E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Melekh
Usuário Diamante

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Melekh » 13 Jun 2012, 08:21

Companheiro Tche,

Apoio a sua iniciativa e esse é o caminho.

Eu fiz o mesmo em relação à Estação Irajá e quando tudo parecia perdido, encontrei o Sr. Hugo Salomão que já estava na casa dos 90 anos de idade ou mais.

Ele viajava nos trens da EFRD, tanto na linha tronco - Variante nova - já saindo de Francisco Sá, como no Ramal da Represa, já que o Clube dos Caçadores, no qual ele era membro, alugava um trem no Domingo, com a finalidade exclusiva para ir a Represa, em direção a Jaceruba, já que existe uma no Ramal de Xerem e outra no Ramal de Tinguá.

O Sr. Hugo além de me relatar com detalhes as suas aventuras, me emprestou fotos tanto da Estação Irajá; quanto da Represa, fotos da ferrovia em pleno "vapor".

Já se passaram alguns anos e eu tenho que ligar para o Sr. Hugo Salomão, pois não sei nem se ele ainda está vivo.
Espero que esteja e com boa saúde.

Amigo, não desista e nos premie com uma foto da estação Acary.

tche escreveu:Olá para todos... Como eu já havia dito, fui Domingo à Acari para tentar levantar com antigos moradores algum depoimento ou mesmo foto da antiga estação. São visíveis os traços do leito da antiga ferrovia, bem como a pracinha localizada no espaço onde se erguia a velha estação. O local é muito tumultuado, pois situa-se próximo à algumas favelas. Fui a alguns pequenos bares lá existentes, mas não pude localizar algum antigo morador, pois por incrível que possa parecer, algumas pessoas ali nem tinham idéia de que um dia naquele local existiu uma ferrovia. Espero voltar com mais calma e continuar a minha pesquisa, pois naqueles prédios antigos ali existentes, DEVE HAVER ALGUÉM QUE POSSA DAR INFORMAÇÕES SOBRE A ANTIGA ESTAÇÃO. Um abraço a todos...

coelhoneto
Usuário ativo
Contato:

Mensagem por coelhoneto » 14 Jun 2012, 00:09

Olá pessoal. Voltando ao assunto da estação de Areal:
Havia dito ao Adenilson que achava que a data da foto da estação estava incorreta (1939), pois desde 1935 seu nome já havia mudado para Coelho Neto. Precisava procurar em meus arquivos os jornais antigos que mostravam a data, mas nesse ínterim acabei fazendo umas pesquisas na Biblioteca Nacional e acabei encontrando no jornal A Noite a própria foto do Adenilson! E como imaginava, ela foi publicada antes, em 1931, e conforme a reportagem já estava pronta há algum tempo, apenas aguardando ser "inaugurada". Também há informação de que havia uma estação antiga, e acho que já havia lido em outro lugar que era um barracão de madeira.

Imagem

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 14 Jun 2012, 11:25

Nossa !
Show de bola !
Valeu !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 16 Jun 2012, 15:33

Pessoal,
Tendo viajado na semana passada e de ontem para hoje, lido bastante coisa, vim comentar/postar algumas coisas sobre o que os nobres colegas fizeram ao longo da semana.

1) VENDA GRANDE.

Tendo já explicado o posicionamento do leito da Rio D'ouro na altura de Venda Grande baseando-me em mapas e nas plantas da SMU, segue o local onde estimo ser o da antiga estação de Venda Grande.
Seria aproximadamente onde está passando o pedestre quase saindo do canteiro central em relação à rua.

Imagem

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 16 Jun 2012, 15:54

HENRIQUE SCHEID & JOSÉ DOS REIS.

Estimado Melekh,

O posicionamento das estações de Henrique Scheid e Venda Grande colocado por você seria um pouco diferente do que está no mapa do guia Briguiet e nos mapas de SMU.
A localização de Henrique Scheid e José dos Reis que estimei abaixo foi justamente baseado nesses mapas.

