E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
DadoDJ
Administrador
Contato:

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por DadoDJ » 29 Fev 2012, 23:45

Acervo digitalizado das Revistas "O Malho" e "Para todos" neste link:

http://www.jotacarlos.org/

Para acessar o conteúdo, é necessário se cadastrar, tranqüilo, nada de mais. Além disso habilite as janelas pop-ups no seu navegador.
Já estou folheando as revistas ...
O curioso é que tenho a impressão de já ter visto algo parecido com esta publicação, no acervo online da Biblioteca Nacional. Mas deve ser algo parecido apenas, visto que as revistas eram bem semelhantes antigamente: matérias misturadas com muita propaganda. Não que seja ruim, mas todas tinham a mesma diagramação praticamente.
:-
É hoje que eu não durmo !
-_-zzz
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 01 Mar 2012, 10:06

Adenilson, Dado.

Obrigado!

Vamos combinar sim, uma visita até Maria da Graça e quem sabe possamos saber mais sobre Cesário Machado...

Eu estou com várias fotos de várias Estações, principalmente da EFRD, uma delas é de Figueira, entre outras.

Mas a minha busca é pela estação de Inháuma, questão de honra.

Em tempo, começo a achar que aquela foto do Portal G. Ermakoff seja da E.F. Rio D’Ouro e não da EFCB.

Dado, valeu pela dica.

Irei em breve postar mais novidades.

Abraços.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 01 Mar 2012, 12:16

Realmente, Inhaúma é questão de honra !
Como é que pode: uma estação em área urbana, em um bairro importante, e a estação tão importante quanto, não ter uma foto sequer conhecida !
Vamos que vamos !
okk
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 03 Mar 2012, 17:53

Melekh.
Sobre a sua colocação, eu e o Dado estimamos na foto do Ermakoff que aquela estação com plataforma em primeiro plano é da Rio D'ouro e o fotógrafo estaria voltado para Del Castilho.
Duas coisas me intrigaram e comentei com o Dado, que teve a mesma reação.
Há eletrificação apenas para os trilhos dessa estação da Rio D'ouro.
Tudo bem, que há bitola mista e os trens da melhoramentos poderiam utiliza-la por exemplo na volta para o centro, utilizando a estação antiga na ida.
Mas do outro lado não há eletrificação. Estranho, não?
Na foto do Ermakoff repare que ao fundo e a esquerda, há pilares lembrando uma estação em reforma ou demolição.
Os pilares estariam altos demais então eu estimei que eles já estariam partindo do chão, já sem a plataforma, uma vez que os pilares não são fixados nas plataformas, que normalmente tem o interior de terra compactada, e sim diretamente no chão.

Estimamos então que a estação original estivesse sendo demolida ou reformada (mas cadê a eletrificação se fosse somente reforma?) para uso único de apenas uma única plataforma (mais nova) partilhada entre os trens da auxiliar e Rio D'ouro.
De qualquer forma plantas da SMU e reportagens de jornal já postadas mostraram que pelo menos nos anos 40 e talvez parte dos 50, a estação tinha 2 plataformas em uso.
Veja abaixo o que expliquei
Imagem

Melekh escreveu:Adenilson, Dado.

Obrigado!

Vamos combinar sim, uma visita até Maria da Graça e quem sabe possamos saber mais sobre Cesário Machado...

Eu estou com várias fotos de várias Estações, principalmente da EFRD, uma delas é de Figueira, entre outras.

Mas a minha busca é pela estação de Inháuma, questão de honra.

Em tempo, começo a achar que aquela foto do Portal G. Ermakoff seja da E.F. Rio D’Ouro e não da EFCB.

Dado, valeu pela dica.

Irei em breve postar mais novidades.

Abraços.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 08 Mar 2012, 10:01

Pessoal,

Ontem eu e o forista Melekh visitamos o galpão de Maria da Graça e demos uma olhadinha no local onde seria a parada Cesário Machado.

O saldo da visita foi equilibrado.
Alguns depoimentos aumentaram as dúvidas sobre o galpão e outros foram reveladores quanto à possível época da desativação da estação Maria da Graça, que pode ter sido há mais tempo que pensávamos.

Quando eu estava preparando-me para solicitar que uma parte do galpão fosse fotografado por dentro, o supervisor da empresa chegou lá e teve um comportamento mais arredio, porém não agressivo, a nossa presença.

Sobre Cesário Machado, vimos um elevado de terra compactada próximo ao possível local da estação, mas esse elevado se mostrou "fofo" demais, cedendo facilmente quando pisei forte na borda.

