ligação com o ramal de Maria Angú?

Bom. Se for isso, para mim, o raio da curva estaria fechado demais para aproveitar o traçado do ramal de Maria Angú, a não ser que essa curva tomasse parte do loteamento entre as ruas Jequiriçá e Tenente Araquém Batista para que o raio fosse maior de forma à tangenciar o ramal de Maria Angú de forma adequada.

Outra coisa é que o relatório autorizando a ligação é de 1909. A E.F.Norte era singela nesse período, então temos que raciocinar em cima de 2 linhas singelas e métricas (Uma do ramal de Maria Angú e outra da E.F.Norte), esquecendo o número de linhas atuais.
Aliás na foto em preto e branco, a E.F.Norte ainda tinha bitola métrica.

Será que tentando descobrir qual a linha pioneira singela de todas as métricas (até os anos 60) da E.F.norte conseguiremos estimar com mais precisão o ponto dessa interligação?

Amaral: Analisado melhor as comparações dos PAA's que vc postou, acho que entendi a referência da ponte apontada por você, mostrando que um PAA era praticamente igual ao outro, porém um mostrando a ferrovia e outro não.
Seria essa ponte uma diminuta ponte a que passa sobre a Rua Engenheiro Francisco Passos sobre um córrego que passa ali?

De qualquer forma ainda mantenho ainda a opinião que esse desvio deveria ter uma outra finalidade diferente da uma estação.

Dado: Você tinha indagado sobre o termo supressão da linha se referir a uma desativação e/ou remoção dos trilhos.
Na minha opinião, acho que o fato de texto citar que a partir daquele momento, a Rio D'ouro passava a ter 116 Km de linhas, foi porquê houve mudança na quilometragem e portanto, remoção dos trilhos.
É o que parece a princípio. okk

As pesquisas continuam

Francisco Amaral escreveu:Dado, eu sempre me baseei naquele dente para deduzir que a EF Note entrava direto no ramal de Maria Angu. No tópico da EFRdO, e só tentei entender a possível existencia do desvio citado pelo ex-funcionario da RFFSA, mas nunca acreditei nele.


Sobre as fotos, em teoria, aquele deveria ser a Estação da Penha, mas aí a tal casa estaria mais perto da da estação do que atualmente. Seria outra casa, ou seria apenas efeito da foto, em que a estação pareceria mais perto da casa do que realemnete era?

E sendo efeito da foto, vejam bem ao lado da locomotiva a diesel que aparece na foto, uma entrada no muro. Pela ordem das construções, ali seria a antiga entrada para o ramal de Maria Angu, onde a EFRdO cruzava com a EF Norte e onde hava uma passagem de nível para pedestres.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Norte

Mensagem por Francisco Amaral » 24 Abr 2012, 11:05

Adenilson escreveu: Amaral: Analisado melhor as comparações dos PAA's que vc postou, acho que entendi a referência da ponte apontada por você, mostrando que um PAA era praticamente igual ao outro, porém um mostrando a ferrovia e outro não.
Seria essa ponte uma diminuta ponte a que passa sobre a Rua Engenheiro Francisco Passos sobre um córrego que passa ali?
Adenilson, o corrego seria esse mesmo, o que passa na Rua Eng. Francisco Passos, mas hoje totalmente canalizado após essa. Naquela época, possivelmente ele era totalmente aberto e a Av. Bras de Pina passava sobre ele através desta ponte mostrada no PAA.

Uma aerografia daquela área daria uma boa noção de distribuição geográfica.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 24 Abr 2012, 15:02

Adenilson escreveu: (...)
Dado: Você tinha indagado sobre o termo supressão da linha se referir a uma desativação e/ou remoção dos trilhos.
Na minha opinião, acho que o fato de texto citar que a partir daquele momento, a Rio D'ouro passava a ter 116 Km de linhas, foi porquê houve mudança na quilometragem e portanto, remoção dos trilhos.
É o que parece a princípio. okk
(...)
Nem sempre, por isso minha dúvida. Por exemplo, em vários documentos antigos fala-se mais ou menos o seguinte:

Extensão das linhas até data xxxx:

xxx,xx km

Não contando os 6,xxx do ramal x, que está em operação para o fornecimento de água


Ou então:

Extensão das linhas até data xxxx:

xxx,xx km

Não contando os xx,xxx kms em comum tráfego com a Linha Auxiliar


Nestes casos, sabemos que as linhas não foram arrancadas, tendo o tráfego interrompido. Apenas não estavam sendo contadas na quilometragem geral para o transporte de passageiros, ou então pertencia a outra companhia.

Nesse caso, ficamos sem saber ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 12 Mai 2012, 18:21

Diário Oficial da União (DOU) de 05 de outubro de 1909, com o pedido feito pela EF Leopoldina para ligar a sua linha da EF do Norte ao Ramal da Penha da EFRdO:

Imagem

okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Norte

Mensagem por Melekh » 13 Mai 2012, 23:26

Companheiros,


O Adenilson e o Amaral concordaram em que a casa assinalada na foto em preto e branco e a casa que fotografei, próxima a Estação da Penha da E.F do Norte, não são as mesmas.

O Adenilson cita que a lateral da casa atual mostra uma série de portas, as quais parecem ser originais e na foto antiga, apenas duas (podendo ser portas e/ou janelas) na lateral da fachada, ou seja, a aresta paralela à ferrovia.

Logo se baseando no relatório que o Dado coloca aqui, Diário Oficial da União (DOU) de 05 de outubro de 1909, com o pedido feito pela EF Leopoldina para ligar a sua linha da EF do Norte ao Ramal da Penha da EFRD, com o objetivo de extrair pedra britada da Pedreira de Irajá, logo fico pensando que na realidade esta casa poderia ser aquela de 1898 na qual fotografei e citei, baseando-me nas informações do Antigo Funcionário da RFFSA, a provável Estação da Penha da E.F.R.D.

Em tempo: a postagem do Dado, deste (DOU) de 05 de outubro de 1909, deveria estar no Ramal da Penha da E.F.R.D., tendo em vista que a ligação se faria no sentido Vicente de Carvalho, via Pedreira de Irajá, e não do Ramal do Matadouro da mesma E.F.R.D. que não é o mesmo da E.F. do Norte.

Em tempo II: O Ramal do Matadouro não sai da E.F. do Norte pelo mesmo lugar do Ramal da Penha da E.F.R.D, pois o desta ferrovia se encontra em outro local.

Responder

Voltar para “EF Leopoldina”