Localização: Município de Magé
Inauguração: abril de 1888
Histórico de concessões e ferrovias: SuperVia (1998-atualmente)
Plataformas: 2
Vias: 2
Uso atual: estação de trens urbanos do Ramal Vila Inhomirim
Histórico
A Estação Piabetá foi inaugurada em abril de 1888 e era lá que a E. F. Mauá se encontrava com a Linha do Norte da E. F. Leopoldina e seguia então para a Estação Vila Inhomirim. Atualmente, os trilhos da E. F. Mauá seguem somente até o muro externo da estação; a partir daí eles foram arrancados, mas ainda é bem nítido o local onde eram assentados. Antes de chegar a estação, vindo da Estação Parada Angélica, existe um desvio a direita, que se une a linha da E. F. Mauá formando um triângulo de reversão, atualmente desativado.
Descrição
A estação possui duas plataformas e vias. Na Plataforma A, sentido Estação Vila Inhomirim, existe uma cobertura de metal e alguns bancos de concreto. Na Plataforma B, sentido Estação Saracuruna, encontra-se o prédio da estação - que acredito ser o original, mas bastante modificado - a entrada com torniquetes e mais alguns bancos de concreto. Ambas as plataformas são em curva, possuem grande extensão e tal como na Estação Imbariê, existe no local uma passarela sobre as vias. Apesar da bilheteria estar desativada, a estação continua murada.
Localização via Google Earth

Imagens Antigas
Reservado
Fotos
* Tiradas no dia 13 de fevereiro de 2011
Relato
Fotos da 1ª expedição a Serra da Estrela (Linha do Norte); a estação encontrava-se em ótimo estado de conservação e parecia que tinha sido pintada recentemente.
1. Plataforma B; a esquerda, o lado da plataforma que servia a E.F. Mauá e alguns postes telegráficos perdidos. Ao fundo, o muro onde do outro lado terminam os trilhos da E. F. Mauá

2. Prédio da estação, que acredito ser o original, mas bastante descaracterizado

3. Mais da plataforma da E. F. Mauá

4.

5.

6. Entrada da estação e da passarela

7. Plataforma A

8.

9. Visão geral

Estação Anterior: Parada Angélica
Próxima Estação: Fragoso