Linha do centro
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Re: Linha do centro
mais fotos da gare antiga de D Pedro II. O Caso da circular...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Linha do centro
a gare D PEDRO II O Caso da circular.
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Re: Linha do centro
a gare D Pedro II - o caso da circular.
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Re: Linha do centro
gare D Pedro II vista aerea.
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Re: Linha do centro
a gare D Pedro II .
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Re: Linha do centro
Hugo, essa revelação sem dúvida foi a revelação mais surpreendente que tive ultimamente. Quando você postou essas fotos no Facebook, foi uma sensação geral !
Ora ora, nós, pesquisadores com muito conhecimento, teórico e/ou prático sobre ferrovias ... acredito que muitos de nós não sabíamos que existiu uma linha circular na Gare D.Pedro II.
Mas o incrível é que muitos de nós não pensamos antes no seguinte: como as locomotivas a vapor da EF D.Pedro II chegavam a estação e manobravam para seguir viagem rumo aos subúrbios, se não existia um triângulo de manobras ? Só se fizessem a inversão em São Diogo, onde existia uma rotunda, pois o próprio triângulo que existia no ramal de Marítima foi inaugurado junto com o ramal apenas em 1880, e a EF D.Pedro II foi inaugurada no longínquo ano de 1858.
Como não pensamos nisso antes ?!
Eu admito com todas as palavras: eu não sabia da existência desta linha circular.
E acrescento mais: ferrovias são fascinantes demais, e a única explicação para isso é que ... SÃO FASCINANTES DEMAIS !
Eu tenho umas dúvidas aqui sobre a EFCB em Nova Iguaçu e sobre a ligação São Bento-Ambaí que devem causar certo espanto ... esta semana postarei, e acredito que o Hugo poderá revelar muitas coisas sobre isso.
Aguardem ... nos tópicos específicos !
Obs.1: curioso ... porque esta linha circular na estação D.Pedro II não aparece em nenhum mapa ?!?!?!?!?!?!??
Obs.2: Hugo, na foto aérea que mostra a estação de frente, dá pra ver (e a única foto até hoje que vi isso) o túnel 1 de Marítima, hoje desaparecido, não sei o que aconteceu, acho que desmoronou ...
Tenho esta foto, acho que aqui no fórum mesmo, em tamanho maior. Dá pa ver nitidamente ... o ano dela é de 1930.
Ora ora, nós, pesquisadores com muito conhecimento, teórico e/ou prático sobre ferrovias ... acredito que muitos de nós não sabíamos que existiu uma linha circular na Gare D.Pedro II.
Mas o incrível é que muitos de nós não pensamos antes no seguinte: como as locomotivas a vapor da EF D.Pedro II chegavam a estação e manobravam para seguir viagem rumo aos subúrbios, se não existia um triângulo de manobras ? Só se fizessem a inversão em São Diogo, onde existia uma rotunda, pois o próprio triângulo que existia no ramal de Marítima foi inaugurado junto com o ramal apenas em 1880, e a EF D.Pedro II foi inaugurada no longínquo ano de 1858.
Como não pensamos nisso antes ?!
Eu admito com todas as palavras: eu não sabia da existência desta linha circular.
E acrescento mais: ferrovias são fascinantes demais, e a única explicação para isso é que ... SÃO FASCINANTES DEMAIS !
Eu tenho umas dúvidas aqui sobre a EFCB em Nova Iguaçu e sobre a ligação São Bento-Ambaí que devem causar certo espanto ... esta semana postarei, e acredito que o Hugo poderá revelar muitas coisas sobre isso.
Aguardem ... nos tópicos específicos !
Obs.1: curioso ... porque esta linha circular na estação D.Pedro II não aparece em nenhum mapa ?!?!?!?!?!?!??
Obs.2: Hugo, na foto aérea que mostra a estação de frente, dá pra ver (e a única foto até hoje que vi isso) o túnel 1 de Marítima, hoje desaparecido, não sei o que aconteceu, acho que desmoronou ...
Tenho esta foto, acho que aqui no fórum mesmo, em tamanho maior. Dá pa ver nitidamente ... o ano dela é de 1930.
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Re: Linha do centro
Amigos caríssimos: quando fiz minha faculdade, havia uma materia chamada "Metodologia Cientifica" . Essa materia dizia que devemos ser imparcial nas pesquisas e tudo que levantarmos como idéia, deve ser primeiro uma"hipotese", depois se a comprovarmos, passa a coisa certa. Tudo a gente tem que provar ou tentar mostrar indicios. Quanto essa circular, vi num livro, ou livros e depois vi essas fotos aí postas. Não provam. A gente fica imaginando uma circular na extremidade das plataformas: fica esquisito. Ou seja, se estiver desembarcando pessoas de algum trem chegado, essas pessoas ainda terão que atrvessar a circular pra chegar à rua.. (!). Mas, há essas fotos e já vi algo escrito, que procurei e ainda vou achar e postar. Na foto aérea, dá pra ver a linha do lado direito daestação. Mas, é intrigante: do lado esquerdo só cobertura das plataformas. Será que ali embaixo há uma fechada curva?Lembro que no comentário dizia que a linha foi feita pra desembarcar mais rápidos os passageiros...talvez dos trens tipo "Deodoro" hoje, mais suburbanos... Teríamos que procurar dados dos noticiarios da época... como vc disse, não aparece uma planta disso... tudo é pesquisar. e vamos pesquisando.
- DadoDJ
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Re: Linha do centro
Metodologia Científica ?
Gostei disso ...
Pelo o que vi, a linha do canto, a circular, passava em curva na frente das extremidades das outras linhas e entrava no anexo da estação, saindo do outro lado. Parece que esta circular foi construída depois da estação, ou então foi projetada de uma maneira muito estranha, com essa maneira de "entrar" no prédio anexo.
Será mesmo que os passageiros que desembarcavam nas "plataformas internas" precisavam atravessar pelos trilhos para poder alcançar a saída da estação ou havia alguma passarela ou quem sabe, uma passagem subterrânea (pouco provável) ?
Pelas fotos, podemos tirar alguma conclusões e desenhar algumas hipóteses. Acho até que poderíamos criar um tópico específico exclusivamente sobre a Estação D.Pedro II, o que acham ?
Sem dúvida, teremos muito material para postar !
Pessoal, amanhã entrarei de "férias". Muitos podem se perguntar que raios de férias é essa que inicia no dia 22 de maio, e numa terça-feira ?
Pois é, meu sogro sofrerá uma cirurgia no fêmur na quarta-feira e ficará de molho um bom tempo. Pois bem ... o genro vai dar uma força nessa situação !
Pretendo tentar conseguir um horariozinho para pesquisar, seja online ou em campo, no AGCRJ e/ou no Arquivo Nacional. Penso em ir no Instituto Moreia Salles, que fica relativamente perto aqui de casa, mas não sei o quanto de material posso ver lá. Mas não vou pensar nisso agora, senão não saio, acontece alguma coisa. Quando tiver uma previsão, vou comunicar aqui e podemos marcar uma expedição do fórum a estes lugares, quem sabe ?
Aguardem contato.
E Hugo e demais, aguardem pois tenho uma incógnita daquelas, que acho que o Hugo poderá desvendar com o pé nas costas. Mas vamos ver, postarei aqui mesmo, talvez amanhã ...
Só gostaria de definir se vamos continuar debatendo sobre a Gare D.Pedro II aqui ou em tópico específico, ok ?
Uma ótima noite a todos !