Vou ficando por aqui e deixar o Melekh se aprofundar mais no assunto. Depois eu farei os possíveis complementos, se necessário.

Abraços.

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 09 Mar 2012, 08:45

Companheiros Ferroviaristas.

Estive juntamente com o companheiro Adenilson em mais uma expedição ferroviária.

Fomos em Maria da Graça e adjacências com a finalidade de colher mais subsídios sobre a Estação Maria da Graça e Cesário Machado.

Pouco descobrimos, então resolvermos fazer um tour pela linha até o local provável da Antiga Parada/Estação Cesário Machado.

Eis o que descobrimos:

Provavel

Parada - Estação Cesário Machado

Fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Vocês poderão notar um barranco marcado pela seta em vermelho (possível plataforma) de terra e se levando em consideração que antigamente muitas das plataformas eram de Terra Compactada...

Segundo a observação do Adenilson, a terra estava fofa demais e por isso não poderia ser uma plataforma.
Mas tem um porem: no local havia plantações, logo também a terra se tornaria úmida, trazendo o amolecimento.

Este local estava escondido por muitos anos e só foi possível ser descoberto, graças aos “cracudos (consumidores do crak)”, que atearam fogo nas plantações e fez que o local ficasse exposto, isso segundo informação de um morador do local.

Ainda tem muita coisa para ser descoberta...

Estamos abertos aos comentários.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 10 Mar 2012, 00:46

É verdade Melekh.
Tem muita coisa aí.
Quando me referi a terra fofa, isso poderia ser um ponto negativo, mas há pontos positivos também, principalmente a localização.
Tenho quase certeza que a parada Cesário Machado foi contemporânea a um período em que a Melhoramentos era linha singela apenas.
No perído da duplicação, a mesma já deveria estar desativada, por isso a princípio, não acredito em plataforma no meio de linhas e sim no canto como na foto.

Realmente foi complicado ter coragem para ir ao local até porquê fomos pela linha desde a estação Jacarezinho (imagina, né! =O ).

De qualquer forma foi legal ver a forma segura e entusiasmada como o companheiro Melekh encarou o desafio.

Melekh e companheiros, desviando o assunto para Maria da Graça e juntando o que vi no Arquivo Nacional com as análises das fotos já postadas, poderei dar uma informação que mudará totalmente o conceito que tinhamos da estação Maria da Graça.
Por isso o depoimento do funcionário do galpão, que a princípio poderia representar pouco, na realidade, pode representar muito, se agregado ao que vi em uma foto ontem (sex).

Aguardem!

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 10 Mar 2012, 08:35

Huuuuuuummmm ...

Hoje à noite estarei em Macaé e Quissamã, provavelmente sem internet.

Mas com esse suspense, vou dar um jeito de ir a uma Lan-House para acessar o fórum !
:lol:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 10 Mar 2012, 20:52

Boa noite pessoal,

Antes de aprofundarmos a questão envolvendo Maria da Graça e Cesário Machado, vamos a um flash back sobre a Melhoramentos.
No site TGVBR, expomos em um dos tópicos uma foto do Portal Augusto Malta que estaria mostrando a construção de um viaduto em Del Castilho e abaixo a linha auxiliar com 4 linhas, onde todas pareciam do mesmo tamanho.
A princípio não poderia ser, pois a Rio D'ouro, cujo trecho em 1935 (ano da foto) já passava por ali.
Eu, o Dado e os demais foristas tivemos muita dificuldade em discriminar a linha métrica, que na época, o Dado achou ser a última, onde tem um desvio abaixo da foto, que seria do pátio de Del Castilho, a princípio.

Veja a tal foto abaixo e repare como na direção do viaduto, parece haver um final de plataforma na entre as linhas 1 e 2 (contando da direita para a esquerda). Mas, espera aí!
Sendo Del Castilho e no ponto onde seria a foto, a estação ficaria fora do enquadramento abaixo.
Imagem

Eu sempre achei estranho aquele viaduto e o fato de foristas que têm um certo conhecimento de ferrovias, terem tanta dificuldade de discriminar as linhas largas e métricas.
Outra coisa, existe um ponto alto em Del Castilho entre esta estação e ex-Maria da Graça, mas serveria para interligar ruas secundárias. Não faria o menor sentido, salientando que o viaduto atual de Del Castilho seria construído em 1963 apenas.

Comecei a estranhar tanto e fui fuçar.
Pois bem. Há pouco mais de 1 semana, publiquei uma foto de Engenho Novo. Veja o viaduto de bondes em 1902 e compare com o da foto de cima.

