E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Contato:
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Caros, estou acompanhando as postagens da RdO com atenção e peço desculpas por cortar o assunto. Mas estou navegando pela net e achei o mapa abaixo:
Bom, tive a impressão deste mapa ser meio estranho. Quinta do Cajú e Francisco Sá nada tem a ver. Esse mapa tem um desvio em Inhaúma até Engenho da Rainha, teria algo a ver com a variante antiga? Confesso que não entendi muito bem esse mapa. Outra: que projeto (sim, projeto) é aquele com aquela ligação Belford Roxo x Nova Iguaçu (Linha do Centro) cortando a Linha Auxiliar?
Obs.: Nota-se que não é um mapa antigo, já o tinha visto em outras ocasiões mas nunca parei para prestar atenção.
Bom, tive a impressão deste mapa ser meio estranho. Quinta do Cajú e Francisco Sá nada tem a ver. Esse mapa tem um desvio em Inhaúma até Engenho da Rainha, teria algo a ver com a variante antiga? Confesso que não entendi muito bem esse mapa. Outra: que projeto (sim, projeto) é aquele com aquela ligação Belford Roxo x Nova Iguaçu (Linha do Centro) cortando a Linha Auxiliar?
Obs.: Nota-se que não é um mapa antigo, já o tinha visto em outras ocasiões mas nunca parei para prestar atenção.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
-
- Usuário Diamante
Amigo, mais uma vez, obrigado!
Eu estou tendo que observar tudo ao redor das fotos, pois a maioria foi revelada "espelhada". Quando tem alguma coisa escrita, fica fácil de resolver, mas quando não tem, a dificuldade é maior e tenho observar tudo que tem em volta.
Respondendo à sua pergunta:
Na foto aérea de 1928 existem árvores também, inclusive uma na plataforma da estação.
Pelo que entendi do seu texto, você estava comparando a foto de 1968 com a que tirei ano passado de carro.
A "olho nú", realmente parece que o limite direito da foto de 1968 era onde atualmente é o limite da praça com a variante da ex Automóvel Clube onde o micro ônibus está estacionado.
Em cima disso, concluo que a árvore atual estaria em posição muito próxima da foto de 1968, sendo que lá, deveria ser bem menor.
Tenho apenas a restrição que a árvore deveria estar mais afastada um pouco da via onde está o 627 estacionado.
Tudo indica que pode ser a árvore, mas vou arriscar mesmo dar esse palpite depois da superposição de imagens.
Sinta-se a vontade também para aplicar recusros de brilho e constraste disponíveis no Photoshop, caso sejam mais avançados que uso no Picture Manager.
Um abraço.
Eu estou tendo que observar tudo ao redor das fotos, pois a maioria foi revelada "espelhada". Quando tem alguma coisa escrita, fica fácil de resolver, mas quando não tem, a dificuldade é maior e tenho observar tudo que tem em volta.
Respondendo à sua pergunta:
Na foto aérea de 1928 existem árvores também, inclusive uma na plataforma da estação.
Pelo que entendi do seu texto, você estava comparando a foto de 1968 com a que tirei ano passado de carro.
A "olho nú", realmente parece que o limite direito da foto de 1968 era onde atualmente é o limite da praça com a variante da ex Automóvel Clube onde o micro ônibus está estacionado.
Em cima disso, concluo que a árvore atual estaria em posição muito próxima da foto de 1968, sendo que lá, deveria ser bem menor.
Tenho apenas a restrição que a árvore deveria estar mais afastada um pouco da via onde está o 627 estacionado.
Tudo indica que pode ser a árvore, mas vou arriscar mesmo dar esse palpite depois da superposição de imagens.

