E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
DadoDJ
Administrador
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 06 Jun 2012, 21:23

Encontrei notícias mencionando a estação de Pilares !
Vejam abaixo:
Estação de Pilares - Jornal O Tempo Edição 00263 Página 2 de 14-02-1892.png
^^ Jornal "O Tempo", Edição 00263, página 2, de 14 de fevereiro de 1892

Além dessa matéria, encontrei outra, com requisições e pedidos de melhorias na ferrovia, em 1892. Como a imagem é extensa, postei no tópico "Dados Históricos". Link abaixo:

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/vi ... f=99&t=296

Obs.: vou dar uma pesquisada em datas da década de 1880 ... quem sabe não encontro algo ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Beatriz
Usuário ativo

Mensagem por Beatriz » 06 Jun 2012, 22:33

DadoDJ escreveu:Show, Beatriz !
Parabéns ! Informações valiosíssimas !
app

Oi Dado, agora conversando com meu pai que também morou em Acari, ele disse que meu avô (pai dele) ia a um bar chamado Bar Já Era que ficava perto da linha. Perguntei se ainda havia tráfego de trem e ele disse que se lembra de ver trens circulando, mas não se lembra dos possíveis anos disso. Seria por volta de 1968 ou 1970 pois meu avô faleceu quando meu pai tinha 15 anos.

Francisco Amaral
Usuário Ouro

Mensagem por Francisco Amaral » 06 Jun 2012, 22:44

Dado, 4 comentários sobre a grande e sensacional reportagem postada por você. Realmente um muito relevante documento histórico:

1- É citado o transporte especial de militares para o Campinho. Certamente desta necessidade aparece aquele ramal que partia do Ramal circular de Dona Clara.

2- Aparece no texto uma proposta de ligação de bondes entre Piedade e Fundao, via Pilares. Alguém enxerga aí um primeiro esboço da atual Linha Amarela? Quem diria levaria mais de 100 anos para ser construída, e por meio de, infelizmente, via rodoviária.

3- Em relação ao discurso político do autor e às atitudes do poder público citadas inúmeras vezes, alguma diferença em relação aos dias de hoje? Até críticas à privatização aparecem no texto.

4- Demorou 4 décadas (mais uma vez nenhuma diferença para os dias de hoje), mas a ferrovia chegou próxima ao centro da cidade, em Francisco Sá. Mesmo assim ainda bem longe do centrão onde se propunha no texto na área do atual Cais do Porto, mas que na época ainda não possuía os aterros de Passos, o que deve ter inviabilizado tal proposta.

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 07 Jun 2012, 11:09

Bom dia à todos... Descobri num fotolog, após as "garimpagens" habituais, alguns dados interessantes sobre os últimos tempos da Rio D´Ouro, dados estes que explicam alguns fatos obscuros, relatados por um certo Orlando Barbosa. Diz o relato que, "antes de 1962, após a queda de um pontilhão sobre o rio Acari, os trens de passageiros não alcançavam a Pavuna, só chegando até Acari; diz também que foram assentado trilhos para linha mista até a passagem de nível de Colégio, e também além de Belford Roxo, num ponto situado em frente ao atual Habib´s, postes para eletrificação. Informa ainda o relatante que a Leopoldina assumiu a ferrovia em fins de 1962, restabelecendo então o tráfego até a Pavuna. Disse mais, que todas as estações foram foram desativadas para passageiros, menos a de Irajá, onde um funcionário controlava a sinaleira. E que na estação de Irajá existia um bar chamado "Zarur", que funcionou até a demolição da mesma". Procurei verificar as informações e creio serem coerentes. Em primeiro lugar, os "dados oficiais" que dão conta que a leopoldina assumiu a Rio D´Ouro em fins de 1964 são incorretos, pois a data "oficial" de 05 de Novembro de 64, que diz respeito ao fim do ramal de Petrópolis da Leopoldina, é na verdade do Alto da Serra para o Rio, pois os trens oriundos de Minas Gerais até o centro de Petrópolis deixaram de circular em Maio de 64. Em 1963, passei o inverno em Pedro do Rio, estação de subúrbio de Petrópolis, e a quantidade de trens que ali passavam oriundos de Minas Gerais era ínfima, talvez dois por dia, o que leva a crer que TODO O TRÁFEGO DE TRENS MINEIROS JÁ ESTIVESSE SENDO EFETUADO PELA RIO D´OURO JÁ NESSA ÉPOCA. O outro ponto importante é que JÁ HAVIA BITOLA MISTA E POSTES PARA A ELETRIFICAÇÃO APÓS BELFORD ROXO, o que me leva a acreditar que podem ter circulado após 1970 composições entre Belford roxo e Jaceruba com vagões de metal, conforme reportagem que li em 1978. Hugo Caramuru postou há tempos que os chamados vagões "pidner" só surgiram após 1970, mas tenho uma foto em um fotolog desses vagões de metal, na plataforma suburbana de Barão de Mauá em 1965... Vou buscar mais detalhes e voltarei em breve...

