Eu achava que todas as estações no trecho tinham sido inauguradas em 1883.
Outra referência importante é saber que Venda Grande já existia.
Quem seriam os tais Drs. Rosa e Atatiba?

Em relação ao mapa que você postou acima, veja que curioso.
A estação José dos Reis está exatamente no mesmo local da estação Henrique Scheid, pois no guia Briguiet, a estação José dos Reias quando representada no mapa junto com H.Scheid, encontrava-se na esquina da rua homônima com a futura Suburbana.
Esse mapa é tão antigo, que sequer havia a continuidade da Rua José dos Reis do lado oposto da Estrada de Santa Cruz.

Não havia a Rua Henrique Scheid então isso pode ser um sinal.
A parada também parece estar mais a esquerda da via e os mapas da SMU e a aerofotogrametria de 1928 mostram uma edificação no meio da via.
Será que já naquela época e nesse meio tempo houve um alargamento da Estrada de Santa Cruz?
No AGCRJ vi numa foto um galpão de estrutura metálica muito pequeno nas esquinas das Ruas José dos Reis e Suburbana, mas não lembrava uma estação. Haviam trilhos, que se não me falha a memória, possuiam bitola métrica.
Eu andei verificando nos mapas e realmente vou abrir um tópico específico do trecho.
Me parece que a Rio D'ouro margeava do lado direito a Estrada de Santa Cruz e logo depois da parada do Capão, a ferrovia cruzava com a estrada, passando a ficar mais próxima ao lado esquerdo (sentido Pilares) ou na pior das hipóteses, no meio da via.
Ia assim até Pilares onde adentrava a futura João Ribeiro (Estrada Nova de Petrópolis).
A posição da estação Henrique Scheid ou José dos Reis em tempos mais remotos, mostrada nos mapas da SMU mostram isso.
Agora o mais importante: Vc descobriu menção da parada até 1915?
Depois daquela pesquisa árdua por documentos no fórum TGVBR, tinhamos estreitado a uma faixa de erradicação do trecho LIBERDADE-E.MATO entre 1898 e 1907 e agora o amigo vem com essa informação bombástica?

Será que vamos voltar a estaca zero ou um na melhor das hipóteses?

DadoDJ escreveu:Descoberta importante ! ! !
DATA DE INAUGURAÇÃO DA PARADA DO CAPÃO DO BISPO: 24 de junho de 1891
Fonte: Jornal O Paiz (imagem abaixo):
![]()
Informação importante a se fornecer aos administradores atuais da Fazenda do Capão do Bispo, que nem da existência de uma estação sabiam ...
![]()
As pesquisam continuam ...