Pelo guia Briguiet, a distância entre Henrique Scheid e José dos Reis seria de aproximadamente 370 metros, o que me leva a crer que uma dessas estações não tinha serviços de passageiros. Coloquei em um círculo amarelo o local que o Melekh indicou como sendo a das estações.
Em vermelho, segue o traçado da Rio D'ouro que eu coloquei mais reto conforme planta da SMU, sendo diferente da sinuosidade de hoje em dia da Avenida Dom Hélder Câmara.
Imagem

Abaixo o mapa da SMU com a posição da parada. Inverti a planta abaixo para não haver dúvidas.
Imagem

VALE SALIENTAR QUE NO MAPA DA SMU, A ESTAÇÃO JOSÉ DOS REIS ESTÁ NOMEADA NO LOCAL DE HENRIQUE SCHEID.
Só para relembrar, já houve um erro de mapa da SMU nomeando a estação de Inhaúma como Engenho da Rainha.
Obs: Na época a largura da Estrada de Santa Cruz (Suburbana) era de 20 metros.

Segue agora o local onde penso ser o antiga parada de H.Scheid, nomeada na SMU de José dos Reis. A mesma estaria entre o canteiro central e a calçada oposta (onde há um posto BR) da Suburbana e a Rio D'ouro passando na altura do canteiro.
Imagem

Abaixo segue o local onde seria Jósé dos Reis de acordo com o guia Briguiet, mais ou menos onde segue o ônibus.
Imagem

Mais abaixo uma planta importante da SMU confirmando que na altura da Rua José dos Reis, a Rio D'ouro passava no meio da via.
Não há qualquer referência sobre a parada que ficaria próxima a esquina da Rua José dos Reis de acordo com o guia Briguiet.
Notem que há 2 desenhos. No desenho inferior, podemos ver o ramal da Rio D'ouro da José dos Reis, que passa pela variante antiga, interligando-se com a linha tronco (mais nova) em Inhaúma. Não há o ramal todo, mas podemos ver que o mesmo seguia pelo cantinho da Rua José dos Reis.
O mais importante disso é que o projeto da SMU, cuja primeira assinatura é de 1910, sugere que ainda haviam as 2 variantes da Rio D'ouro coexistindo.
As aerofotografias de 1928 não indicam mais a existência desse ramal de J.Reis, mas o Dado tinha visto um mapa de 1904 ou 1907 no AGCRJ com o trecho da Rio D'ouro interrompido na João Ribeiro.
Talvez a variante antiga estivesse funcionado em 1910 até a altura de tal ramal a partir de Liberdade.

Imagem

Depois comentarei a questão envolvendo Engenho do Mato e a questão envolvendo a grade de estações da Rio D'ouro. O mais importante é saber o porquê que a SMU chama Henrique Scheid de José dos Reis e saber qual das duas é a referência do documento da data de inauguração postado pelo Dado, além da funcionalidade e época de cada uma.
Vou tentar revisar em todos os quadros de estações postados até agora se existe algum com a Parada Henrique Scheid e J.Reis em funcionamento simultâneo.okk

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 17 Jun 2012, 21:22

Dado. Ótima idéia. okk
Já estamos em 27 páginas da linha tronco e não somente a estação de E.Mato pode ter tópico próprio, como o trecho Liberdade-E.Mato (via Pilares) e aí você como administrador do fórum tem meios de migrar as postagens da linha tronco para essa específica.

Respondendo à sua pergunta, pelo documento postado por você Engenho da Rainha e Engenho do Mato estariam separadas por 995 metros. Eu medi da casa da CEDAE até o que estimo ter sido o início da plataforma da estação de Engenho da Rainha e deu pouco mais de 1km, estando dentro da margem de erro aceitável.
A única coisa que não entendi foram esses 2 Km da estação de Tomás Coelho. :ttn:

No caso de imaginarmos a construção da CEDAE ou a casa amarela como a ex-estação, sempre tem que haver um traçado estranho da ferrovia para atender uma situação ou outra.

Eu montei um croqui simulando as duas situações onde o verde significa a variante mais nova e o azul, a mais antiga.
Se imaginássemos a casa amarela como a estação de Engenho do Mato, então o traçado em azul mais claro da variante antiga seria mais lógico, tangenciando a construção, mas a variante nova em verde limão não passaria por ela.
Para isso acontecer, teria que haver uma curva mais extravagante, que representei na cor verde escuro.

