Olá Pessoal. Sobre o assunto Herédia de Sá ainda e o que comentei, vejam a foto abaixo e dêem uma olhada como parece ter havido uma segunda linha no ramal de Arará.
A linha singela que aparece na foto não está centralizada
Será que isso justificaria a foto de um lotação próximo a Maria da Graça com uma placa mostrando 4 linhas?
Segundo as "cicatrizes" dá a impressão que uma dessas linhas de Arará se afastava da linha tronco no pátio de Herédia de Sá.
Agora partindo do princípio que Herédia de Sá teve um pátio parecido com Vieira Fazenda, ou seja com 2 plataformas estreitas e as duas linhas da auxiliar, passando entre elas, a configuração do pátio pode ter sido a abaixo:
ESTAÇÃO VIEIRA FAZENDA (Atual Jacarezinho).
Prezados foristas. Foi legal demais que a estação Herédia de Sá tenha rendido tanto papo. Vou voltar a postar aspectos sobre essa estação e quem quiser voltar ao assunto, sinta-se a vontade, mas as minhas postagens tem que continuar.
Abaixo segue uma postagem que já fiz quando abordei o assunto da parada Praia Pequena na Rio D'ouro com Vieira Fazenda destacada com seta Vermelha.
No ângulo abaixo é possível ver o pátio de Vieira Fazenda e uma minúscula construção no meio da plataforma. Tudo indica que na foto abaixo, haja uma segunda plataforma do lado oposto,
uma vez que a Melhoramentos já havia sido duplicada.
Agora veja uma foto que o Melekh postou com o destaque para Vieira Fazenda e Cesário Machado (próxima postagem).
A foto é anterior a construção da estação de Maria da Graça.
O Melekh brilhantemente já pesquisou as seguintes datas.
1924- Duplicação da E.F.Melhoramentos.
1945- Alargamento da bitola.
Partindo do princípio que a estação Maria da Graça é de 1928 e a linha foi duplicada em 1924, fiquei pensando se a foto abaixo ainda não é do tempo que a Melhoramentos ainda era em linha singela.
Comparem também a pequena edificação de Vieira Fazenda da foto acima com a aerofotografia de 1928. Parece ser a mesma, não?
Indago o seguinte: Se o prédio de Vieira Fazenda originalmente era do lado direito e é o mesmo de 1928 onde com certeza a linha já era dupla, podemos acreditar que a linha nova inserida foi do lado esquerdo (sentido subúrbio)?
A pergunta somente teria ares de certeza se a foto da fábrica O cruzeiro estiver com linha singela.
Caso a linha nova tenha sido do lado esquerdo (sentido subúrbio), vocês não acham que a Parada Cesário Machado pode ter sido demolida em torno de 1924, quando a ferrovia foi duplicada?
Pergunta válida também se ficar certificado o que os mapas mostram. A plataforma de Cesário Machado do lado esquerdo da via (sentido subúrbio).