Linha do centro

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Linha do centro

Mensagem por Melekh » 24 Mar 2012, 23:34

Companheiros,


Coloco aqui a Estação Todos os Santos e a Estação de Mendes em Romaria em 1929.

Dedico a reportagem ao companheiro Adenilson, que tem se dedicado a busca da Estação Todos os Santos.


Imagem



Imagem

Abraço a todos.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 25 Mar 2012, 18:18

Uhuuuuuu !
Show de bola, Melekh !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 28 Mar 2012, 09:17

Parabéns Melekh.
Reforço as palavras do Dado.
Essa massiva cobertura já é a mesma que aparece na foto de 1923 que postei.
A foto deve ter sido tirada logo alguns metros após a passagem subterrânea no lado da Amaro Cavalcanti e sentido E.Dentro.

Também tenho a aerofotografia de Todos os Santos de 1928 e em breve publicarei.

Pelas pesquisas que andei fazendo a estação de Todos os Santos original era pequena e localizada mais de 100 metros depois do início dessa plataforma mais moderna.
Plantas da SMU e descritivos da estação mostram isso.

Imagino que houve apenas um trecho comum entre as 2 versões da estação e que deve ter sido a parte final da plataforma da foto acima.

Pelas minhas pesquisas também, o acesso subterrâneo foi construído no início dos anos 20, sendo anteriormente e provavelmente pelos trilhos.

Abraço a todos.

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Linha do centro

Mensagem por Michel Soares » 14 Abr 2012, 02:10

Há alguns dias atrás teve um seminário na faculdade e nos deram de brinde um cd com digitalizações de antigas edições do jornal Correio da Lavoura, de circulação em Nova Iguaçu e região. Pois bem, ao dar uma olhada nas publicações encontrei um anúncio de uma venda de terreno no Parque Fluminense, que vinha assim:

"Parque Fluminense

Propriedade da Garantia
Lar Limit.

Estação de Itinga - E. F. C. do Brasil

Linha Auxiliar

Municipio de Iguassu - E. do Rio

Compre seu terreno no "Parque Fluminense"

Informações: Rua Bernardino Mello, 209
Nesta cidade"

Data da publicação: 08/05/1930


Agora surge a dúvida: existiu mesmo essa estação? Onde ficava? Procurei no Estações Ferroviárias e não encontrei nada a respeito.


[Vou ver como colocar essas digitalizações em pdf ou jpg pra poder publicar aqui, já que no cd os arquivos estão em html. Caso alguém queira uma cópia, é só falar.]

Abraços

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 14 Abr 2012, 18:18

Itinga ???

:O

Caramba ! Essa é "nova" ... hehehehe

Michel, dá um print neste documento e posta a imagem aqui !

Obs.: por curiosidade, você está fazendo faculdade em que área ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 14 Abr 2012, 18:23

Michel e demais membros:

Encontrei algumas referências a locais denominados "Itinga", como o documento visualizado pelo Michel indicava. Vejam:

1-Próximo a Guia de Pacobaíba, em Magé:

Link: http://wikimapia.org/13653003/pt/Itinga
^^ Improvável ser este o local, pois no Correio da Lavoura citava uma localidade em Nova Iguaçu;

2-Itinga, antigo nome do bairro de Éden !:

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89den_ ... de_Meriti)
^^ Com certeza é esse lugar ! Michel, obrigado pela descoberta, eu nunca havia ouvido falar que Éden teve esse nome anteriormente ! Apesar de hoje ser em São João de Meriti, antigamente todo esse território pertencia a Nova Iguaçu !
Legal ! ! !
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Linha do centro

Mensagem por Michel Soares » 15 Abr 2012, 00:23

Dado, faço faculdade de economia em Longe Iguaçu hehe.

Segue o print desse anúncio:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Linha do centro

Mensagem por Michel Soares » 15 Abr 2012, 00:25

Teve outra matéria nesse jornal que falava da eletrificação dos trens, sinônimo de modernidade (para a época rsrs).

Vou procurar aqui no cd e darei um print.

Abraços o.ov

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 15 Abr 2012, 15:49

Show, Michel !
Muito bom !
Valeu !
app

Obs.: será que se encontra alguma imagem em acervos antigos (O Malho, etc) da estação com este nome ? Huuuummmmmm ...
hmy
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por rodrjgw » 21 Abr 2012, 20:48

Desculpem um "off-topic", mas acredito que este seja o tópico mais adequado para postar minha dúvida.

Reparei que no campus do IFRJ e da FAETEC de Paracambi (uma antiga fábrica de tecidos) há construções semelhantes a um depósito e uma estação ferroviária (de cargas). Lendo no site "estações ferroviárias", confirmei minha suspeita, a linha seguia até a fábrica. Alguém aqui teria mais informações sobre esta extensão do ramal Paracambi? As informações no site citado estão um tanto confusas. ^^
Rodrigo Sampaio
[email protected]
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
[email protected]
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”