Revitalizado, sistema deverá ter circuito Lapa-Santa Teresa. Edital de licitação sai dia 4
POR Christina Nascimento
Rio - A revitalização do sistema de bondinhos de Santa Teresa deverá incluir a circulação dos veículos sobre trilhos durante toda a madrugada. A expectativa é criar um circuito cultural Lapa-Santa Teresa. Com isso, quem está nos bares e restaurantes em um dos dois bairros poderá usar o meio de transporte para esticar a noitada ou voltar para casa. A publicação do edital de licitação para a compra dos 14 novos bondes, que já foi adiada uma vez, está prevista para o próximo dia 4.
A presidente da Associação de Amigos e Empreendedores de Santa Teresa (Ame-Santa), Natasha Fink, acredita que a iniciativa será positiva para o comércio. Desde que o bonde parou de circular — em agosto de 2011 — os estabelecimentos registram queda nas vendas. “Há mais de cem empresas instaladas no bairro. Logo após a tragédia, os negócios chegaram a cair 70%. A recuperação só aconteceu em janeiro, mesmo assim os proprietários vendem 15% menos do que antes”.
Outros dois editais — para aquisição de trilhos adequados e para reformulação das estações Carioca e Silvestre — só vão ficar prontos no fim do mês que vem. A concorrência pública já deveria ter ocorrido, mas ações judiciais questionando o projeto atrasam o processo. Os bondes devem voltar a circular em 2014.

Novo bonde terá estribo retrátil para evitar passageiros pendurados |
Segundo o diretor-presidente da Central Logística, Eduardo Macedo, só o protótipo do bondinho demora um ano e meio para ficar pronto.
“Existe muita dificuldade de entendimento do projeto. Se antes tínhamos quatro bondes e 40 lugares, como podemos reduzir as vagas se agora vamos ter 14 bondes e 24 bancos?”, afirma ele, referindo-se a uma das ações judiciais que se tornaram entraves à licitação.
Liberação trecho a trecho
Para acelerar o retorno do sistema em Santa Teresa, a Central admite a possibilidade de liberar trechos dos 17 km de percurso do bondinho à medida que ficarem prontos. As obras no bairro para trocar os trilhos devem começar este ano e interromperão o tráfego em várias ruas.
Ontem, a Justiça aceitou denúncia contra cinco funcionários da Central responsabilizados pela morte de seis pessoas no acidente de agosto. O secretário de Transportes, Júlio Lopes, continua fora da mira da Justiça.
14 BONDES
Quantidade de veículos que percorrerá o sistema e que entrará em licitação no dia 4. Cada um terá 24 assentos
15%
Queda no faturamento de comerciantes de Santa Teresa em relação ao período anterior à tragédia de agosto.
http://odia.ig.com.br/portal/rio/bonde- ... o-1.441315
____________________________________________________________________________________
Para compensar a redução no nº de assentos poderiam colocar composições com dois carros.
O circuito da madrugada será movimentadíssimo, se fizerem um carro/bar então, vai funcionar 24 hs nos finais de semana e feriados.