Gostei disso ...

Pelo o que vi, a linha do canto, a circular, passava em curva na frente das extremidades das outras linhas e entrava no anexo da estação, saindo do outro lado. Parece que esta circular foi construída depois da estação, ou então foi projetada de uma maneira muito estranha, com essa maneira de "entrar" no prédio anexo.
Será mesmo que os passageiros que desembarcavam nas "plataformas internas" precisavam atravessar pelos trilhos para poder alcançar a saída da estação ou havia alguma passarela ou quem sabe, uma passagem subterrânea (pouco provável) ?
Pelas fotos, podemos tirar alguma conclusões e desenhar algumas hipóteses. Acho até que poderíamos criar um tópico específico exclusivamente sobre a Estação D.Pedro II, o que acham ?
Sem dúvida, teremos muito material para postar !

Pessoal, amanhã entrarei de "férias". Muitos podem se perguntar que raios de férias é essa que inicia no dia 22 de maio, e numa terça-feira ?

Pois é, meu sogro sofrerá uma cirurgia no fêmur na quarta-feira e ficará de molho um bom tempo. Pois bem ... o genro vai dar uma força nessa situação !
Pretendo tentar conseguir um horariozinho para pesquisar, seja online ou em campo, no AGCRJ e/ou no Arquivo Nacional. Penso em ir no Instituto Moreia Salles, que fica relativamente perto aqui de casa, mas não sei o quanto de material posso ver lá. Mas não vou pensar nisso agora, senão não saio, acontece alguma coisa. Quando tiver uma previsão, vou comunicar aqui e podemos marcar uma expedição do fórum a estes lugares, quem sabe ?
Aguardem contato.
E Hugo e demais, aguardem pois tenho uma incógnita daquelas, que acho que o Hugo poderá desvendar com o pé nas costas. Mas vamos ver, postarei aqui mesmo, talvez amanhã ...
Só gostaria de definir se vamos continuar debatendo sobre a Gare D.Pedro II aqui ou em tópico específico, ok ?

Uma ótima noite a todos !
