Parada Bemfica [EF do Norte]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por DadoDJ » 02 Jul 2013, 11:58

Adenilson, não estou vendo duas linhas de bonde na imagem.
Até devido ao sustendador da rede aérea, ela ele vai até a metade da rua ... e parece que há uma linha apenas no meio da rua mesmo.
Para mim, a outra marca, do lado esquerdo da via, é de pneu de veículos.
Bem, tudo isso para dizer o seguinte. Será que a linha de bonde que aparece na imagem, isso se for linha singela mesmo, ocupou a linha da Rio d'Ouro após a erradicação da linha original que vinha do Caju ?
Ou então será que ... a linha da EFRO passava na Rua Araruá, como polemizamos há tempos atrás ? Ou, outra possibilidade: será que tinha espaço para as duas linhas juntas ?

Tudo bem, temos que levar em conta o ano da imagem, feita alguns anos após a erradicação ... mas temos que pensar e avaliar quando a linha de bondes foi implantada (acho que já vimos essa informação antes) para apurarmos as possibilidades.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por Adenilson » 04 Jul 2013, 15:53

Dado. Depois vou te responder melhor essa pergunta, mas bem observado. Eu não tinha reparado a rede aérea e a princípio parece mesmo que há 1 trilho no meio, apesar do espaço entre os trilhos parecer grande. Eu já postei aqui uma imagem aérea de 1928 que parece mostrar 2 comboios de bonde (se lembra?) em linhas diferentes sugerindo 2 linhas de bonde.
Estou em uma lan-house em me restam 3 minutos, mas vou procurar essa foto quando voltar.
Outra coisa é que também já postei uma foto das proximidades de Praia Pequena que mostra as linhas de bonde no local.
Baseado na foto de 1910, acredito que os bondes não avançavam na "Suburbana" além da Rua do Jockey na época da Rio D'ouro, além do fato da mudança de lado em vários trecho da ferrovia dificultar a "convivência" com uma linha bonde, pois acredito que não tinha espaço para a ferrovia e mais 2 linhas.
Sendo assim, acredito e é um palpite, que a ferrovia naquele trecho foi substituída pela linha de bonde, não havendo tráfego mútuo. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por Adenilson » 06 Jul 2013, 00:30

Dado e demais foristas.

Eu queria postar a aerofotogrametria abaixo de novo para esclarecer de vez a dúvida do ângulo da foto de 1929 e levantar uma polêmica.
Veja a foto que postei de Benfica de 1929 e a foto aérea abaixo de 1928.

O círculo azul representa aproximadamente o local de onde foi batida a foto de 1929, a seta bege representa a possível ruína da parada Benfica envolta por um círculo amarelo na foto de 1929 e a seta vermelha representa a cabine.
Agora segue a polêmica, vejam como parece haver comboios, provavelmente de bonde, dos 2 lados da "Suburbana".
Eu me lembro que você levantou a possibilidade de ter havido superposição de fotos em momentos diferentes, mas de qualquer forma, os comboios parecem trafegar em lados diferentes da rua.
Benfica.1928..jpg
Sobre o ano de implementação das linhas de bonde, eu arriscaria dizer que foi depois da erradicação da Rio D'ouro naquele trecho.
O único local da região que observei em fotos e mapas que houve uma possível coincidência de datas da existência da linha e férrea e bondes foi no trecho da "Suburbana" entre a atual Rua José Bonifácio e o caminho dos Pilares (na época).

Sobre a parada Benfica e baseando-me no mapa da SMU, parece que sua plataforma, caso tenha havido uma, adentrava um pouco pela "Suburbana".
Não acredito que a parada tenha sido demolida ou suprimida devido aos bondes, mas para mim, uma causa provável seria a duplicação da E.F.Norte. Um dos trilhos poderia ocupar parte de uma plataforma ou alpendre.
Temos que saber qual o lado da linha que foi acrescentada.
Sobre a cabine, a mesma pode ter sido criada, quem sabe até na inauguração da E.F.Norte para facilitar a visualização no cruzamento das ferrovias, pois uma coisa é cruzamento de rua com ferrovia, mas com o perdão da expressão, no cruzamento de ferrovias, o buraco é bem mais embaixo.
Sobre a notícia que vc publicou de 1899, tudo leva a crer que a parada pode ser da época da inauguração da ferrovia. Será que não existe uma tebela de horário de trens da E.F.Norte do final do século XIX?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por Adenilson » 06 Jul 2013, 00:37

Sobre o comboio, pensei que o de 3 vagões, mais para o meio da pista pode ser bonde e o que parece 2 vagões, pode ser caminhão também, ou seja, um caminhão e uma carroceria.
Seria possível? :ttn:

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica [EF do Norte]

Mensagem por DadoDJ » 08 Jul 2013, 00:02

Comentários abaixo em vermelho (nossa, quanto tempo que eu não faço isso ...)
:lol:
Adenilson escreveu:Dado e demais foristas.

(...)

Sobre o ano de implementação das linhas de bonde, eu arriscaria dizer que foi depois da erradicação da Rio D'ouro naquele trecho.
O único local da região que observei em fotos e mapas que houve uma possível coincidência de datas da existência da linha e férrea e bondes foi no trecho da "Suburbana" entre a atual Rua José Bonifácio e o caminho dos Pilares (na época).

Bem, segundo o blog"Copacabana de Toledo" (precisei voltar ao TGVBR para achar isso, temos que garimpar muitas informações que estão armazenadas lá !) a linha de bonde que alcançava a Penha (via Bonsucesso) teve a autorização de construção em 1919. Mas no texto não diz se a linha foi construída e inaugurada neste ano nem em nenhuma data. Pode ter sido inaugurada após a erradicação da linha da EF Rio d'Ouro ou não ...
Trecho do texto que consta no blog acima:

1919- A Rio de Janeiro Tramways, Light and Power, assina contrato com a Prefeitura para construção de novo ramal entre o Largo de Bemfica, em São Cristovão e o arraial de Bom Sucesso.

Percorrendo a avenida Suburbana, atravessando a linha da Leopoldina Railway, seguindo até a estação *Vieira Fazenda, entrando na estrada da Penha e seguindo até o arraial mencionado.

(*Atual Jacarezinho)


Notem que a foto do Bonde mostrada no blog é de um bonde de ... São Paulo !
o0



(...)
Será que não existe uma tabela de horário de trens da E.F.Norte do final do século XIX?

Boa idéia ! Vou procurar ! ! !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Leopoldina”