Acidente paralisa tráfego por 13 horas

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Acidente paralisa tráfego por 13 horas

Mensagem por DadoDJ » 23 Jan 2014, 13:33

Supervia será multada por 'falhas' após descarrilamento de trem no Rio
Agência apontou problemas no 'plano de contingência, na comunicação e no atendimento aos usuários'


O Estadão - 22 de janeiro de 2014
Sérgio Torres - O Estado de S. Paulo

RIO - A reguladora Agetransp informou em nota que multará a concessionária Supervia "por falhas detectadas no plano de contingência, na comunicação e no atendimento aos usuários do sistema de trens urbanos" após o descarrilamento de um trem no início da manhã desta quarta-feira, 22, na Estação de São Cristóvão, na zona norte do Rio. Sem os trens, milhares de pessoas procuraram ônibus e o metrô, que superlotaram, provocando caos no sistema de transporte público da cidade.

A agência não revelou o valor da multa. O conselheiro presidente da agência, Cesar Mastrangelo, e técnicos da Agetransp estiveram no local do acidente ferroviário de manhã, "a fim de acompanhar o trabalho de apuração e o atendimento aos usuários", segundo a nota.

A agência informou ainda ter enviado peritos à oficina da concessionária, "com o objetivo de produzir laudo detalhado no trem que descarrilou". "As causas do incidente ainda estão sendo investigadas", disse a Agetransp no comunicado. O Procon-RJ informou que também multará a concessionária, mas não divulgou o valor.

O acidente. A Supervia informou em nota que um trem que seguia da Central do Brasil à de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, saiu dos trilhos às 5h15, antes de chegar à parada de São Cristóvão. Vagões atingiram a rede elétrica, que foi derrubada sobre a linha.

O problema afetou todo o transporte ferroviário no Grande Rio. Na Estação São Francisco de Xavier, a última antes da Maracanã e da São Cristóvão, os passageiros tiveram que saltar nos trilhos para tentar uma condução que os levasse ao centro, destino da maioria dos trabalhadores.

Como não havia ônibus suficientes, a aglomeração resultou em tumultos e correrias. Já saturada, a Linha 2 do Metrô, que cruza os subúrbios cariocas, não comportou o acréscimo de milhares de passageiros - as estações estão superlotadas.

Estação concentradora de trens, Deodoro, na zona oeste, também registrou problemas graves, com desinformação, tumultos generalizados e até congestionamento de composições nos trilhos. Às 7h30, ao desconfiar que um trem partiria, centenas de passageiros saíram correndo em direção a ele, o que aumentou ainda mais a confusão.

Parados nas estações, passageiros reclamavam da falta de opções e da incapacidade dos funcionários da Supervia de dar alguma orientação útil. Outra reclamação é sobre a devolução do dinheiro. A empresa estaria distribuindo uma espécie de vale, papel que não está sendo bem aceito pelos passageiros retidos.

Os trens chamados semidiretos (param em menos estações) circulam até a estação Engenho de Dentro (zona norte), a 15 km do centro. Os paradores - pegam passageiros em todas as estações dos ramais - vão até São Francisco Xavier , a cerca de 8 km do centro. Os trens dos ramais Saracuruna e Belford Roxo (ambos na Baixada Fluminense) seguem até a estação Triagem, a 12 km do centro.

Por causa da superlotação nas plataformas, o Metrô chegou a fechar as entradas das estações de Triagem e Pavuna (zona norte), para evitar que as pessoas fossem empurradas sobre os trilhos. A companhia informou, pelo Twitter, que, a partir das 6h, reforçou a quantidade de trens na linha 2, que atravessa os subúrbios e são alternativa bastante usada pelos passageiros que preferem não se arriscar no sempre problemático transporte ferroviário.

A concessionária Supervia informou que técnicos estão no local do acidente na tentativa de reparar o sistema energético da linha e normalizar a operação o mais rapidamente possível. O trem acidentado foi retirado dos trilhos cinco horas após o descarrilamento.

O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, esteve de manhã na estação São Francisco Xavier. Segundo ele, a frota de ônibus foi reforçada. Osório afirmou que a Supervia terá que restituir o dinheiro das passagens.

Passageiros revoltados xingaram o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, que também esteve no local. Ameaçado de agressão, Lopes teve que ser protegido por seguranças.

