Ramal do Arará

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre linhas que não se enquadram nas categorias acima, ou de ferrovias particulares ou industriais, assim como suas estações e material rodante
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Ramal do Arará

Mensagem por DadoDJ » 04 Mai 2014, 18:20

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre o Ramal do Arará

Hoje vasculhando as imagens que tenho aqui e as que recebi por amigos, me deparei com duas imagens que me surpreenderam. Ambas as imagens me foram enviadas pelo amigo Anderson Novaes, de Nilópolis.
É impressão minha, ou a estação mostrada chama-se Arara (seria Arará, do atual ramal de cargas que chega ao Porto do Rio de Janeiro) ?
A composição estacionada em frente é da EFCB, e na outra imagem, pode-se ver bitola mista !
Já vi outras fotos (acho que no site da CBTU) e ouvi relatos de que havia tráfego da sempre misteriosa, intrigante e instigante EF Rio d'Ouro, inclusive teriam ocorridos acidentes na PN da Av.Brasil com composições desta ferrovia ! O Ralph Giesbrecht me enviou certa vez uma notícia sobre um acidente com uma composição da ferrovia nesta PN, vou tentar encontrar e postar aqui também ...
Vejam as imagens abaixo, analisem e deem suas opiniões ...
:O

efrd arara (1).jpg
efrd arara.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Ramal do Arará

Mensagem por tche » 05 Mai 2014, 09:00

Olá pessoal... Pelo modelo do carro que aparece ao fundo, parece que estamos nos anos 40. mas tenho quase certeza que a passagem de nível existente na A. Brasil até 1974 era em bitola de 1,60, o carro que aparece engatado na locomotiva era de passageiros, enquanto o ramal do Arará é de cargas...Fato a investiga. Abraços...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal do Arará

Mensagem por DadoDJ » 05 Mai 2014, 10:14

Parece que houve, por algum motivo e período, tráfego de passageiros nesta linha, e da Rio d'Ouro!
Recebi certa vez uma matéria falando sobre um intrigante acidente na PN da Av.Brasil, vou proocurar.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Ramal do Arará

Mensagem por Melekh » 05 Mai 2014, 11:24

Dado,


Eu já havia postado estas fotos no Tópico E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar], é só seguir a sequencia das estações no link abaixo.

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/vi ... ?f=86&t=85" onclick="window.open(this.href);return false;

A fotos foram resgatadas do site da CBTU, abraços.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Ramal do Arará

Mensagem por tche » 05 Mai 2014, 14:36

É bem provável que houvesse tráfego de passageiros, mas ANTES da abertura da A. Brasil...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal do Arará

Mensagem por DadoDJ » 05 Mai 2014, 15:39

Muito bem lembrado, Melekh !
Aliás, preciso desmembrar estes tópicos antigos, pois eles ficaram muito grandes ... ainda não deu pra fazer todos, mas aos pouquinhos vou atualizando e tornando o fórum mais organizado ...
Este seu tópico, que eu nem me lembrava mais, ficou excelente, com as informações bem condensadas.
Em relação às fotos, do site da CBTU, eu também não me lembrava que era lá que eu havia visto e que você tivesse postado no já citado tópico. Noites ruins de sono dão nisso, meus neurônios estão em curto ...
:WK:
Tche, estou a procura desta matéria que desmistifica parte desse assunto: ocorreu um acidente, se eu não me engano, na PN da AV.Brasil, pois é citado o ramal de Arará, envolvendo um veículo automotor e um trem da EF Rio d'Ouro. O Ralph Giesbrecht que me enviou esta notícia certa vez, o que me deixou bem confuso (e ele também).
=O
Brevemente deverei conseguir esta matéria ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Ramal do Arará

Mensagem por tche » 05 Mai 2014, 17:03

Realmente é interessante saber o que ocorreu naquela área de Manguinhos entre 1923, fim do ramal do Caju, até a inauguração da Avenida Brasil em 1946. Muitas instalações ferroviárias devem ter sido destruídas naquela época e é um assunto pouco conhecido.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal do Arará

Mensagem por DadoDJ » 17 Jul 2014, 23:38

Enfim, achei a matéria ! Vejam que intrigante ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Ramal do Arará

Mensagem por Adenilson » 18 Jul 2014, 08:55

Dado: Qual o ano dessa reportagem?

Uma pista já temos, como a Avenida Brasil foi citada, deve ter sido algo a partir dos anos 40, o que nos leva a conclusão que o tráfego simultâneo da Rio D'ouro saindo de Francisco Sá e Cajú durou mais tempo que pensávamos.

Agora tem outra questão. Que estação Benfica seria essa? :ttn: Pode ser uma terceira estação além da primitiva Parada da E.F.Norte e Estação original da Rio D'ouro, cuja foto foi colocada no fórum.

Isso porquê principalmente no caso da segunda, o traçado não coincide em nada com a estação original.

Isso seria um "plus" nas nossas descobertas e poderíamos ter uma estação Benfica em algum ponto entre a Avenida Brasil e a região de Herédia de Sá, mas no ramal de Arará.
Como já foi desvendada uma estação Maracanã da Rio D'ouro, esse poderia ser outro mistério a ser desvendado.

O fato é que temos aerofotogrametrias disponíveis dos anos 50 e isso pode revelar alguma coisa, já que na época, a região não era tão favelizada. okk

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Ramal do Arará

Mensagem por tche » 18 Jul 2014, 10:34

Olá pessoal...A Avenida Brasil foi aberta em 1946 com duas pistas. O texto fala em "Rua da Alegria", que é a atual Prefeito Olímpio de Melo.Não teria muito sentido um terminal de passageiros nos anos 40/50 naquela região, que era quase deserta. A passagem de nível existente na A. Brasil existiu até 1974 e eu me lembro muito bem que quando íamos ao sítio de meu avô em Caxias, ficávamos às vezes meia hora aguardando a passagem de imensas composições cargueiras, mas de passageiros eu não lembro. É algo para se investigar, pois é um campo novo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Outras Linhas e Ramais”