E.F.Norte

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 28 Fev 2012, 16:08

Por outro lado ... as fotos do Portal Augusto Malta não condizem com a realidade atual da região do viaduto Ana Neri ... que rua à direita, que passa paralela ao leito ferroviário, é aquela ? Não existe nenhuma rua ali hoje ! Será que o viaduto do metrô alterou a paisagem e os logradoutors da região tanto assim ? Acho que ainda continuamos no mistério ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 28 Fev 2012, 22:59

Dado.
Vou comentar de trás para frente em relação aos seus comentários. Em relação às 3 fotos do suposto Viaduto Ana Neri, foi mais um equívoco do AGCRJ.
Você tem toda a razão quando disse que possivelmente seria a estação de Lucas. Inclusive verifiquei no Google Earth e os taludes das bordas do viaduto e as colunas dos viadutos são identicas às fotos do Augusto Malta.
Aexceção é que agora a Avenida Brasil tem mais pistas e um dos viadutos me parece ser mais recente que os outros.
Cheguei em relação às fotos do Malta, a cogitar em Coelho Neto, mas acho que a Rio D'ouro era singela naquele trecho, ou não? Além disso, o viaduto é um pouco diferente.

De qualquer forma, o viaduto Ana Neri não tem talude e sim colunas com rampa, pois ele foi construído para suprimir a passagem de nível de triagem e todas as ruas do entorno eram do mesmo nível, ou seja, sem aclives e declives.

Sobre a passagem de Ana Neri, eu tinha quase certeza disso pelo mapa, mas me surpreendeu o fato dela passar em nível com a ferrovia. Será que o nível da ferrovia foi alterado?
Teria que haver ali um viaduto, pois a diferença de nível é de pelo menos 5 metros. Como vc descobriu essa valiosa informação dos cruzamentos em nível da Ana Neri e ferrovia?

Sobre a foto que postei, acabei fazendo uma bobagem, pois tentei alterar tons da foto para ver se éramos induzidos a ler algo no dístico. Como a foto está em uma resolução muito alto, o pouco de contraste que existia sumiu e por isso você não conseguiu ver o maciço do Sumaré.
Corrigindo o problema então, segue a foto abaixo conforme está no meu CD (sem alterações de brilho e contraste) e veja como a estação está nas imediações citadas por mim, pois tenho certeza que agora você e os outros colegas verão o Maciço do Sumaré e constatarão que ele está próximo.

Lucas estaria muito longe. Para ser sincero, acho que até Bonsucesso estaria longe demais.

Tirem suas conclusões.

Não quero colocar lenha na fogueira, mas hoje estive no AGCRJ e revi as fotos aéreas (dezembro de 1928) e algumas digitalizadas.
O viaduto que hoje faz 90º com a Santos Melo entre Mangueira e São Francisco Xavier era um antecessor do viaduto da Mangueira moderno inaugurado em 1974.
Nesse viaduto era possível passar da Rua São Francisco Xavier para a Visconde de Niterói e/ou vice-versa já na década de 30. Depois parte desse viaduto foi derrubado.
A lateral do viaduto que vi era igualzinha a da foto abaixo.

Encerrando: Depois vou dar mais um resumo dessas fotos que vi hoje, tendo inclusive quase com certeza tendo localizado as paradas Alegria e Rua Bela,e provavelmente Benfica, além de outras novidades quentes.

Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 29 Fev 2012, 08:33

Adenilson, se as fotos do AGCRJ do portal Augusto Malta estão incorretas ou não eu não sei (parece que sim, devido às linhas mostradas nas fotos estarem em linha reta, e no trecho ali as linhas seguem um traçado sinuoso, além de outros motivos que direi abaixo), mas se não for o viaduto Ana Neri, qual é. A estação pelo menos (uma parada com cobertura) se parece muito com a mostrada na foto que você postou. Talvez sejam do mesmo local, mas que até o portal Augusto Malta não soube corretamente identificar. Cabe a nós agora corrigir este deslize !
:P
Ah ! Falando da segunda foto, agora sim eu vejo uma grande elevação ao fundo, se parece muito com a região do Sumaré mesmo !
:D
Mas a incógnita continua ...
Ontem eu tentei entrar aqui para opinar sobre o tópico mas minha internet estava uma porcaria. E hoje estou correndo já pro serviço. Mas dá tempo de dizer algumas coisas:

1-O viaduto Ana Neri não pode ser o mostrado nas fotos, tanto na foto que o Adenilson postou quanto nas que eu postei do portal Augusto Malta. Porquê ? Por que o viaduto Ana Neri foi inaugurado em setembro de 1956, para substituir principalmente o cruzamento em nível do Bonde 78-Cascadura com a linha férrea. As fotos postadas são de 1930 e de 1946, então não pode ser o viaduto Ana Neri !
E sobre o cruzamento, era em nível, mas não hoje onde está o viaduto, claro, era na Rua Ana Neri mesmo, que continua dos dois lados da ferrovia e hoje está separada pela mesma. O viaduto foi construído mais pra cima, ligando as Ruas Licínio Cardoso e Prefeito Olimpio de Melo.
Não me lembro agora onde vi a informação do cruzamento em nível, mas acho que discutimos isso no Orkut, ou foi em algum livro do Google Books que li isso.
2-Em relação a S.Fco.Xavier, você diz, pelo que eu entendi, que as plataformas das duas estações não se encontravam pois há uma quarta linha, atrás da plataforma. Sabemos disso historicamente, mas não vejo uma quarta linha ali, parece muito que as plataformas se juntam.

Infelizmente tenho que sair agora, mas o debate continua, tenho outras perguntas a fazer. Mais tarde voltarei.
Abraços pra geral e um bom dia !
<o>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Norte

Mensagem por Melekh » 29 Fev 2012, 12:21

Saudações a todos os companheiros.

Respondo quase o que eu postei no TGVBR.


Quero me desculpar por não estar a participar mais freqüentemente do Fórum... vida corrida, trabalho, viagens, etc.

Grande Adenilson, sempre atento as minúcias, você devia era ser perito... brincadeira.

Pergunta: Como você viu um quarto trilho atrás da maior plataforma da estação da linha do centro? Não consegui perceber isso.

Desculpe, mais me pareceu que as plataformas eram ligadas, já os trilhos não.

Coloco aqui mais um Mapa que talvez ajude a esclarecer algum ponto que possa ter passado despercebido.

Imagem

Realmente a casa do Paint Ball não era a estação de São Francisco Xavier, nem da E.F.Norte, muito menos da linha do centro, mas podendo ter pertencido à ferrovia, eu estive lá e fui informado pela pessoa que ocupava o local, que a casa pertencia a um engenheiro da ferrovia. Agora que ela se parece muito com uma das fotos postadas, parece.

O que eu posso dizer é que sua linha de raciocínio procede, mas continuemos nas pesquisas, quem sabe, surge um dado novo.


Quanto a Estação não identificada, quando eu tiver um tempinho, irei dar umas voltas pelos ramis para ver se descubro alguma coisa.

Em tempo: Você já chegou a ver alguma foto da Estação de Inhaúma da E.F.R.D – E.F.C.B.?

Abração!

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 29 Fev 2012, 13:00

DadoDJ escreveu:Adenilson, se as fotos do AGCRJ do portal Augusto Malta estão incorretas ou não eu não sei (parece que sim, devido às linhas mostradas nas fotos estarem em linha reta, e no trecho ali as linhas seguem um traçado sinuoso, além de outros motivos que direi abaixo), mas se não for o viaduto Ana Neri, qual é. A estação pelo menos (uma parada com cobertura) se parece muito com a mostrada na foto que você postou. Talvez sejam do mesmo local, mas que até o portal Augusto Malta não soube corretamente identificar. Cabe a nós agora corrigir este deslize !
:P
Dado e demais foristas. Além do traçado sinuoso e outros que vou responder em cima das suas colocações, insisto na idéia que fora outros aspectos, o viaduto Ana Néri tem rampa, ou seja, inclinação nas pistas, pois ele serve para interligar duas vias com o mesmo nível.No caso do viaduto do Portal Augusto Malta, a ferrovia é mais baixa e por isso o viaduto possui 2 taludes, sendo um de cada lado.
Continunando o raciocínio, nesse caso, o engano não foi do Augusto Malta (Que Deus o tenha em bom lugar- ele morreu em idade avançada-fotografar o RJ, seu urbanismo e ferrovias fez bem a ele) :lol:, mas sim do AGCRJ. Repare que não há créditos assinados pelo Malta na própria foto citando o local como o viaduto de Ana Néri.
Para mim, as fotos são de Parada de Lucas, até porquê o ano de 1946 coincide com o ano de expansão da Avenida Brasil em direção à zona oeste.
Continuo pensando porém que apesar do cenário envolvendo o paralelismo das linhas e o tipo da estação, penso que a foto que enviei e as fotos do Malta não retratam o mesmo local. As estações da Leopoldina naquele trecho eram muito parecidas. Você deve se lembrar quando eu fiz
uma pergunta envolvendo um local e você matou como Cordovil. A estação era igualzinha a essa. Depois vendo no google e comparando os morros, vi que você estava certo