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O descarrilamento de um trem de passageiros na madrugada desta quarta-feira, 22, na Estação de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro, está causando caos no transporte público na região metropolitana. Milhares de passageiros estão imobilizados em estações nas zonas norte e oeste e na Baixada Fluminense. Já ocorreram depredações.
Foto: ERBS Jr./Frame/Estadão
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Re: Acidente paralisa tráfego por 13 horas

Mensagem por DadoDJ » 23 Jan 2014, 13:57

Problemas na SuperVia só serão resolvidos em 2016, diz Júlio Lopes
Secretário foi hostilizado ao chegar no local de descarrilamento
Para especialista, SuperVia tem plano de contigência ineficiente


Fonte: Site do Jornal O Globo
Publicado:
22/01/14 - 11h29
Atualizado:
22/01/14 - 17h36
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Secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, ri com representantes da SuperVia durante visita ao local onde ocorreu o descarrilamento de trem que afetou milhares no Rio Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

RIO - O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, disse nesta quarta-feira que os problemas enfrentados pelos usuários da SuperVia só serão resolvidos em 2016. Durante vistoria no trem que descarrilou entre as estações São Cristóvão e Maracanã, na Zona Norte, Lopes culpou as décadas de abandono pelos recorrentes problemas no sistema ferroviário. Segundo o secretário, daqui a dois anos todas as antigas composições — algumas com até 30 anos — serão substituídas por trens confortáveis. Ao chegar ao local do acidente, Lopes foi hostilizado por passageiros. Seguranças foram chamados para proteger o secretário.
— Quero registrar que não tivemos nenhuma vítima e que ocorrências em sistemas ferroviários existirão sempre. O que houve hoje foi uma interrupção de todo o sistema, mas estamos desde cedo acompanhando o trabalho para que a população volte às suas residências — disse.
A composição, que seguia da Central do Brasil para Saracuruna, atingiu a rede aérea por volta das 5h15m e, com isso, parte da estrutura que sustenta a fiação caiu. Por conta do acidente, a circulação nos principais ramais ficou prejudicada, já que os trens estão impedidos de chegar à Central. O secretário ainda admitiu problemas na restituição das passagens, após o acidente desta quarta-feira. Júlio Lopes explicou que, quando há uma paralisação total do sistema, não há plano de contingência suficiente.

SuperVia: plano de contingência é ineficiente
Professor da Uerj, especialista em transportes, Alexandre Rojas criticou a falta de planejamento da SuperVia para oferecer atendimento adequado aos passageiros quando há problemas no serviço. Segundo ele, o sistema da concessionária é antigo e tem manutenção deficitária, o que demandaria, ao menos, um bom plano de contingência. No entanto, esse serviço é falho.
— A concessionária tem dois problemas: seu trilho ainda é assentado em dormente de madeira, material que racha e envelhece, e seus trens são antigos e não tem a manutenção ideal. O trem que descarrilou hoje tem 30 anos de uso. Os dormentes estão sendo trocados por novos de concreto no trecho da Central até São Cristóvão, para atender ao Maracanã durante a Copa do Mundo. O trecho que apresentou problema fica próximo ao local em obras, onde estão sendo utilizadas bate-estacas. Um dormente que já não é de boa qualidade sob a pressão provocada pelo uso desses equipamentos perto dali favorece o desalinhamento dos trilhos — disse Rojas.
O especialista ressaltou ainda que trens trafegam em baixa velocidade no trecho onde houve o acidente e por isso não houve feridos. Rojas acrescentou ainda que um de seus alunos na UERJ preparou o protótipo de um sistema capaz de informar os passageiros, via internet, dos horários de saída dos próximos trens de cada plataforma, serviço que a concessionária já poderia ter disponibilizado.
— Trata-se de algo trivial. A SuperVia não está tratando seus clientes como deveria. Ações de contingência não envolvem custos altos e estão direcionados à relação com o cliente.

:WK:
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Re: Acidente paralisa tráfego por 13 horas

Mensagem por DadoDJ » 23 Jan 2014, 14:07

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Fonte: Blog do Ricardo Gama (Jornal Extra)
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tche
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Re: Acidente paralisa tráfego por 13 horas

Mensagem por tche » 24 Jan 2014, 10:11

[/quote]
Bom dia pessoal... Para quem é usuário deste site tal fato não deve ser nenhuma novidade, pois é apenas a "modernização" de tudo que acontece há décadas, mudando apenas os personagens. O objetivo é sempre o mesmo: sucatear o transporte ferroviário. Hoje foi noticiado na mídia que o Sr. Júlio lopes teve a denúncia do M. Público por improbidade administrativa rejeitada {mais uma vez} pelo poder judiciário por sua atuação no caso dos bondes de S. teresa. É notório que assim como no passado, esses fatos e personagens fazem parte de um grande esquema que privilegia as emprêsas de ônibus e com certeza graciosamente...