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 07 Jun 2012, 11:48

Bom dia todo mundo!! Cada vez melhor tá ficando esse site!

Da Rio d ouro: acho que estou redescobrindo essa ferrovia! Ela era muito importante. O surgimento da Melhoramentos, quase paralela é que deve ter dimnuido a importancia dela, PARA OS OLHOS DO GOVERNO.

Bem, a linha mista citada nela, lembro bem, era só nas estações, como dá pra ver na foto do trem saindo de Acari... como dá pra ver na passagem de nivel, da Automovel Clube em Pavuna e no patio de Del Castilho. Realmente, lembro, que assim que acabou a subida de petropolis, a Leopoldina, já RFFSA, reativou provisoriamente a Rio Douro. Exatamente, todas as estações ficaram fechadas, só a de Irajá ficou funcionários para "cuidar" da passagem de nivel. A foto em que mostra homens , funcionarios, em cima da cancela, foi tirada pra uma reportagem que dizia da reativação- que seria provisória- da Rio Douro...

Quanto a Belford Roxo, realmente o posteamento ia uns 300 mts após a estação, em direção à esquerda, mas antes das oficinas, que ficavam no meio de um triangulo. Mas garanto, quase com "certa certeza" ( tem que se dizer assim, porque eu "tereria " certeza em dizer que não haveria triangulo em Caxias, mas não nasci naquele tempo...). que os carros metalicos vinham, em cor vermelho-marrom, nos expressos que iam para Minas , passando pela Rio Douro reativada. Para o lado de Belford Roxo, depois de 1965, tenho quse certeza que o trafego de trens a vapor, de passageiros , já tinham terminado. Havia de Belford Roxo pra cima, mas, acho, creio, acredito, que só em carros de madeira... Temos um Jorge no facebook e no orkut que morou em B Roxo, é ferroviario e o pai dele foi maquinista da Rio Douro... Mora hoje em B do Piraí, mas a mãe e irmãos ainda moram em B Roxo. Sim, devo consertar minha observação qto o surgimento dos carros metalicos, talvez não tenha sido claro, pois em 66 já passavam em Pavuna, na Leopoldina nos já ditos expressos. O "Cacique", que fazia a linha de Rio-Vitória parece que foi a primeira estreia dele, lá por 64 ou 65...Coisa a pesquisar.
Eu morava em Costa Barros , realmente, em Acari, devido ums cheis, chuvas fortes no Rio, a ponte velha de concreto de Acari caiu... ficou muito tempo caida ali...Um belo diz, fizeram uma de ferro, preta e então recomeçou o trafego, mas para a Leopoldina. Depois anos depois, com o trafego já por SBento-Ambai, abandonou-se tudo de novo. Então às vezes, eu, meu irmão e meu pai iámos a Acari (à feira) e íamos justamente pela linha e passavamos pela ponte (meu pai dizia: "não passa mais trem, não"). Mas linha métrica. Logo depois daponte, uns 60mts, abria uma chave ( a estação de Acari ficava no meio) já em mista e olhando em direção a Coelho Neto, à esquerda da plataforma curtinha, havia um desvio só em metrica, que na ponta, junto a passagem de nivel juntava à linha da esquerda, e mais adiante, uns 60 mts ou mais as duas linhas se juntavam e seguiam em metrica até Coelho Neto. Lembro que havia "noticias", comentários, de que iriam alargar tudo... mas acabaram por larga
r tudo!... Lembro de Colégio, só não posso afirmar que ali havia bitola mista... Em Irajá, garanto que não tinha.
Este site nos ensina muito... descobri a Rio d`Ouro! Caracas!!!