Ah ! Falando da segunda foto, agora sim eu vejo uma grande elevação ao fundo, se parece muito com a região do Sumaré mesmo !
:D
Mas a incógnita continua ...
Ontem eu tentei entrar aqui para opinar sobre o tópico mas minha internet estava uma porcaria. E hoje estou correndo já pro serviço. Mas dá tempo de dizer algumas coisas:
Beleza. Não precisa correria. Eu estou de férias e estou tranquilo para ler e expor colocações, mas sem que quando o trabalho aperta, é complicado. Eu tinha alterado os tons de cinza da foto e isso fez com que o contraste mais ao fundo se perdesse, mas eu corrigi o problema. Eu já tentei fazer simulados no google e cheguei a uma região entre o Maracanã e Triagem. Por ali. Sei que existe muita sinuosidade do traçado da ferrovia, mas isso é um mistério que não consegui resolver.
A única questão seria se um zoom tivesse aumentado o cenário ao fundo e dado a falsa impressão de proximidade do maciço, mas acho que não tinha zoom naquela época, ou tinha? :ttn:


1-O viaduto Ana Neri não pode ser o mostrado nas fotos, tanto na foto que o Adenilson postou quanto nas que eu postei do portal Augusto Malta. Porquê ? Por que o viaduto Ana Neri foi inaugurado em setembro de 1956, para substituir principalmente o cruzamento em nível do Bonde 78-Cascadura com a linha férrea. As fotos postadas são de 1930 e de 1946, então não pode ser o viaduto Ana Neri !
Além das questões colocadas envolvendo a forma do viaduto, tem essa da data que mata essa parte da charada

E sobre o cruzamento, era em nível, mas não hoje onde está o viaduto, claro, era na Rua Ana Neri mesmo, que continua dos dois lados da ferrovia e hoje está separada pela mesma. O viaduto foi construído mais pra cima, ligando as Ruas Licínio Cardoso e Prefeito Olimpio de Melo.
Não me lembro agora onde vi a informação do cruzamento em nível, mas acho que discutimos isso no Orkut, ou foi em algum livro do Google Books que li isso.
É interessante saber isso. Não participei dessa discussão no Orkut, mas hoje o desnível deve ter entre 5 a 8 metros. O que deve ter sido alterado, a ferrovia?
Eu cheguei a comentar com você que moradores antigos disseram que a estação de Todos os Santos tinha quase o mesmo nível da Rua Arquias Cordeiro. Hoje a linha férrea é bem mais alta. Pode ter ocorrido uma alteração no nível de uma das vias.
Aliás, ontem quando revi as fotos aéreas me pareceu que o trecho entre Herédia de Sé e Triagem era mais retilíneo, mas isso pode ter sido uma ilusão pelo menor número de linhas, dando a falsa impressão de um traçado mais longo.