Imagem

Conclusão: Aquela foto de 1935 não é de Del Castilho e sim provavelmente do desmonte do viaduto de bondes que existia na foto de 1902.
O desvio existia em 1935 e não em 1902 na minha opinião devido a existência da Estação Silva Freire e de um pátio. É sabido que S.Freire não existia em 1902, mas em 1935 já existia há mais de 12 anos.

Sobre as curvas, que na foto de 1902 parece ser com o raio bem menor, digo o seguinte: A foto de 1935 foi tirada bem de perto e a foto de 1902 foi tirada já de longe mostrando um trecho distante na curva.
Como eu dei um zoom na foto e tudo aumentou, parece que a curva é muito fechada no caso de 1902 em comparação a 1935.
Para finalizar, comparem as cabeceiras finais de plataforma.

Moral da estória: Se essa foto de 1935 era um parâmetro para saber se a linha auxiliar um dia já teve 4 linhas, pode esquecer.
Por quê a linha auxiliar teria em seu histórico, linha singela e logo depois, linha dupla para ter linha quádrupla para após a agregação da linha de Arará e com a Rio D'ouro em funcionamento, cair para 3 linhas? :ttn:

Isso não faz sentido, a princípio para mim.

Abaixo vou colocando em outras postagens mais aspectos para não ficar cansativo de ler

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 10 Mar 2012, 21:13

Continuando. Eu e o forista Melekh estivemos no local da estação Maria da Graça e colhemos algumas informações.

1) O senhor que nos atendeu tem cerca de 50 anos de idade e apontou o local da plataforma. Esse local seria fora do alinhamento da estação original de Maria da Graça que o Melekh recentemente postou aqui.
Ele (o senhor) e outra moradora, já próximo a antiga Cesário Machado deram a entender que a estação tinha sido desativada há mais tempo que pensávamos, pois o senhor, com faixa de idade de 50 anos, mal lembrava do funcionamento da mesma.

Comecei a ficar desconfiado de alguma coisa.

2) Dando um outro ângulo do raciocínio, eu queria ver de perto aquelas janelas e a parede do galpão que não tinha harmonia arquitetônica com o restante do mesmo.
As fotos que o Dado tinha foram tiradas de longe.

Segue abaixo as fotos e da estranha continuidade de uma laje que começa e termina do nada!

Imagem

Detalhe das janelas!

Imagem

Como parte do galpão foi improvisado como residência, imaginei que a laje misteriosa no meio da parede fosse para diminuir o "pé direito" do galpão e adapta-lo a uma casa.
Abaixo coloco o galpão visto de lado e a porta que estava aberta.
Se o tal supervisor não tivesse chegado, o senhor que nos atendeu teria deixado a gente fotografar dentro do galpão.
Infelizmente não deu!!!

Imagem

As janelas são parecidas com a da estação, principalmente se compararmos a parte de trás da estação original, que parecia ter janelas menores que a parte da frente, mas vendo de perto não dá para chegar a uma conclusão, pois as janelas que eles colocaram são comuns e estão aos montes no mercado da construção civil.

Veja abaixo a parte de trás da estação de Maria da Graça e façam comparações com as duas janelas localizada entre as setas verde limão e lilás:
Obs: Saliento que o Melekh postou uma foto de Maria da Graça com uma janela por módulo, mas essa era a parte frontal da estação.
Abaixo é a parte de trás. A seta vermelha indica apenas a plataforma.

Imagem

Parecia que uma parede da ex estação fazia parte do galpão, então abaixo montei um esquema de como seria a dimensão da estação original comparada a do galpão.
Em amarelo, seria se a estação estivesse dentro do mesmo e em verde, se a parte frontal apenas da estação tivesse sido aproveitada!

Imagem

Conclusão: Sem entrar no galpão não dá para dizer se existe dentro da tal casa adaptada dentro do mesmo, se há mais algum indício da estação ou se o tal "puxadinho" foi uma grande coincidência.

Em breve estarei com as aerofotografias e poderemos fazer uma projeção do google com a foto de 1928.
Dentro do programa Google earth dá para importar uma imagem e transforma-la em marca d'água no nível que quisermos, mas a imagem a ter a marca d'água teria que ser a do google, que tem mais informações.
Somente assim, poderemos saber com precisão, o local que a estação original ocuparia se existisse hoje, sobrepondo as imagens atuais em marca d'água e de 1928.

Abaixo em outro post, vou dizer o mais importante:
Editado pela última vez por Adenilson em 10 Mar 2012, 22:40, em um total de 3 vezes.

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”