Mensagem
por HUGO CARAMURU » 07 Jun 2012, 11:48
Bom dia todo mundo!! Cada vez melhor tá ficando esse site!
Da Rio d ouro: acho que estou redescobrindo essa ferrovia! Ela era muito importante. O surgimento da Melhoramentos, quase paralela é que deve ter dimnuido a importancia dela, PARA OS OLHOS DO GOVERNO.
Bem, a linha mista citada nela, lembro bem, era só nas estações, como dá pra ver na foto do trem saindo de Acari... como dá pra ver na passagem de nivel, da Automovel Clube em Pavuna e no patio de Del Castilho. Realmente, lembro, que assim que acabou a subida de petropolis, a Leopoldina, já RFFSA, reativou provisoriamente a Rio Douro. Exatamente, todas as estações ficaram fechadas, só a de Irajá ficou funcionários para "cuidar" da passagem de nivel. A foto em que mostra homens , funcionarios, em cima da cancela, foi tirada pra uma reportagem que dizia da reativação- que seria provisória- da Rio Douro...
Quanto a Belford Roxo, realmente o posteamento ia uns 300 mts após a estação, em direção à esquerda, mas antes das oficinas, que ficavam no meio de um triangulo. Mas garanto, quase com "certa certeza" ( tem que se dizer assim, porque eu "tereria " certeza em dizer que não haveria triangulo em Caxias, mas não nasci naquele tempo...). que os carros metalicos vinham, em cor vermelho-marrom, nos expressos que iam para Minas , passando pela Rio Douro reativada. Para o lado de Belford Roxo, depois de 1965, tenho quse certeza que o trafego de trens a vapor, de passageiros , já tinham terminado. Havia de Belford Roxo pra cima, mas, acho, creio, acredito, que só em carros de madeira... Temos um Jorge no facebook e no orkut que morou em B Roxo, é ferroviario e o pai dele foi maquinista da Rio Douro... Mora hoje em B do Piraí, mas a mãe e irmãos ainda moram em B Roxo. Sim, devo consertar minha observação qto o surgimento dos carros metalicos, talvez não tenha sido claro, pois em 66 já passavam em Pavuna, na Leopoldina nos já ditos expressos. O "Cacique", que fazia a linha de Rio-Vitória parece que foi a primeira estreia dele, lá por 64 ou 65...Coisa a pesquisar.
Eu morava em Costa Barros , realmente, em Acari, devido ums cheis, chuvas fortes no Rio, a ponte velha de concreto de Acari caiu... ficou muito tempo caida ali...Um belo diz, fizeram uma de ferro, preta e então recomeçou o trafego, mas para a Leopoldina. Depois anos depois, com o trafego já por SBento-Ambai, abandonou-se tudo de novo. Então às vezes, eu, meu irmão e meu pai iámos a Acari (à feira) e íamos justamente pela linha e passavamos pela ponte (meu pai dizia: "não passa mais trem, não"). Mas linha métrica. Logo depois daponte, uns 60mts, abria uma chave ( a estação de Acari ficava no meio) já em mista e olhando em direção a Coelho Neto, à esquerda da plataforma curtinha, havia um desvio só em metrica, que na ponta, junto a passagem de nivel juntava à linha da esquerda, e mais adiante, uns 60 mts ou mais as duas linhas se juntavam e seguiam em metrica até Coelho Neto. Lembro que havia "noticias", comentários, de que iriam alargar tudo... mas acabaram por larga
r tudo!... Lembro de Colégio, só não posso afirmar que ali havia bitola mista... Em Irajá, garanto que não tinha.
Este site nos ensina muito... descobri a Rio d`Ouro! Caracas!!!