Ramal da Pedreira de Irajá

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre linhas que não se enquadram nas categorias acima, ou de ferrovias particulares ou industriais, assim como suas estações e material rodante
Responder
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Ramal da Pedreira de Irajá

Mensagem por Adenilson » 14 Mar 2014, 15:10

Pessoal,
Estou abrindo esse espaço para postarmos mapas, fotos, documentos e quaisquer outras formas de registro ou informação sobre esse obscuro ramal da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Ramal da Pedreira de Irajá

Mensagem por Adenilson » 14 Mar 2014, 15:18

Para começarmos, segue abaixo o link com a localização do Ramal da Pedreira de Irajá pouco antes da chave para a parada de Irajá.

Vale salientar que a parada de Irajá era na Antiga Automóvel Clube, antes do cruzamento com a Monsenhor Félix, aproximadamente onde hoje há a estação de Metrô, resguardando o fato que hoje a avenida é muito mais larga.
Havia apenas uma agência, que era uma das casas da região e uma parada de trens sem plataforma com um montinho de terra compactada onde os passageiros desciam.
Depois disso houve relatos que uma plataforma de madeira foi construída.

Apenas em 1930, a estação de Irajá de alvenaria e com plataforma foi construída na ex-Automóvel Clube, mas depois do cruzamento com a Monsenhor Félix e ladeada em apenas um dos lados da plataforma com linha singela.

http://www.trilhosdorio.com.br/tremdeda ... o.fl08.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Ramal da Pedreira de Irajá

Mensagem por Adenilson » 14 Mar 2014, 15:37

Segue abaixo a foto do antigo ramal.
Pedreira de Irajá 02.08.1934.jpg

Fiz uma estimativa "de vista" e cheguei a conclusão que nessas ruas abaixo e inexistentes na epoca, o ramal adentrava.
Pedreira de Irajá.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Outras Linhas e Ramais”