E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
DadoDJ
Administrador
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 22 Mar 2012, 17:35

Melekh, depois vou comentar a sua mensagem.

Por enquanto, segue uma foto do viaduto do ramal do Arará, sobre a Rua Carlos Seidl, no bairro do Caju.
Imagem
^^ Notem a inscrição do ano: 1939
E vejam se ele não se parece um pouco com o viaduto ferroviário sobre a Rua Leopoldo Bulhões,na imagem abaixo (Google Street View):
imagem.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 23 Mar 2012, 00:55

Melekh.
Fica apenas a observação que eu não discordei a princípio e sem maiores análises que tal cobertura pudesse ser a parada e sim que o local apontado por você como a plataforma indicaria uma construção comprida demais e que bloquearia a "Suburbana".
Penso que se for (sse) a parada, a plataforma se encerraria entes do cruzamento com a Suburbana -sentido Amorim, tendo um comprimento muito pequeno.

Dado.
Valeu. Obtive informações legais e ótimas fotos da estação Joinville. Em breve as publicarei. okk

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 23 Mar 2012, 09:19

Adenilson, agora eu te entendi.

Realmente a paltaforma seria muito longa, a foto não está lá essas coisas e pode nos confundir.

Dado, coloco aqui a imagem da ponte da Arará, vista do viaduto de Benfica.

Imagem

Neste caso, a Estação de Manguinhos está muito afastada o que nos faria pensar nas seguintes hipóteses:

Se essa fosse a ponte da Foto Antiga, não poderia ser aquela a Estação Amorim, pois a atual estação Manguinhos está muito afastada.

Olhando em direção a Triagem, caso fosse ali perto, a Estação Bemfica, a Estação da Foto antiga, poderia ser a mesma; se também fosse a ponte do Ramal da Arará.

Também poder ser nenhuma coisa, nem outra.

Deixo esta foto, sentido Triagem, para que se possa fazer a comparação com os Morros ao fundo.

Imagem

Continua...

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 23 Mar 2012, 11:21

Estou sem tempo para me prolongar no assunto, mas tenho duas coisas para falar:

1-Tenho quase certeza que o elemento que pensamos ser uma estação simples, próximo ao viaduto de Benfica, é um vagão de carga. Depois, vou tentar explicar melhor.
2-Em relação à linha da EFRdO passar supostamente pela Rua Araruá, tenho uma hipótese aqui, e tem relação com os bondes na Av.Suburbana.

Assim que eu parar pra respirar um pouco aqui no serviço eu volto.

<|-|>
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 23 Mar 2012, 11:24

Resumidamente:

Melekh, o viaduto do ramal do Arará foi feito sobre um aterro artificial (terra), e o viaduto da foto antiga de 1930 que o Adenilson postou, tem uma base de apoio rochosa. São diferentes ...

Depois eu volto !
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 23 Mar 2012, 15:28

Pessoal,
Boa tarde!

Tenho 4 minutos para a expiração da internet no hotel, então vou resumir.

1) A foto do viaduto foi desvendada na minha ida ao AN. Penso a princípio que a compisição em cima do viaduto não é ferroviária por ser baixa demais. Outra coisa é que o viaduto faz 90º a esquerda da foto, mas fora do enquadramento desta, o que tornaria inviável uma curva de raio tão pequeno de natureza ferroviária.
Uma das fotos mostrava o dístico da estação Carlos Chagas (E.F.Norte) e o maciço pareceu estar mais próximo talvez por um efeito de ampliação, o mesmo que faz parecer por exemplo que a lua é muito maior que a realidade quand ampliamos uma foto, isso porquê o zoom amplia tudo da mesma forma independente da distância, eliminando a questão relativa.

2) Depois vou falar melhor da estação Benfica, mas preciso de mais tempo. fuii. o.ov

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 24 Mar 2012, 19:42

Pessoal, finalmente consegui postar o que pretendia aqui no fórum.

Como unifiquei vários assuntos em uma só postagem, achei melhor postar no tópico segmentado do trecho Caju-Liberdade:

Clique aqui para acessar a (mega) postagem

okk
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 28 Mar 2012, 11:06

Adenilson, vou tentar localizar esta planta da SMU e postar aqui. Ela mostra um prédio identificado como "Central telefônica", se eu não me engano, com a designação "Parada" logo abaixo.
Amaral, se eu não me engano, tem sim uma linha que cruzava a rua além de onde está o vagão na imagem aérea. Tem uma planta da SMU que mostra isso, vou procurar também.
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 28 Mar 2012, 13:42

Adenilson, abaixo seguem a planta da SMU mostrando um "Posto Telegráfico, onde o trem fazia paradas. Provavelmente era a Parada Botafogo:
SMU PAL 1533 PAA 2293 - Planta da Villa Engenho da Rainha mostrando a EF Rio d'Ouro e Estações Botafogo e Inhaúma (19xx).jpg
^^ A planta é identificada como PAL 1533 PAA 2293 e data de 1935, se eu não me engano.
Abaixo a área circundada em azul em detalhe:
SMU PAL 1533 PAA 2293 - Destaque.jpg
^^ Atualmente este local fica muito próximo da garagem de ônibus da empresa Braso Lisboa.

Ainda não encontrei a planta que mostra um possível desvio do pátio de Inhaúma, nem a planta erroneamente mostrando a estação Inhaúma como sendo Engenho da Rainha, com uma extensa plataforma.

Mas as pesquisas continuam !
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 29 Mar 2012, 00:56

Dado. A primeira planta mostrada por você mostra o posto de telégrafo que continha também no esquema do pátio de Engenho da Rainha quando discutíamos no TGVBR se o acidente com o lotação tinha sido ali ou em Vicente de Carvalho, lembra?
Se não me engano esse posto substituiu o telégrafo que funcionava na parada Botafogo.

Abaixo segue a foto de onde aproximadamente poderia ser o posto. Talvez pouco atrás do fotógrafo.
Imagem

De fato, vc está certo. Esse posto seria aproximadamente próximo à atual garagem da Braso Lisboa e isso é um pouco a frente da ex-parada Botafogo (sentido E.Mato).
Essa planta pode ser de 1935, mas dá uma verificada se no centro e no alto não parece haver a menção do ano de 1926.

Acho que essa planta pode ser uma revisão. Isso explicaria a ausência da estação E.Rainha.

Sobre a planta da SMU ser de 1904, acho que li o seu pensamento :P
Você deve estar estranhando o nome Engenho da Rainha em 1904, mas acho que esse era o nome do loteamento previsto para toda aquela área, o qual estaria dentro de um macro bairro, este sim, Inhaúma, outrora freguesia.
Isso (E.Rainha) pode ter sido um "apelido" ou nome popular da estação Inhaúma, muito antes da própria estação de Engenho da Rainha ser construída.

Outra coisa que poderia explicar seriam as inúmeras revisões, uma vez que o desenho ou croqui não era refeito e sim aproveitados com assinaturas e/ou carmbos de diversas épocas. okk

Estou ansioso para ver a planta com a plataforma comprida em Inhaúma :D
DadoDJ escreveu:Obs.: estou enganado ou esta planta é de 1904 ???

:O :O :O

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”