Sinta-se a vontade também para aplicar recusros de brilho e constraste disponíveis no Photoshop, caso sejam mais avançados que uso no Picture Manager.
Um abraço.
DadoDJ escreveu:Adenilson, mais uma vez sem palavras, amigo.
Muito interessantes as fotos de Engenho da Rainha. Parabéns pela perspicácia em destacar o prédio (apontado com a seta azul) que aparece na foto antiga (não tão antiga, ok ... mas mesmo assim, muito boa percepção).
Me tira uma dúvida: em relação à primeira foto de Inhaúma e a última feita por você, da pracinha ... você quis dizer que a estação antiga existia entre a árvore e o gramado da praça, quer dizer, onde fica o gramado da praça ?
No caso, em relação à primeira foto antiga, o fótografo estaria de costas para a construção existente ainda hoje, é isso ?
Caso seja isso que eu entendi, a árvore que aparece só os galhos na foto antiga é a mesma atualmente existente na praça !
Testemunha viva, mas infelizmente, muda ...
Obs.: estou sem poder usar o Google Earth para fazer as superposições em casa: no meu PC queimou um pente de memória de 2Gb, e estou usando um "reserva" antigo que tinha aqui, com apenas 256mb, suuuuuuuper lerdo ! E meu notebook está na casa da minha esposa, onde tem memória de sobra (8Gb) mas quase não tenho tido tempo de usar quando estou lá. Mas hoje o levei pra minha casa e devo adiantar algo, estou curiosíssimo e super ansioso em fazer estas imagens ! Aguardem ...
Adenilson, grande Adenilson ! Hehehe show de bola as fotos ! Valeu !
-
- Usuário Diamante
Adenilson,
Não há muito que comentar, as imagens falam por si.
Eu já passei muitas vezes quando tinha uns 06 ou 07 anos pelo local onde está localizada a Rua Padre Januário e numa das fotos podemos ver a mesma em perspectiva.
Bom, no trecho da Padre Januário, podemos ver algo que se assemelha a uma chaminé, ali era a Padaria e Confeitaria Hélio.
Também podemos ver na esquina entre Av. Automóvel Clube à época e Rua Dona Luiza, o Supermercado Rainha.
Lembro-me que quando criança, entrei neste mercado e furei um Iogurte tipo Danoninho e comecei a comer, era de chocolate. O segurança disse que eu tinha que pagar.
Eu não tinha noção, achava que era só pegar e comer, sorte que eu tinha um dinheiro para o lanche...
Já a foto da Estação Engo. da Rainha, comparando-se com a do livro do Dr. Suevo, podemos notar que o “B” da sigla EFCB está rasurado, logo as fotos devem ter sido tiradas em datas próximas.
Dado, estamos te aguardando...
Estou juntando algumas fotos e breve estarei postando.
Abraços a todos os companheiros ferroviaristas.
Não há muito que comentar, as imagens falam por si.
Eu já passei muitas vezes quando tinha uns 06 ou 07 anos pelo local onde está localizada a Rua Padre Januário e numa das fotos podemos ver a mesma em perspectiva.
Bom, no trecho da Padre Januário, podemos ver algo que se assemelha a uma chaminé, ali era a Padaria e Confeitaria Hélio.
Também podemos ver na esquina entre Av. Automóvel Clube à época e Rua Dona Luiza, o Supermercado Rainha.
Lembro-me que quando criança, entrei neste mercado e furei um Iogurte tipo Danoninho e comecei a comer, era de chocolate. O segurança disse que eu tinha que pagar.
Eu não tinha noção, achava que era só pegar e comer, sorte que eu tinha um dinheiro para o lanche...
Já a foto da Estação Engo. da Rainha, comparando-se com a do livro do Dr. Suevo, podemos notar que o “B” da sigla EFCB está rasurado, logo as fotos devem ter sido tiradas em datas próximas.
Dado, estamos te aguardando...
Estou juntando algumas fotos e breve estarei postando.
Abraços a todos os companheiros ferroviaristas.
- DadoDJ
- Administrador
- Contato:
Ah, e uma coisa que eu estava pra falar há um tempo e me esqueci: na ortografia antiga (bem antiga), as palavras que continham uma sílaba tônica (hoje acentuada), eram grafadas com 2 "L"s.
Por isso, CoLLegio !

Por isso, CoLLegio !

