Parada Bemfica [EF do Norte]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por DadoDJ » 26 Jun 2013, 22:29

Tópico para postagem de informações, dados, documentos e imagens sobre a Parada Bemfica, situada na Estrada de Ferro do Norte, posteriormente encampada pela EF Leopoldina.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por DadoDJ » 26 Jun 2013, 22:48

Abaixo postarei algumas imagens e informações encontradas sobre a Parada Bemfica, e o homônimo bairro e arredores:
Intendência Divisionária de subsistência da 1a. Divisão Militar - Revista da Semana (1922).jpg
^^ Na imagem acima, publicada em 1922 nota-se inclusive esboços de linhas Ferroviárias dentro do terreno. Será que elas foram implementadas ?
Também notei algumas inscrições, detalhando partes do projeto, mas estão ilegíveis, infelizmente ...
A Parada Bemfica ficaria do lado direito, mas a imagem não chega a exibir o local.
Vejam abaixo a mesma área, com imagens de satélite atuais:
Benfica - Dias atuais.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por DadoDJ » 26 Jun 2013, 23:45

Imagem publicada em 10 de abril de 1943, mostrando a construção da Cooperativa de Leite (CCPL) e o trecho da EF do Norte próximo ao local onde ficava a antiqüíssima Parada Bemfica:
CCPL - Revista da Semana (10-04-1943).jpg
E abaixo, uma planta da Secretaria Municipal de Urbanismo, já vista por muitos de nós anteriormente, que indica a Parada Bemfica já como abandonada no ano de 1911 !
PAA 441.jpg
O mesmo trecho acima, com destaque para a Parada:
SMU PAA 448 detalhe.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por DadoDJ » 27 Jun 2013, 00:08

E abaixo o que pode ser o mais antigo registro sobre a obscura e misteriosa parada ferroviária: um anúncio publicado no dia 01 de agosto de 1899 no Jornal do Brasil, falando sobre a venda de terrenos em frente à parada:
Vende-se terrenos em frente à Parada Bemfica - Jornal do Brasil 01-08-1899.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por Adenilson » 27 Jun 2013, 11:57

Dado. Eu tive a impressão que essa área do exército se trata de fato do DSup, que operou até pouco tempo e que cedeu o seu espaço para obras do PAC.
Pela foto que vc postou invertida, esse espaço seria do lado onde existia o prédio da CCPL, mas a geometria do quarteirão ficou mais familiar para mim conforme abaixo. okk
DSUP.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por Adenilson » 27 Jun 2013, 12:03

Dado. A obscura parada Benfica realmente é um mistério, mas vou postar a foto aqui que já postei há um tempo atrás.
Eu circundei uma estrutura que parece em ruínas exatamente onde era a parada. Mais ao fundo, há uma cabine de sinalização e entre a estrutura e a cabine, a E.F.Norte. okk
Cópia de Suburbana1929.JPG
DadoDJ escreveu:E abaixo o que pode ser o mais antigo registro sobre a obscura e misteriosa parada ferroviária: um anúncio publicado no dia 01 de agosto de 1899 no Jornal do Brasil, falando sobre a venda de terrenos em frente à parada:
Vende-se terrenos em frente à Parada Bemfica - Jornal do Brasil 01-08-1899.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por DadoDJ » 27 Jun 2013, 14:44

Adenilson, eu vi inclusive uma citação, acho que em um texto do jornal "O Paiz", falando que a Parada Bemfica ficava "exatamente onde hoje em dia" (a matéria é da década de 1940 ou 1950) "a linha de bondes para a Penha cruza com a EF Leopoldina".

Será que a linha de bondes foi o fatopr para demolição da parada ?

Ah, e sobre o terreno do DSup, eu postei a imagem de satélite errada. Ainda bem que você, com a sua perícia de sempre, percebeu e postou o que eu quis dizer. A área é essa postada por você, certamente !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por Adenilson » 01 Jul 2013, 14:51

Dado.
Essa linha de bondes devia passar pela "Suburbana" e ir até a "Democráticos".
Penso que essa referência era exatamente onde está estacionado o simpático calhambeque na foto. Repare que há 2 linhas de bonde. Uma delas deve estar ocupando o leito da Rio D'ouro. okk


DadoDJ escreveu:Adenilson, eu vi inclusive uma citação, acho que em um texto do jornal "O Paiz", falando que a Parada Bemfica ficava "exatamente onde hoje em dia" (a matéria é da década de 1940 ou 1950) "a linha de bondes para a Penha cruza com a EF Leopoldina".

Será que a linha de bondes foi o fatopr para demolição da parada ?

Ah, e sobre o terreno do DSup, eu postei a imagem de satélite errada. Ainda bem que você, com a sua perícia de sempre, percebeu e postou o que eu quis dizer. A área é essa postada por você, certamente !
okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por DadoDJ » 02 Jul 2013, 00:00

Adenilson, esta (fantástica) imagem que você postou, a última, onde aparece uma cabine, foi tirada em qual sentido ?
O fotógrafo estaria onde, aproximadamente ?
Estou pensando em uma coisa aqui ... uma polêmica antiga hehehehe.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por Adenilson » 02 Jul 2013, 01:19

Dado. Aqui na madrugada, pois amanhã viajo a trabalho, porém mais tarde. Pode ser que não tenha acesso a internet durante a semana.
Você se lembra da aerofotografia de 1928 onde aparece essa cabine?
Pois é, digo que a estrutura um pouco a frente dela pode ter pertencido a parada Benfica, pois tudo bate.
O fotógrafo está de costas para o bairro de Benfica e de frente para a extinta Praia Pequena, em 1929.
Baseando o ângulo na E.F.Norte, a parada Amorim estaria para a direita e Triagem para a esquerda.
Tomara que eu tenha dirimido a sua dúvida. okk

DadoDJ escreveu:Adenilson, esta (fantástica) imagem que você postou, a última, onde aparece uma cabine, foi tirada em qual sentido ?
O fotógrafo estaria onde, aproximadamente ?
Estou pensando em uma coisa aqui ... uma polêmica antiga hehehehe.

Responder

Voltar para “EF Leopoldina”