Por outro lado, se imaginássemos a estação como sendo o prédio da CEDAE, a linha verde limão estaria em maior harmonia, mas a antiga teria que ter um pequeno desvio a partir da Rua Engenho do Mato para tanganciar essa construção, tendo sido representada por mim pela linha azul escura.

Como para mim, a estação de E.Mato atendeu à variante antiga e depois a variante nova teve o traçado adaptado para tanganciar E.Mato, utilizando-a como estação, então peço que vocês tirem suas conclusões em função do esquema que montei.
Imagem
É claro que variações podem acontecer, como por exemplo uma variante ter passado de um lado do prédio e outra do outro lado, havendo uma adaptação de plataforma.
A princípio, assumi as variantes passando do mesmo lado. okk

Para mim, de acordo com o croqui e analisando friamente, parece que nem a casa amarela e nem a da CEDAE seria a estação. Eu dava 50% para um e para outro caso uma delas fosse a estação, apesar que de acordo com o traçado parece ser mais óbvio, a casa amarela, mas reparei em uma coisa que mudou o rumo dessa história, pelo menos para mim.

Dado. Parabéns pelo documento postado sobre a descrição dos prédios das estações/paradas da Rio D'ouro (vide página 26 desse tópico).
Em função disso:
Atenção!!!.

Leiam que o descritivo dos prédios aponta Engenho do Mato como prédio de madeira coberto por telhas, o que eliminaria totalmente a casa amarela, construída em 1890 já em alvenaria.
É claro que no caso da CEDAE, uma estação de alvenaria poderia ter sido construída depois em substituição à estação original, mas acho que o documento é de 1923. Engenho da Rainha foi inaugurada em 1931, teoricamente para substituir a estação de Engenho do Mato.
Valeria então a pena, erguer um prédio em alvenaria em E.Mato com a estação em seus últimos anos?

Será que o traçado que montei acima junto com a explicação dada aumentam as chances de nem o prédio da CEDAE e nem a casa Amarela terem sido a estação?

DadoDJ escreveu:Acho (e apóio) que Engenho do Matto deva ter um tópico específico a ela.
Encontrei diversos documentos e gostaria de posta-los neste tópico.
Inclusive uma matéria de pavimentação da Av.Automóvel Clube entre as estações de Engenho da Rainha e Engenho do Matto. Sabem em que ano ? 1952 !
Acredito que facilitará as pesquisas.
O que acham ?
Editado pela última vez por Adenilson em 18 Jun 2012, 23:25, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 17 Jun 2012, 21:50

PARADA SÃO FRANCISCO (Entre Rua Benfica/Alegria e Praia Pequena).

O documento postado pelo Dado na página anterior pode também ter revelado a dúvida sobre São Francisco na grade de paradas e estações da Rio D'ouro.

Para minimizar a confusão, até eu ler melhor esse documento haviam 3 estações/paradas contendo esse nome, sendo:

1) Estação São Francisco Xavier (E.F.C.B.)....Entre Mangueira e Rocha (na época).
2) Estação São Francisco Xavier (E.F.Norte)...Estação inicial dessa linha até o início dos anos 10 (séc XX).
3) Parada São Francisco (E.F.Rio D'ouro)... Parada situada entre Ponta do Cajú e Rua Bella, provavelmente para a utilização relacionada ao cemitério do Cajú.

Esse documento não se refere a Parada do item 3, pois São Francisco nessa grade é citada como estando entre Benfica/Alegria e Praia Pequena e essa parada do cemitério era a segunda logo depois da ponta do Cajú e devia
ser utilizada em situações especiais.

Chegamos a cogitar a ser São Francisco Xavier da E.F.Norte, mas essa era feita de madeira e cobertura em telhas, pois já foram postadas fotos aqui (vide tópico E.F.Norte).
Acho que a descrição de São Francisco em alvenaria, elimina essa estação e aquelas manobras mirabolantes.

Outra revelação...........Parabéns Dado <o> .