- DadoDJ
- Administrador
- Contato:
Adenilson escreveu:ESTAÇÃO IRAJÁ
A estação de Irajá teria sido inaugurada em 1883, mas o prédio de alvenaria foi erguido apenas nos anos 30. Eu chutaria um pouco antes, mas não muito.
(...)
Segundo o Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas de 1927, estava em estudos uma variante a ser criada em Irajá, para eliminar os cruzamentos da ferrovia com a rodovia "Rio-Pavuna" (Av.Automóvel Clube),e também a construção da estação de Irajá, antes apenas uma parada simples. Imagem abaixo:
(...)
7) A foto principal do site Estações Ferroviárias nos anos 70 com a estação abandonada e com direito a um panfleto de um show da banda Painel de Controle![]()
Eu tenho um LP que tem uma música do grupo "Painel de Controle" ! Me lembro bem do refrão: "Chaaaaaama ... chama a turma toda e vem dançaaaar ..."
![]()
(...)
-
- Usuário Diamante
Dado.
Legal demais os documentos que vc encontrou. Acho que posso denomina-lo. Rei dos documentos
Antes de tocar nesse assunto, é legal saber que vc conhece a banda Painel de Controle. Essa música citada por você era do tempo do movimento da disco music.
Tinha uma outra música chamada Black Coco com um balanço incrível!
Bons tempos que não voltam mais.
Mas eu com 4.1 era crinaça e acho que vc não estava nem por aqui
Mas uma vez, DJ, sempre DJ.
Falando sobre os documentos, a via sobre a qual havia referência no documento era mesmo a Automóvel Clube?
Seria mais fácil não construir uma variante, mas simplesmente centralizar o traçado de forma a prever futuramente (o que acabou acontecendo), a duplicação da A.Clube com a linha férrea passando no meio como acontece na maioria dos casos e hoje com o metrô.
De qualquer forma, parece que apenas a estação foi realmente construída.
O documento confirma as informações que existem sobre o bairro, que até o final dos anos 20 ou iniciozinho dos 30, havia apenas uma plataforma improvisada de madeira para embarque e desembarque de passageiros.
Por isso é que aquela primeira foto do Melekh que postei e que tinha sido citada por ele como 1924, fiz questão de enfatizar que deveria ser de alguns anos depois, mas a estação parecia estar novinha em folha.
Essa foto dos anos 70 da estação me dá um sentimento estranho, pois parece que eu já vi essa imagem ao vivo, mas se eu vi, deveria ser tão pequeno, que dá aquela sensação estranha do subconsciente.
Realmente ela parece estar desativada.
A bilheteria está fechada. Outra coisa interessante é que a cobertura, atrás do prédio, parece ser diferente das fotos mais antigas.
Mas agora vém o interessante e eu já estava para comentar isso contigo e com os demais foristas.
Repare um cidadão meio que curioso ou sei lá fazendo o quê, andando em direção à plataforma totalmente vazia a primeira vista. Todos sabem que desse ângulo, o trilho era do lado esquerdo.
Veja ao fundo de onde está o curioso cidadão, como parece estar se aproximando uma locomotiva a diesel
Será ilusão de ótica? E olha que parece ser aquelas grandes, tipo C30.
O que que vocês acham??
Abraço a todos!!!
Legal demais os documentos que vc encontrou. Acho que posso denomina-lo. Rei dos documentos

Antes de tocar nesse assunto, é legal saber que vc conhece a banda Painel de Controle. Essa música citada por você era do tempo do movimento da disco music.
Tinha uma outra música chamada Black Coco com um balanço incrível!
Bons tempos que não voltam mais.
Mas eu com 4.1 era crinaça e acho que vc não estava nem por aqui

Falando sobre os documentos, a via sobre a qual havia referência no documento era mesmo a Automóvel Clube?
Seria mais fácil não construir uma variante, mas simplesmente centralizar o traçado de forma a prever futuramente (o que acabou acontecendo), a duplicação da A.Clube com a linha férrea passando no meio como acontece na maioria dos casos e hoje com o metrô.

De qualquer forma, parece que apenas a estação foi realmente construída.
O documento confirma as informações que existem sobre o bairro, que até o final dos anos 20 ou iniciozinho dos 30, havia apenas uma plataforma improvisada de madeira para embarque e desembarque de passageiros.
Por isso é que aquela primeira foto do Melekh que postei e que tinha sido citada por ele como 1924, fiz questão de enfatizar que deveria ser de alguns anos depois, mas a estação parecia estar novinha em folha.

Essa foto dos anos 70 da estação me dá um sentimento estranho, pois parece que eu já vi essa imagem ao vivo, mas se eu vi, deveria ser tão pequeno, que dá aquela sensação estranha do subconsciente.
Realmente ela parece estar desativada.
A bilheteria está fechada. Outra coisa interessante é que a cobertura, atrás do prédio, parece ser diferente das fotos mais antigas.
Mas agora vém o interessante e eu já estava para comentar isso contigo e com os demais foristas.
Repare um cidadão meio que curioso ou sei lá fazendo o quê, andando em direção à plataforma totalmente vazia a primeira vista. Todos sabem que desse ângulo, o trilho era do lado esquerdo.
Veja ao fundo de onde está o curioso cidadão, como parece estar se aproximando uma locomotiva a diesel

Será ilusão de ótica? E olha que parece ser aquelas grandes, tipo C30.
O que que vocês acham??
Abraço a todos!!!
-
- Usuário Diamante
Pessoal,
Continuando sobre o assunto Irajá, eu estava fazendo ontem um tour virtual pelo Google e percebi que na altura da estação de trem de Irajá, as casas mais antigas parecem estar do lado direito.
Ao navegar pelas casas do lado esquerdo, algumas são mais modernas e outrs sequer tem a frente voltada para a Av. Pastor Marther Luther King Jr.
Cheguei a conclusão então que na duplicação da Automóvel Clube (nome bem mais fácil de escrever que o de cima
), pare do terreno do lado esquerdo onde ficavam os trilhos foi desapropriado e a avenida naquele ponto foi alargada ali.
Por enquanto isso é um palpite, mas ao perceber melhor a tênue curva que a avenida fazia para a esquerda após o término da plataforma (vide foto abaixo), resolvi fazer o tour e pelo google verifiquei que essa tênue curva existe do lado direito (pista de subida).

