[EF Maricá] Estação Neves

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Responder
renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

[EF Maricá] Estação Neves

Mensagem por renanfsouza » 13 Jun 2014, 09:05

Nome: Neves

Inauguração: ?
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Maricá - Ramal de Cabo Frio (?-1943) [1,2]
. Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) - Linha Auxiliar de Cabo Frio (1943-1950) [2]
. Estrada de Ferro Leopoldina (1950-1957) [2]
. Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) (1957-?) [2]
Uso Atual: 16ª DEAC - PCERJ

Quando sai da Estação Barreto eu prossegui pelo Ramal de Itaboraí da CENTRAL Logística à procura da Estação Neves. Não foi difícil encontrá-la porque hoje ela abriga a 16ª DEAC (Delegacia Especial de Acervo Cartorário) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Naturalmente um oficial me perguntou a razão das fotos. Eu expliquei que eram fotos para um acervo de estações ferroviárias e ele permitiu que eu continuasse.

A Estação Neves, situada no município de São Gonçalo, foi construída na gestão de Nilo Peçanha, então Presidente da Província do Rio de Janeiro, no intuito de integrar a Estrada de Ferro Maricá à malha da então Linha do Litoral da Estrada de Ferro Leopoldina visando o escoamento da produção salina da Lagoa de Araruama [2] e produtos agrícolas da Região dos Lagos para Niterói. Os principais produtos transportados nessa época eram café, fumo, milho, açúcar, aipim, abacaxi, laranja, farinha de ostra, pescados e sal [3].

Aparentemente o primeiro trecho desativado do Ramal de Cabo Frio da EF Maricá foi a partir de 1962 entre Virajaba e Cabo Frio. Não sei dizer até quando operou o trecho Neves x Virajaba.

Relação de estações e paradas do Ramal de Cabo Frio (EF Maricá) [1]:

* Estação Neves (Km 0)
* Estação Sete Pontes
* Parada Rocha
* Parada Mutondo
* Estação Raul Veiga (Km 11,250)
* Parada Pacheco
* Estação Barracão
* Parada Sacramento
* Estação Ipiíbas
* Parada Marachioba
* Estação Santa Isabel (Km 18,800)
* Parada Salvatori
* Estação Virajaba
* Parada Santa Eulália
* Parada Calaboca
* Estação Rio do Ouro (Km 25,730)
* Estação Inoã
* Parada Barreto
* Parada São José
* Parada Buriche
* Parada Itapeba
* Parada Camburi
* Estação Maricá
* Parada Bom Jardim
* Parada Inácio
* Estação Itapeteiú
* Estação Manoel Ribeiro
* Estação Joaquim Mariano
* Estação Nilo Peçanha
* Parada Jaconé
* Parada São Tiago
* Parada Caçadores
* Estação Sampaio Corrêa
* Parada Morro dos Pregos
* Parada Nazaré
* Parada Quilômetro 98
* Estação Bacaxá
* Parada Ipitangas
* Estação Ponte dos Leite
* Estação Araruama
* Parada Quilômetro 127
* Estação Iguaba Grande
* Parada Quilômetro 140
* Estação São Pedro da Aldeia
* Parada Campo Redondo
* Parada Baixa Grande
* Parada Fonseca (Posto Telegráfico)
* Estação Cabo Frio (Km 158,200)

Da Parada Fonseca partia um braço que ligava a parada até Macaé. Para mais informações, consultar o thread da Estação Barra de São João.

Foto 1: Geral
Imagem

Foto 2: Eu fico feliz ao ver antigas estações conservadas e com novos propósitos. Com certeza é melhor do que serem deixadas à própria sorte ruindo com o tempo e depredações. Mas eu já esperava encontrar a estação em ótimo estado - não dá pra esperar menos de uma corporação tão séria como a Polícia Civil
Imagem

Foto 3: Nada restou de plataformas ou cobertura. Ela não é à beira da linha férrea como as outras do Ramal de Itaboraí, mas é bem próxima: coisa de uns 40 metros. Por baixo do asfalto devem existir os trilhos de acesso à Estação Neves
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7:
Imagem

Segui meu caminho rumo à Estação Porto da Madama da CENTRAL Logística.

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-7 por Renan Souza em 2007

Referências Bibliográficas

[1] Paulo Primo Bidegain. Linha Auxiliar de Maricá (antiga Estrada de Ferro Maricá) - Trens & Cia.
[2] Os Caminhos do Trem. Estrada de Ferro Maricá, <http://www.sebraerj.com.br>, acessado em 16/04/2009.
[3] Nossa História: EFM - Estrada Ferroviária Maricá. Portal da Comunidade de Itaipuaçu, acessado em 16/04/2009.

Responder

Voltar para “EF Maricá”