Boa noite pessoal,
Antes de aprofundarmos a questão envolvendo Maria da Graça e Cesário Machado, vamos a um flash back sobre a Melhoramentos.
No site TGVBR, expomos em um dos tópicos uma foto do Portal Augusto Malta que estaria mostrando a construção de um viaduto em Del Castilho e abaixo a linha auxiliar com 4 linhas, onde todas pareciam do mesmo tamanho.
A princípio não poderia ser, pois a Rio D'ouro, cujo trecho em 1935 (ano da foto) já passava por ali.
Eu, o Dado e os demais foristas tivemos muita dificuldade em discriminar a linha métrica, que na época, o Dado achou ser a última, onde tem um desvio abaixo da foto, que seria do pátio de Del Castilho, a princípio.
Veja a tal foto abaixo e repare como na direção do viaduto, parece haver um final de plataforma na entre as linhas 1 e 2 (contando da direita para a esquerda). Mas, espera aí!
Sendo Del Castilho e no ponto onde seria a foto, a estação ficaria fora do enquadramento abaixo.
Eu sempre achei estranho aquele viaduto e o fato de foristas que têm um certo conhecimento de ferrovias, terem tanta dificuldade de discriminar as linhas largas e métricas.
Outra coisa, existe um ponto alto em Del Castilho entre esta estação e ex-Maria da Graça, mas serveria para interligar ruas secundárias. Não faria o menor sentido, salientando que o viaduto atual de Del Castilho seria construído em 1963 apenas.
Comecei a estranhar tanto e fui fuçar.
Pois bem. Há pouco mais de 1 semana, publiquei uma foto de Engenho Novo. Veja o viaduto de bondes em 1902 e compare com o da foto de cima.
Conclusão: Aquela foto de 1935 não é de Del Castilho e sim provavelmente do desmonte do viaduto de bondes que existia na foto de 1902.
O desvio existia em 1935 e não em 1902 na minha opinião devido a existência da Estação Silva Freire e de um pátio. É sabido que S.Freire não existia em 1902, mas em 1935 já existia há mais de 12 anos.
Sobre as curvas, que na foto de 1902 parece ser com o raio bem menor, digo o seguinte: A foto de 1935 foi tirada bem de perto e a foto de 1902 foi tirada já de longe mostrando um trecho distante na curva.
Como eu dei um zoom na foto e tudo aumentou, parece que a curva é muito fechada no caso de 1902 em comparação a 1935.
Para finalizar, comparem as cabeceiras finais de plataforma.
Moral da estória: Se essa foto de 1935 era um parâmetro para saber se a linha auxiliar um dia já teve 4 linhas, pode esquecer.
Por quê a linha auxiliar teria em seu histórico, linha singela e logo depois, linha dupla para ter linha quádrupla para após a agregação da linha de Arará e com a Rio D'ouro em funcionamento, cair para 3 linhas?
Isso não faz sentido, a princípio para mim.
Abaixo vou colocando em outras postagens mais aspectos para não ficar cansativo de ler