Pessoal,
Tenho algumas coisas para dizer sobre essa estação e para elaborar o meu raciocínio, terei que repetir algumas fotos que vocês conhecem bem e juntar com outras inéditas.
1) Foto postada pelo forista Melekh da Estação de Maria da Graça no ano de sua inauguração. A foto de perfil mostra uma cobertura, porém essa cobertura não é algo separado do prédio e sim uma continuação natural do telhado do mesmo.
Na foto de baixo, aparece a frente da estação.
2) Foto de 1934 que já postei aqui, porém agora está com maior resolução. Veja como a plataforma foi aumentada em relação ao projeto original (vide aerofotografia de 1928).
O lado esquerdo é para a direção Vieira Fazenda e o direito para Del Castilho. Por isso a estação aparece com 2 janelas por módulo, pois está vista de fundos. Acima vista de frente, possui 1 janela por módulo.
Pergunto o seguinte: Há excesso de mato, mas o concreto está com uma continuação estranha a esquerda. Será que já havia uma segunda plataforma, sendo esta da Rio D'ouro ou ainda não?

3) Agora começa a polêmica. Veja uma reportagem da revista O Cruzeiro de 1948 e veja como há 2 plataformas. O prédio ao fundo parece o original da Melhoramentos, porém com a continuidade da cobertura da foto 1, demolida. Fizeram uma cobertura a parte abrangendo um comprimento maior.
O Dado tinha falado que a casinha ao fundo seria o galpão que lá existe hoje, mas acho que é o prédio original da estação visto de mais perto. Para ser o galpão, uma construção robusta, as plataformas teriam que estar mais longe uma da outra.
A plataforma onde está o fotógrafo me parece ser a estação da Rio D'ouro. Reparem também que a linha que aparece na foto parece ser mista.
Reparem também que não dá para ver a cobertura da plataforma da Rio D'ouro (objeto da reportagem) por estar tudo preto e sem resolução, mas olha a saliência na suportação da cobertura.

4) Agora a foto do Ermakoff. Quando vi essa foto pela primeira vez, eu tinha quase certeza que essa plataforma era a mesma onde estava o fotógrafo na foto 3, ou seja da Rio D'ouro.
Depois reparei o seguinte: Essa plataforma está com trilhos para trens elétricos (vejam os cabos), então algo surgiu na minha cabeça.
Ao fundo há pilares, os quais cheguei a conclusão que seriam uma estação desativada já sem a plataforma, mas com os pilares engastados no solo.
Mudei de idéia e cheguei a conclusão que essa plataforma de fato estava substituindo o prédio original das fotos 1, 2 e 3 e que a estação abandonada ao fundo seria o objeto da reportagem da foto 3 dessa seqüência.
Sendo assim na foto abaixo, o fotógrafo estaria voltado para Vieira Fazenda.
Segundo o responsável pelo Galpão, um portão existente lá até hoje, era o acesso dos passageiros à plataforma da estação.

5) Ao visitar o galpão, que a princípio poderia ter sido a estação, com o Melekh, fui informado que a plataforma da estação era mais próxima aos trilhos que o galpão.
Pela minha ótica, o prédio original estaria muito próximo do galpão, porém discretamente mais voltado para a linha férrea.
Como o prédio original tinha duas linhas voltadas para o mesmo lado da plataforma, sendo atendida apenas por uma, então juntei as informações e concluí junto com o explicado no item 4 que realmente a foto acima já é de uma estação que substituira o prédio original, uma vez que a foto do site do Ermakoff mostra um trilho de cada lado da plataforma, sem contar o 3º trilho, mais afastado.
Abaixo reparem como a face tem janelas dispostas a uma distância que lembra a estação original.
Como não nos foi permitido bater fotos do interior do galpão, não foi possível chegar a alguma conclusão, até porquê as janelas em questão estão facilmente disponíveis no mercado da construção civil.

6) Agora a foto inédita que praticamente atesta que os pilares da foto 4 são de uma estação abandonada.
A reportagem é sobre a Rua Antônio de Freitas (fotógrafo voltado para V.Fazenda). Reparem os pilares a direita. Os mesmos da foto 4.
Mais a frente um caminho em direção aos trilhos. Daria acesso a estação? Ou acesso está atrás do fotógrafo?
A foto é de 1958.

Conclusão: Houve 2 plataformas de trem de Maria da Graça, uma para a Melhoramentos e outra para a Rio D'ouro entre a década de 30 ou 40 até algum momento da década de 50.
Em algum momento, essa plataforma da Rio D'ouro foi demolida e das duas uma:
Os trens da Rio D'ouro partilhavam a plataforma com a auxiliar (vide bitola mista na foto 4) ou simplesmente não paravam mais lá. Talvez até as 2 coisas em momentos diferentes.
O Dado já postou documentos onde na relação de estações, depois de Francisco Sá, vinha apenas Del Castilho.

Aguardarei comentários, o que vocês acham?