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 07 Jun 2012, 13:43

Tche e Hugo,

O fórum/site "Trilhos do Rio" está ganhando importância histórica não graças à iniciativa propriamente, mas DEVIDO A VOCÊS e todos os demais membros, que estão colaborando "horrores" !
:D
Minha nossa ! Estas duas últimas mensagens foram uma verdadeira enciclopédia sobre a ferrovia.
;)
Preciso de tempo e raciocínio para comentar as suas últimas mensagens, mas por enquanto, postarei apenas uma triste mas surpreendente foto (mais abaixo).

Sobre o Orlando Barbosa, esse nome não me é estranho ... acho que já o vi nos fotologs da vida ... inclusive acho que seria uma excelente idéia se postássemos isso nesses fotologs (sobre o Rio Antigo) e convidássemos os membros destes. Muita coisa nova surgiria.

Não me esqueço de uma postagem em um desses fotologs, de uma procissão ou cortêjo fúnebre, acho que em Irajá, onde aparece trilhos na foto, não me lembro sse da EFRdO ou de bonde. Um dos membros do fotolog se reconheceu na foto, ainda criança ! Show !

Vou tentar encontrar e postar este link aqui depois ...

Voltando à foto, eu já a havia postado no fórum TGVBR (por falar nisso, ainda estou garimpando as informações que salvei deste fórum, mas me parece que infelizmente as mensagens se perderam, só se salvaram as imagens), mas você me renovaram a memória agora. Trata-se de uma antiga ponte da EF Rio d'Ouro, removida, mas com as cabeceiras ainda intactas, sobre o Rio Acari, com a ponte do Metrô passando bem ao lado.
Vendo a foto me bate uma tristeza ... me sinto como se a ferrovia tivesse sido morta e sepultada como indigente, sem a devida importância que ela teve no progresso da cidade e da Baixada Fluminense ...
Ponte sobre o Rio Acari.jpg
^^ Foto do Orkut de Anderson Novaes

;'( ;'( ;'(
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 07 Jun 2012, 15:10

Voltei... Como eu já havia proposto anteriormente, sugiro que façamos uma "excursão" à Acari em busca de informações. Lembro-me bem da estação e sua localização, mas acredito que muitos moradores dali tenham dados e até fotos. Do outro lado da Automóvel Clube existe um grande prédio de apartamentos bem antigo, do início dos anos 50, bem em frente à antiga estação. Quem sabe ali não tenha algum morador antigo? A sugestão está dada...

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 07 Jun 2012, 20:12

Companheiros ferroviaristas,

Peço que me desculpem pela ausência, mas não tenho tido quase tempo para acessar a internet, isso graças ao trabalho, mas como se diz: quem não trabalha, não come...

Esse fórum tem evoluído muito, apesar de ser apenas uma criança, já tem postura de adulto, não desmerecendo os outros fóruns. O nível de informações aqui postadas, documentos, fotos, relatórios, estão alem do esperado e acredito, serviria de base para começar um novo projeto de reativação das ferrovias... vamos acreditar nisso.

Bom, como disse tenho tido pouco tempo, então destro do que eu for lendo, procurarei somar ou compartilhar com os amigos.

Coloco aqui a grade das estações da E.F. Rio D’Ouro nas diversas épocas que segue abaixo:

Boa parte das tabelas foram postadas pelos companheiros.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Poderemos ver que a E.F. Rio D'Ouro passou por diversas mudanças desde a sua criação.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Continua...
Editado pela última vez por Melekh em 21 Jun 2012, 17:41, em um total de 1 vez.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 07 Jun 2012, 20:19

Esse é o Melekh ... desaparece por um tempo, mas quando volta, vem com tudo !
Sentimos sua falta, parceiro.
Voltando ao assunto:
Muito bom ! A tabela de estações por época ficou show !
app app app
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 07 Jun 2012, 20:57

Dado,

Obrigado, aos poucos irei postando.

Você postou o seguinte documento de 20 de julho de 1945 e pergunta:

Demarcação de novos limites para as zonas industriais da cidade. No trecho marcado, cita-se a estação Engenho do Matto como ponto de referência, mas o documento é de 20 de julho de 1945 ! A estação ainda estava funcional nesta época ?! E Engenho da Rainha, que teoricamente foi construída para substitui-la ?

Respondendo: a Estação Engenho da Rainha e Engenho do Mato, coexistiram, vide o mapa abaixo:

Imagem

Algumas estações subsistiram por algum tempo, inclusive as duas variantes partindo de Liberdade a Engenho do Matto, cito a Variante Antiga e a Nova.

Abração!

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”