Juntei as pistas e estou levantando essa hipótese.
Portanto na foto que estou repostando abaixo, reconsidero dizendo que a estação e o trilho ficavam onde está o canteiro central do viaduto do metrô.
Vida foto abaixo.

Continuando sobre o assunto Irajá, eu estava fazendo ontem um tour virtual pelo Google e percebi que na altura da estação de trem de Irajá, as casas mais antigas parecem estar do lado direito.
Ao navegar pelas casas do lado esquerdo, algumas são mais modernas e outrs sequer tem a frente voltada para a Av. Pastor Marther Luther King Jr.
Cheguei a conclusão então que na duplicação da Automóvel Clube (nome bem mais fácil de escrever que o de cima

Por enquanto isso é um palpite, mas ao perceber melhor a tênue curva que a avenida fazia para a esquerda após o término da plataforma (vide foto abaixo), resolvi fazer o tour e pelo google verifiquei que essa tênue curva existe do lado direito (pista de subida).

Juntei as pistas e estou levantando essa hipótese.
Portanto na foto que estou repostando abaixo, reconsidero dizendo que a estação e o trilho ficavam onde está o canteiro central do viaduto do metrô.
Vida foto abaixo.

- DadoDJ
- Administrador
- Contato:
Nossa² !
Não é que parece mesmo um trem a diesel ?!
Agora estou me lembrando de uma coisa: no TGVBR um forista relatou que foram feitos testes com trens a diesel na EFRdO, e que ela não havia encerrado as operações na época que todos sabemos pelos documentos apresentados, pois saiu uma matéria sobre isso em alguma edição de um jornal carioca em 1971 !
Primeiro passo: vou tentar localizar esta mensagem lá no TGVBR para ter mais certeza sobre isso
Segundo passo: convidar este forista para cá
Terceiro passo: entrar em contato com a divisão do acervo do "O Globo" (acho que esta matéria saiu neste jornal) e comprar a matéria para divulgar aqui e tentarmos desvendar essa dúvida e verdadeiro mistério: circularam trens a diesel pela EFRdO ?
Excetuando, claro, o tráfego de trens da EF Leopoldina ao utilizar a linha no final da década de 1960, que salvo engano, eram movidos a diesel.
Não é que parece mesmo um trem a diesel ?!
Agora estou me lembrando de uma coisa: no TGVBR um forista relatou que foram feitos testes com trens a diesel na EFRdO, e que ela não havia encerrado as operações na época que todos sabemos pelos documentos apresentados, pois saiu uma matéria sobre isso em alguma edição de um jornal carioca em 1971 !
Primeiro passo: vou tentar localizar esta mensagem lá no TGVBR para ter mais certeza sobre isso
Segundo passo: convidar este forista para cá

Terceiro passo: entrar em contato com a divisão do acervo do "O Globo" (acho que esta matéria saiu neste jornal) e comprar a matéria para divulgar aqui e tentarmos desvendar essa dúvida e verdadeiro mistério: circularam trens a diesel pela EFRdO ?
Excetuando, claro, o tráfego de trens da EF Leopoldina ao utilizar a linha no final da década de 1960, que salvo engano, eram movidos a diesel.
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Contato:
Dado, o forista citado é o Tche. Ele e o NandoRJ debateram sobre isso e me lembro bem desse assunto.
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Luiz Eduardo
Moderador
- DadoDJ
- Administrador
- Contato:
Luiz Eduardo escreveu:Dado, o forista citado é o Tche. Ele e o NandoRJ debateram sobre isso e me lembro bem desse assunto.

Vou tentar entrar em contato com ele !
Bem ... pra finalizar esta noite de sábado e incendiar nossos neurônios, trago uma imagem que tinha guardada no servidor do Picasa e já tinha postado no TGVBR. Eu a encontrei depois de revirar os arquivos atrás de algumas informações sobre as supostas paradas do ramal da Penha. Bom, mirei em uma coisa e acertei outra pois não encontrei ainda informações sobre as estações do ramal da Penha, mas encontrei esta tabela publicada no Diário Oficial de 14 de novembro de 1902, com uma tabela de horários da ferrovia neste dia, e suas respectivas estações (incluindo a Parada/Estação Jacaré lembrada pelo Adenilson há pouco tempo atrás):

Obs.: uma coisa eu já descobri ! A Parada Maracanã, citada na tabela acima, e também citada em alguns documentos com o nome de São Cristóvão, ficava no cruzamento da antiga Rua São Cristóvão com a ferrovia, segundo documentos antigos, que citavam o nome da rua entre parênteses após o nome da parada (ex.: Parada Maracanã (R.São Cristóvão))