2-Em relação a S.Fco.Xavier, você diz, pelo que eu entendi, que as plataformas das duas estações não se encontravam pois há uma quarta linha, atrás da plataforma. Sabemos disso historicamente, mas não vejo uma quarta linha ali, parece muito que as plataformas se juntam.
Você tocou em um assunto importante. Quando eu recebi as fotos eu me fiz a mesma pergunta. Existia um 4º trilho, apesar que o histórico das ferrovias responderia que sim.
Isso se deve à perspectiva. Ao receber uma foto dessas com alta resolução, vamos degustando aos poucos, tanto é que só depois de ver aquela foto de 1909 algumas vezes, percebi que haviam cavalos junto com a multidão. Faz sentido o Jóquei Club Prado Fluminense era por ali ou os cavalos eram para transporte mesmo. Estamos falando de 1909. =O
No final da plataforma mais larga em direção a Mangueira, você percebe o quarto trilho saindo de trás da plataforma larga. O problema é que ao sair dessa ocultação, os trilhos ficam atrás (devido à perspectiva) das 4 últimas colunas da menor cobertura da plataforma mais estreita, mas se você der um zoom, vais poder ver isso. Sugiro que você copie a foto e dê um zoom para verificar isso. Se não conseguir, eu detalho o zoom como já fiz nessa foto.
O ângulo realmente não favorece. Primeiro que as plataformas tinham uma forma de canoa (mais largas no meio) e quando o trilho aparece ao fundo, já sai bem próximo aos outros três

Infelizmente tenho que sair agora, mas o debate continua, tenho outras perguntas a fazer. Mais tarde voltarei.
Abraços pra geral e um bom dia !
<o>

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 29 Fev 2012, 13:35

Grande Melekh!!!!! <o>
Eu já estava quase ligando para a Interpol para te procurar. :lol:
Agora estou de férias, mas passei alguns meses no sufoco com questão de trabalho.
Cheguei a ver que você estava on line ontem e já estava esperando ontem mesmo uma colocação sua.

O Dado fez a mesma pergunta que você, a qual já respondi para ele, mas faço questão de te dar uma resposta personalizada.
A perspectiva da foto não ajuda. O ângulo está muito fechado, mas você poderá verificar o 4º trilho saindo de trás da plataforma mais larga. O problema é quando os trilhos aparecem, os fazem atrás das 4 últimas colunas da cobertura pequena da plataforma mais estreita. Se você copiar a foto e der um zoom, vais perceber isso.
Havendo um trilho ali, não havia como as plataformas serem totalmente integradas.
Outro efeito da perspectiva é que a plataforma da E.F.norte parece fazer 90º. O ângulo é oblíquo, talvez uns 120º. Objetos ao fundo e paralelos vão ficando mais estreitos. No caso da plataforma da E.F.Norte, repare na foto que postei que ela se mantém paralela àquela via, coisa que não deveria acontecer se o ângulo fosse de 90º. Em função disso, concluímos que a perspectiva distorceu esse ângulo mais obliquo.
Se o ângulo fosse de 90º, na perspectiva, teríamos a sensação de um ângulo menor.
Conforme disse ao Dado, se você ou outro colega não conseguir ver isso, eu faço o zoom e detalho. okk

Respondendo às outras colocações, nunca duvidei da relação da casa do Paint Ball com a ferrovia. Infelizmente na foto de 1909 não daria para vê-la, mesmo se existisse, mas na foto que mandei, ela aparece.
Um fato triste. Ontem fui ao AGCRJ e verifiquei que já em dezembro de 1928, a estação da E.F.Norte já havia sido demolida. Ontem me emprestaram uma lupa, pois eram fotos aéreas em papel e verifiquei isso. O leito da ferrovia aparecia nitidamente, mas os terrenos vazios foram ocupados rapidamente.

Eu voltei a ver a foto da estação de Inhaúma, mas aérea. Acho que vou conseguir essas fotos e se isso acontecer, vocês verão muitas estações extintas.

Depois vou colocar no tópicos curiosidades, o resumo da minha visita ao acervo ontem, tendo acesso à fotos que não tinha visto da primeira vez.

Um abraço.





Melekh escreveu:Saudações a todos os companheiros.

Respondo quase o que eu postei no TGVBR.


Quero me desculpar por não estar a participar mais freqüentemente do Fórum... vida corrida, trabalho, viagens, etc.

Grande Adenilson, sempre atento as minúcias, você devia era ser perito... brincadeira.

Pergunta: Como você viu um quarto trilho atrás da maior plataforma da estação da linha do centro? Não consegui perceber isso.

Desculpe, mais me pareceu que as plataformas eram ligadas, já os trilhos não.

Coloco aqui mais um Mapa que talvez ajude a esclarecer algum ponto que possa ter passado despercebido.

