Ramal da Fábrica de Tecidos Bangu

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre linhas que não se enquadram nas categorias acima, ou de ferrovias particulares ou industriais, assim como suas estações e material rodante
Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ramal da Fábrica de Tecidos Bangu

Mensagem por Paulo ITT » 17 Jan 2013, 20:24

Foi postado aqui, não me lembro por quem, um mapa ferrovário antigo, que aparece este ramal circular de Bangu, existiu mesmo. Assim que achar posto o endereço aqui, ok?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal da Fábrica de Tecidos Bangu

Mensagem por DadoDJ » 18 Jan 2013, 08:25

Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Ramal da Fábrica de Tecidos Bangu

Mensagem por Adenilson » 18 Jan 2013, 13:44

Pessoal,

Revendo as fotos do Luiz Eduardo, lendo o que o Paulo escreveu e vendo o mapa cujo link, o Dado postou me vieram algumas hipóteses e indagações.

Na aerofotografia de 1928 dá para ver nitidamente os trilhos da circular mais afastados da fábrica e da estação da Bangu, mas o ramal que entra de fato na fábrica está antes, ou seja,
no alinhamento da estação, o que faz crer que a foto postada pelo Luiz foi batida da plataforma de Bangu.
É só ver o campo de futebol nas 2 fotos (Luiz Eduardo e aerofotogrametria) e conseguiremos traçar as posições.

O interessante é que na aero de 1928, os trilhos devem estar muito tênues ou não existiam mais. Pelo traçado do mapa da fábrica e vendo a aero de 28, parece que os trilhos iam até os fundos da fábrica, mas
não circulavam.

No mapa da fábrica parece haver antes da volta no fundo da fábrica, uma circular, mas a mesma tinha o raio muito fechado.
Então começo a ter a opinião que a ferrovia era mais para circulação interna com a locomotivazinha; quase de brinquedo pelo tamanho; poderia sim fazer curvas em raios menores.

De qualquer forma, havia um ramal vindo a E.F.C.B. para escoar ou admitir carga e fiquei pensando se uma loco maior levava a carga, deixava no trecho de espera e ia pela circularzinha da fábrica até voltar, mas esta era fechada demais para uma loco maior, então fiquei a pensar que depois de entregue a carga com os vagões, a loco maior poderia voltar, seguir pela E.F.C.B e utilizar a circular maior para a manobra.

Não descarto a possibilidade de haver um pequeno girador na fábrica.............Caramba, quanta especulação. :O

Abaixo coloquei alguns locais que especulo ter sido o caminho dos trilhos da circular maior.
Circular de Bangu1.jpg
Abaixo o ponto onde os trilhos já na volta da circular, pareciam passar pela Estrada de Santa Cruz entre as Ruas Cobé e Amanjé.
Circular de Bangu2.jpg
Aabaixo o local onde penso que por ali, a circular voltava para a linha tronco da E.F.C.B.
Circular de Bangu3.jpg
Se não interpretei o mapa de fábrica errado e como já tinha especulado, parecia que havia uma linha atrás da fábrica.
Ela deveria passar por aí.
Fábrica Bangu.jpg
Conclusão: Pela minha intepretação, haviam 2 ramais. Um da fábrica (objeto desse tópico) e outro que era a circular de Bangu, que deveria ter uma função parecida com o ramal de Dona Clara em Madureira.
Com a eletrificação da linha, deve ter perdido a sua função e fora desativado.
Das localidades do Google que coloquei acima, 3 eram da circular e a última do ramal da fábrica. O mapa de 1937 parece mostrar isso também.

Mudando o assunto agora e indo para uma questão mais genérica, vejam como não devemos confiar muito nesses mapas.
O mapa do link que o Dado colocou é de 1937, mas o mesmo não mostra a estação de E.Rainha (inaugurada em 1931) e mostra Engenho do Mato, teoricamente desativada na substituição por E.Rainha. :ttn:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal da Fábrica de Tecidos Bangu

Mensagem por Luiz Eduardo » 18 Jan 2013, 19:20

Excelentes postagens, Adenilson.

Falando da fábrica, ela possuía um ramal próprio. Eu acredito que era bitolinha (0,60). Pode ser também que tenha sido de 0,76. Mas eu acho mais provável a primeira opção. O ramal da EFCB que servia a fábrica me parece que não adentrava muito as instalações. A própria planta postada confirma minha suspeita.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Ramal da Fábrica de Tecidos Bangu

Mensagem por Adenilson » 20 Jan 2013, 17:49

Pois é Eduardo, uma vez que a foto da página 1 desse fórum parece mostrar uma linha de botila larga saindo da linha tronco, realmente parece proceder o que vc está afirmando, pois com curvas tão fechadas como mostra a planta, imagino uma bitola menor, mas deveria haver um ponto de transferência de carga entre composições das 2 bitolas, caso venha se confirmar isso. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal da Fábrica de Tecidos Bangu

Mensagem por DadoDJ » 26 Jan 2013, 17:50

Pessoal, ótimas notícias !
:Y:
Tenho recebido ultimamente diversos materiais sobre ferrovias, de acervos pessoais de amigos e conhecidos. Isso até chega a ser um problema, pois é tanta coisa (além das que eu pesquiso e guardo para uso e divulgação posterior) que fico sobrecarregado.
Como exemplo, tenho os vídeos que gravei com depoimentos (incluindo de uma moradora na EF Mauá, uma outra na subida da EF Teresópolis, e a do Sr.Ranulfo, falando da EF Rio d'Ouro, entre outros), vídeos (o Hugo Caramuru me cedeu um vídeo fantástico de uma viagem de Paraíba do Sul ao Rio de Janeiro), imagens, textos, etc
Pois bem, esta semana, recebi outra valiosíssima contribuição: a coleção de fotos de Anderson Novaes, morador de Nilópolis. Para quem não o conhece ou se lembra, ele foi uma das primeiras pessoas (se não a primeira) a fazer fotos da estação de Coelho Neto, trabalho magistralmente complementado pelo Melekh em outro tópico.
Pois bem, ele está me enviando cerca de 4200 imagens, e dentre elas tem várias da Fábrica Bangu e seu ramal ferroviário.
Aguardem, postarei em breve.
Enquanto isso, continuo na reformulação do fórum e tópicos. Vem coisa boa por aí !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Outras Linhas e Ramais”