RAMAL CAMPO DOS AFONSOS

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre linhas que não se enquadram nas categorias acima, ou de ferrovias particulares ou industriais, assim como suas estações e material rodante
Responder
THIAGO DE ALMEIDA
Usuário ativo
Mensagens: 22
Registrado em: 17 Jan 2012, 21:17

RAMAL CAMPO DOS AFONSOS

Mensagem por THIAGO DE ALMEIDA » 28 Jan 2012, 21:43

A ESTAÇÃO: A estação de Bento Ribeiro foi inaugurada em 1914, homenageando um prefeito carioca. É hoje uma das estações de trens metropolitanos da Supervia. "Quando passava de trem por Bento Ribeiro observava uma linha que terminava no muro. Era o ramal do Campo dos Afonsos. A linha, que já foi retirada, saía da

ACIMA: Nas duas fotografias, em diferentes pontos próximos à estação de Bento Ribeiro, o asfalto deceu e podemos ver outra vez trechos dos trilhos que eram do ramal para o Campo dos Afonsos (Fotos Anderson S. Novaes, 03/2009).
linha do canto esquerdo e atravessava a rua e seguia sobre o mercado Sendas. Entrei por essas ruas com o mapa na mão seguindo essa linha e não encontrei vestígios nenhum. Dentro do Campo dos Afonsos (base Aérea) parece existir uma cobertura para as locomotivas. As únicas informações que tenho são de meu pai: essa linha tinha 3 km, foi eletrificada em 1944 e


ABAIXO: No mapa, no canto direito superior, a estação de Bento Ribeiro. À esquerda dela, sai o ramal do Campo dos Afonsos. O mapa é de um guia de ruas de 1996, mas é pouco provável que a linha ainda existisse, ou que pelo menos não estivesse coberta por asfalto ou por construções já nessa época. Notar no canto inferior esquerdo parte do nome "Campo dos Afonsos", para onde a linha se dirige (Cortesia Anderson S. Novaes, 2007).


confirmação de que ali ela passava. Seu caminho está hoje debaixo de várias residências" (Anderson S. Novaes, 03/2007). "Havia sim um ramal para o Campo dos Afonsos. Eu me lembro muito bem que moravamos na rua Jatobá, e no caminho para a Escola Publica Francisco Palheta (não sei se ainda existe), cruzávamos a linha do trem com muito cuidado, pois na época (1967-68) ainda havia trafego no ramal" (Gerson Oliveira, 03/2009).
(Fontes: Anderson S. Novaes; Gerson Oliveira; Silvio Deodono; A Careta, 1924; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)




E PARA QUEM QUER FOTOGRAFAR OS TRECHOS DE LINHA DESTE RAMAL , EXISTEM TRECHOS DE TRILHOS EXPOSTOS NO RUA GENERAL CLÁUDIO , EM MARECHAL HERMES . ESTE TRECHO FICA PRÓXIMO A UMA PADARIA E À ACADEMIA LOPES E SE GARIMPAREM MAIS ENCONTRAM MAIS COISAS POR AQUELA REGIÃO , COMO EXEMPLO O RAMAL GERICINÓ NO BAIRRO DE MAGALHÃES BASTOS .

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RAMAL CAMPO DOS AFONSOS

Mensagem por Luiz Eduardo » 29 Jan 2012, 18:05

Meu amigo, sinto lhe informar, mas já cobriram toda a rua de asfalto. Uma pena.

Ainda é visivel pelo Google Street View. Passei lá +/- 15 dias e vi o asfalto. Fiquei um pouco triste, pois dava pra ver claramente um vestígio muito importante do ramal.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

digovidal
Usuário Bronze
Mensagens: 32
Registrado em: 26 Mai 2012, 13:05
Localização: Rio de Janeiro

Re: RAMAL CAMPO DOS AFONSOS

Mensagem por digovidal » 25 Jul 2012, 20:19

Existia algum pátio de manutenção em bneto Ribeiro ou algo parecido ?

porque sempre achei ter visto um desvio logo após uma construção que vai em direção ao viaduto antigo, sempre me encuquei com esse desvio, alguem saberia pra que servia esse desvio, que não era o mesmo da linha Campo dos Afonso, pelo menos não está na mesma direção

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RAMAL CAMPO DOS AFONSOS

Mensagem por Luiz Eduardo » 25 Jul 2012, 21:19

^^ Eu sei de qual desvio vc está falando, ele segue na direção oposta ao do ramal. Eu acredito que ele deva ter sido implantado ali após a erradicação do ramal.

Ele é bem curioso mesmo.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

digovidal
Usuário Bronze
Mensagens: 32
Registrado em: 26 Mai 2012, 13:05
Localização: Rio de Janeiro

Re: RAMAL CAMPO DOS AFONSOS

Mensagem por digovidal » 03 Ago 2012, 00:19

É uma foto ruim, mas no santa cruz cheio e passando a mil por hora foi a melhor foto que deu pra tirar... hehehe
Mas da pra ter uma ideia de onde fica o desvio que falei.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

THIAGO DE ALMEIDA
Usuário ativo
Mensagens: 22
Registrado em: 17 Jan 2012, 21:17

Re: RAMAL CAMPO DOS AFONSOS

Mensagem por THIAGO DE ALMEIDA » 08 Set 2012, 22:10

<o> NA VERDADE LE COMEÇA NA ESTAÇÃO DE BENTO RIBEIRO , SE VCS PASSAREM POR LÁ OBSERVEM O DESENHO DA LINHA LÁ SERA POSSÍVEL LOGO SABER . SE NÃO ME ENGANO ESTA LINHA PASSAVA PELO QUARTEL DA INTENDÊNCIA DA FORÇA AÉREA ANTES DE CULMINAR NO AFONSOS. :X: :X: :X: :X: :X: vv <o>

Responder

Voltar para “Outras Linhas e Ramais”