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Re: Acidente paralisa tráfego por 13 horas

Mensagem por DadoDJ » 25 Jan 2014, 09:23

Ex-tesoureiro do PMDB e hoje conselheiro de agência reguladora também estava na foto da risada de Júlio Lopes


Quem ficou curioso sobre a razão da gargalhada de Júlio Lopes talvez tenha se perguntado quem é o terceiro integrante da animada roda de conversa em que ele e Carlos José Cunha, presidente da SuperVia, estavam. Esta parte do mistério já está desfeita. A terceira “comadre” era Arthur Vieira Bastos, conselheiro da Agetransp, a agência que — em tese — deveria fiscalizar o sistema de transportes estadual.
Mais surpreendente é o currículo de Vieira Bastos. Até ano passado tesoureiro do PMDB e chefe de gabinete do chefe da Casa Civil, Régis Fitchner, Bastos é conselheiro da Agetransp desde dezembro, quando a Assembleia aprovou seu nome, indicado pelo governador.
Como tesoureiro, era ele que cuidava do dinheiro doado por empresas às campanhas do PMDB. Como conselheiro, Vieira Bastos tem como função fiscalizar muitas das mesmas empresas cujos sócios doaram mais de R$ 5 milhões para a campanha do partido em 2010, a que reelegeu o governador. A lista é grande, e as cifras, gordas.
Controladora da SuperVia, a Construtora Norberto Odebrecht S/A doou R$ 200 mil para o Comitê Financeiro Único do PMDB do Rio. Procurado, o PMDB informou que a doação foi “legal, e a informação é pública no Tribunal Regional Eleitoral’’.
A Carioca Engenharia, sócia do consórcio RioBarra, que também atua na construção da Linha 4, doou R$ 2,58 milhões para o PMDB e para as campanhas de Cabral em 2006 e 2010.
A construtora OAS, proprietária de 24% da Invepar, empresa que opera o metrô do Rio, doou ao PMDB R$ 1,4 milhão em 2010 e R$ 800 mil em 2006.
A Camargo Correa, que tem 17% da CCR — operadora das Barcas —, doou R$ 2 milhões em 2010.
Procurado, Bastos inicialmente respondeu que não comentaria o que estava fazendo ali nem o que causou a risada. Depois, por celular, o ex-tesoureiro foi breve:
— Não me recordo.


Link (Jornal Extra):
http://extra.globo.com/noticias/rio/ex- ... 90616.html

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Re: Acidente paralisa tráfego por 13 horas

Mensagem por DadoDJ » 25 Jan 2014, 09:27

E o pior que ainda tem gente que vota nestes canalhas ! Dizem que "ele fez o bilhete único", etc etc ... oras, nada mais do que obrigação, pelo menos algo no gênero tem que ser feito. Mas a quantidade de ##o## feitas supera mil vezes o que pode ter sido feito certo.
Isso sem falar nos esquemas que são camuflados, mesmo no que parece aos olhos do povo como algo certo, feito corretamente para benefício popular.
Nas últimas eleições.uma tia minha que mora em Seropédica ganhou um totem de papelão, com a figura do secretário (sic) quase em tamanho natural. Tomei um baita susto quando vi aquilo da primeira vez ... mas agora até acho divertido: encho de porrada aquele boneco ...
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Re: Acidente paralisa tráfego por 13 horas

Mensagem por Luiz Eduardo » 25 Jan 2014, 17:10

Eu prefiro nem comentar nada nesse tópico. Vai faltar espaço pra tanto palavrão e tanto que vou amaldiçoar esse cidadão aí que nem o nome eu gosto de falar.
Abraços

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Re: Acidente paralisa tráfego por 13 horas

Mensagem por DadoDJ » 25 Jan 2014, 19:59

Julio Lopes escreveu:Quero registrar que não tivemos nenhuma vítima e que ocorrências em sistemas ferroviários existirão sempre. O que houve hoje foi uma interrupção de todo o sistema, mas estamos desde cedo acompanhando o trabalho para que a população volte às suas residências
(1) Vai agorar a ##o## , seu ##o## , ##o## e ##o## ! ! !
(2) Sim, pois teve gente que nem no trabalho conseguiu chegar. Portanto realmente voltaram para suas residências ...
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Re: Acidente paralisa tráfego por 13 horas

Mensagem por Luiz Eduardo » 25 Jan 2014, 20:53

^^ ^^ Nem precisei me estressar (mais). :lol: :lol: :lol: :lol:

O jogo de interesses e a pouca vergonha chegou no ponto máximo. Temos um sistema sucateado? Temos! Temos problemas corriqueiros? Temos! Tem muita coisa errada, muita mesmo.

O que me preocupa muito mesmo é uma coisa que martelou na minha cabeça depois desse acidente: Será que a Odebrecht entrou nessa para garantir a continuidade desse governo com doações por baixo dos panos visando obras futuras nos próximos 8 anos (caso Pezão vire governador) ?

Sei lá, na minha cabeça passa muita coisa.
Abraços

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Re: Acidente paralisa tráfego por 13 horas

Mensagem por DadoDJ » 25 Jan 2014, 21:23

Putz ... é bem possível!
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