FCA vai desativar ferrovia entre Três Rios-RJ e Além Paraíba-MG

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DadoDJ
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FCA vai desativar ferrovia entre Três Rios-RJ e Além Paraíba-MG

Mensagem por DadoDJ » 13 Set 2013, 23:58

FCA vai desativar ferrovia entre Três Rios e Além Paraíba/MG

A Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA), confirmou a desativação do trecho entre Três Rios e Cataguases. Engenheiros da empresa estiveram em Além Paraíba nesta quarta-feira, em reunião com o prefeito Fernando Lúcio (PSB), ratificando a informação.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já tinha autorizado a concessionária Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA) a desativar e a devolver ao Poder Público trechos ferroviários que explorava nos Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe. A decisão, que está em resolução, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 05 de julho, abrange tanto trechos considerados "antieconômicos" quanto trechos economicamente viáveis.

O trecho da região é viável, pois o trem transporta a bauxita. Mas a passagem dessa carga pelas cidades de Além Paraíba, Sapucaia e Três Rios são bastante discutidos pela população.
A saída do trem está sendo bastante comentada em Além Paraíba, cidade que se desenvolveu através da ferrovia, tendo inclusive diversas construções históricas, como os torreões e as diversas estações. As autoridades municipais discutiram com os engenheiros a situação, pois com a desativação, os trilhos deverão ser retirados da cidade. O prefeito queria que se mantivessem os mesmos, para que o trem pudesse trafegar de forma turística, indo até a estação de Simplício, que foi reformada. Até o tombamento da ferrovia foi discutido na reunião.

A ANTT determinou ainda que a desativação dos trechos deverá atender um cronograma aprovado pelo órgão para interrupção do atendimento aos usuários e que a FCA fará a retirada dos materiais não passíveis de reaproveitamento, responsabilizando-se pela sua guarda pelo período de um ano, ou até que o Departamento Nacional de Infraestrutruta de Transportes (DNIT) promova sua devida destinação. A concessionária também deve retirar o material metálico dos trechos a serem devolvidos, em montante correspondente a 1.760 km de via férrea, comprometendo-se a efetivar seu reaproveitamento nos segmentos remanescentes da Malha Centro-Leste.

Outras cidades já estão se movimentando para que o material retirado da região possa ser reaproveitado, como é o caso da cidade do Rio de Janeiro, que já está solicitando os trilhos que vierem a ser retirados.

Em 2010, por conta do empreendimento da Usina de Simplício, Furnas fez a realocação de um trecho de 5,2 km da FCA, no município de Chiador, que era o mais complexo da obra, com a construção de três pontes que passam sobre os rios Macuco e Paraíba do Sul e um dos canais do complexo hidrelétrico, além de ter feito alteração de mais dois trechos da FCA, que somaram quase 1km. O investimento da Eletrobras Furnas no projeto foi de aproximadamente R$ 100 milhões, que agora pode deixar de ser usado.

Fonte: Folha Popular (via ONG Amigos do Trem)

Link: http://www.folhapopular.net.br/noticias/6451

PESSOAL, TEMOS QUE AGIR ! ! ! NO MÍNIMO, IRMOS ATÉ O LOCAL PARA REGISTRAR TALVEZ OS ÚLTIMOS TRENS A CIRCULAR NA LINHA. MAS NÃO BASTA: ISSO NÃO PODE ACONTECER ! TEMOS QUE EVITAR ! ! !
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Luiz Eduardo
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Re: FCA vai desativar ferrovia entre Três Rios-RJ e Além Paraíba-MG

Mensagem por Luiz Eduardo » 14 Set 2013, 00:31

Eu acabei me exaltando no Facebook, mas não retiro uma só palavra do que escrevi. Não vou repeti-las aqui, mas fica a minha indignação com a FCA e a ANTT. Um órgão nacional que não tem gente competente trabalhando. Devem ser apadrinhados de donos de transportadoras, não existe uma outra explicação. Essa FCA eu queria muito que fosse para o inferno, uma vez que ela já conseguiu acabar com quase tudo da métrica aqui no RJ e está se esforçando e se superando para fazer em todo o seu domínio.

Enquanto muitos países estão investindo pesado na construção de ferrovias, nosso órgão regulador está exterminando o pouco que nos resta. Reportagens sobre os gargalos logísticos foram exibidas na Globo (quem diria), no SBT e na Record. Não é possível que não foi visto por ninguém. Fica aqui a minha indignação, meu repúdio e porque não, meu nojo por essas pessoas que "trabalham" nesse órgão para puxar nosso país para baixo.

Na condição de moderador do fórum, vou parar por aqui pois as palavras de baixo calão estão na ponta dos dedos para serem escritas e não quero ser exemplo negativo para os demais membros.
Abraços

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Re: FCA vai desativar ferrovia entre Três Rios-RJ e Além Paraíba-MG

Mensagem por DadoDJ » 29 Out 2013, 13:21

Recebi esta mensagem abaixo, de Antonio Pastori. É a resposta dada a ela pela Ouvidoria da ANTT, a partir do questionamento feito por ele junto à entidade.

Prezado(a) Senhor(a) Antonio Pastori,



Em atenção à mensagem de V. Sª., registrada sob o protocolo nº. 1418478, informamos que esta Ouvidoria obteve os seguintes esclarecimentos da Gerência de Controle e Fiscalização de Serviços e Infraestruturas de Transporte Ferroviário de Cargas — GECOF:



Considerando o interesse público em decorrência do Programa de Investimentos em Logística – PIL do Governo Federal presente na espécie, com a manifestação da União, por intermédio do Ministério dos Transportes, e ainda considerando o interesse da FCA em realizar a devolução de trechos considerados antieconômicos, nos termos do art. 3º do Regulamento de Transporte Ferroviário, aprovado pelo Decreto nº 1.832, de 04 de março de 1996, por meio daRESOLUÇÃO Nº 4.131, de 03 de julho de 2013, foi autorizada àquela Concessionária FCA a proceder à desativação e devolução de trechos ferroviários listados na referida Resolução (disponível no link http://www.antt.gov.br/index.php/conten ... _4131.html" onclick="window.open(this.href);return false;).



O segmento ferroviário a que se refere o signatário, o trecho Ponte Nova/Barão de Camargos insere-se nos trechos ditos antieconômicos, enquanto que o trecho Barão de Camargos/Cataguazes, considerado economicamente viável, configura-se entre os que farão parte do novo modelo de concessões do PIL.



Para os trechos antieconômicos, caberá à FCA o dever de ressarcimento quanto aos prejuízos causados no período de utilização de tais trechos.



Para os trechos considerados economicamente viáveis ressalte-se que, embora deixem de existir determinadas obrigações da Concessionária, em contrapartida, nascem outras obrigações, notadamente onde, embora haja a expectativa de desativação, ainda remanesce a obrigação da continuidade da prestação do serviço aos usuários com contratos vigentes.



Convém registrar que o Governo Federal requereu a devolução de trechos economicamente viáveis sob a concessão da FCA em prol do interesse público, uma vez que os trechos solicitados irão integrar ou se conectar com os novos trechos do Programa de Investimentos em Logística – PIL, desenvolvido pelo Governo objetivando um novo modelo ferroviário


Permanecemos à disposição.


Atenciosamente,


Ouvidoria da ANTT


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