Imagem

Realmente a casa do Paint Ball não era a estação de São Francisco Xavier, nem da E.F.Norte, muito menos da linha do centro, mas podendo ter pertencido à ferrovia, eu estive lá e fui informado pela pessoa que ocupava o local, que a casa pertencia a um engenheiro da ferrovia. Agora que ela se parece muito com uma das fotos postadas, parece.

O que eu posso dizer é que sua linha de raciocínio procede, mas continuemos nas pesquisas, quem sabe, surge um dado novo.


Quanto a Estação não identificada, quando eu tiver um tempinho, irei dar umas voltas pelos ramis para ver se descubro alguma coisa.

Em tempo: Você já chegou a ver alguma foto da Estação de Inhaúma da E.F.R.D – E.F.C.B.?

Abração!

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Norte

Mensagem por Melekh » 29 Fev 2012, 13:40

Só por curiosidade coloco esta foto.


Olaria:

Imagem


Manguinhos - Amorim:


Imagem


Note que as paltaformas não começam e treminam juntas....

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 29 Fev 2012, 15:41

Sem querer abusar, Adenilson, mas queria pedir pra você postar uma foto com zoom pra mostrar a quarta linha de trilhos na estação São Francisco Xavier. Eu reparei que lá no final, do lado direito, há uma área com espaço pra passar uma linha, mas devido à perspectiva, a linha, caso exista mesmo (provavelmente, mas quero ver) se confunde com o terreno. Eu acredito que tenha as 4 linhas na estação, mas as plataformas da EF do Norte e da EFCB parecem muito juntas, até aparentam estar unidas. E a borda de ambas parecem se complementarem ...
Se não for muito trabalho, gostaria de ver a imagem ampliada, por favor.
Editado pela última vez por DadoDJ em 29 Fev 2012, 18:55, em um total de 1 vez.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 29 Fev 2012, 17:03

Dado, "tá na mão" okk
Ainda acrescento um comentário. Realmente as plataformas parecem estar juntas, mas olhe bem (vide foto completa) a Rua Santos Melo e veja como dá a impressão que o seu desnível em relação à plataforma parece ser maior que a dos trilhos 2 e 3 por exemplo.
Agora é apenas uma especulação. Pode ser que a plataforma da E.F.Norte, que esteja talvez a uns 70 cm acima do nível da rua, esteja no mesmo nível dos trilhos das linhas do centro, que por conseqüência devem também estar uns 70 cm ou pouco mais baixo que a plataforma da estação da linha do centro.
Dá uma olhada na foto completa onde está um garoto em cima da plataforma e veja como ali o desnível em relação ao terreno parece ser maior que em relação aos trilhos das linhas do centro, ou seja, os trilhos da linha do centro estão acima do nível da rua e sua plataforma mais alta ainda.

Na foto abaixo coloquei uma seta branca onde para mim sai o 4º trilho.

Imagem

Só para encerrar, destaco as árvores plantadas bem no meio da plataforma. Visualizei algo assim parecido na estação de Inhaúma quando vi as fotos aéreas.


DadoDJ escreveu:Sem querer abusar, Adenilson, mas quer pedir pra você postar uma foto com zoom pra mostrar a quarta linha de trilhos na estação São Francisco Xavier. Eu reparei que lá no final, do lado direito, há uma área com espaço pra passar uma linha, mas devido à perspectiva, a linha, caso exista mesmo (provavelmente, mas quero ver) se confunde com o terreno. Eu acredito que tenha linhas na estação,mas as plataformas da EF do Norte e da EFCB parecem muito juntas, até aparentam estar unidas. E a borda de ambas parecem se complementarem ...
Se não for muito trabalho, gostaria de ver a imagem ampliada, por favor.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 29 Fev 2012, 18:53

Ah ...
Agora sim, Adenilson ! Agora estou vendo a linha !
O que mais me ajudou foi a seta, pois o vão atrás da plataforma me parecia ser um vão apenas e em seguida uma calçada ou algo semelhante ... claro, era uma boa indicação de que ali fôsse o local onde corria os trilhos da quarta linha, mas fiquei na dúvida.
Obrigado pela "luz" !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Leopoldina”