A utilização do prédio era para posto telefônico, então deve ter existido um posto telefônico com esse nome entre as referidas paradas na grade, corrobando a idéia a princípio, de manobras e de serem trens diferentes, sendo essa edificação diferente das 3 anteriores.
O que vocês acham? :ttn:

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 18 Jun 2012, 09:20

Adenilson, parabéns pelos esquemas e explicações mostrados. De acordo com o croqui no Google earth, sobre Engenho do Matto, juntamente com a relação de imóveis da ferrovia e descrição dos mesmos, com certeza a casa amarela não seria a estação Engenho do Matto.
A não ser que ... bem, meio mirabolante o que vou dizer, mas quem sabe ...
Vamos imaginar o seguinte:

1-Linha tronco da ferrovia, original. Estação Engenho do Matto sendo a casa amarela, construída em 1890. Aliás, onde está o documento que postei falando sobre a construção/reforma/ampiação (não me lembro) de uma estação Engenho do Matto em determinado ano. Que ano foi esse ?
2-Em 1898 é inaugurada a variaante via Inhaúma.
3-O traçado não se adeqüa à posição de Engenho do Matto, e então constroem uma estação de madeira com cobertura de telhas próxima à antiga estação (se fosse a casa amarela) para paradas no local, em atendimento à população já servida a anos pelo trem.
4-A linha original é erradicada, e a estação original (casa amarela) fica isolada, sem trilhos
5-Com a construção de Engenho da Rainha, a estação de madeira é demolida, ficando a antiga (casa amarela) próxima ao traçado da variante de Inhaúma, mas sem ser atendida por ela.
6-Outro fator que bota lenha na fogueira ! Quando estive na casa amarela com o Julio conversando com os moradores, um senhor nos disse que naquele ponto, as locomotivas a vapor exerciam grande força para vencer o relevo, pois há uma elevação no local. Quando construiram o metrô, "as máquinas vieram e cavaram mais a pedra", segundo suas palavras. Então, acredito que antes do metrô, a EFRdO tenha empreendido escavações mínnimas na rocha, de modo a formar um pequeno vale, um acesso, para chegar a Vicente de Carvalho por este traçado, vale este não muito suficiente pois mesmo assim as locomotivas precisavam pegar muita pressão para vencer a rampa.
Se este vale, aprofundado pelo Metrô, foi feito (ou reforçado, mais escavado) na mesma posição da obra feita pela EFRdO antes, a estação original de Engenho do Matto não poderia ficar por ali, pois a linha original passaria por fora, contornando a elevaçao existente. Apenas a variante via Inhaúma passaria por ali, e ficaria fora do traçado feito pelo Adenilson em amarelo. Se este senhor falou certo, o traçado do Metrô naquele ponto é o mesmo da ferrovia, anteriormente.
o0
7-O senhor nos disse que a família dele está ali há 4 séculos (XVIII, XIX, XX e XXI) ! Será que nenhuma informação a mais alguém pode nos dar ? Notei que as mulheres queriam falar algo, mas ele sempre interrompia, como se não quissesse que soubéssemos de algo !
Temos que voltar lá ...
Adenilson, você apontou os locais das estações, mas as nomeou como "Boca do Mato" na imagem de satélite.
;)
Em relação aos 2kms citados por Max Vasconcellos, também não entendi, a não ser que sejam contados de Vicente de Carvalho até o cruzamento com a Linha Auxiliar.
:WK:
Mais tarde eu volto ... última semana de férias e AGORA que pude começar a agitar algo pra mim. Maior correria !
Mas estou no celular, ligado nas informações !
okk
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 18 Jun 2012, 21:35

Pessoal, hoje precisei tirar uma documentação no centro da cidade, e coincidentemente, no prédio anexo da prefeitura, que fica ao lado do ... ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO !
:Y:
Como eu tinha uns 90 minutos de tempo livre (preciosidade !), decidi passar por lá e dar uma pesquissada, buscando algumas informações que ainda não tínhamos procurado ou visto.
Antes de entrar no prédio, tive o prazer de telefonar e conversar com o Adenilson, pois eu precisava tirar umas dúvidas em relação às consultas no AGCRJ, apesar de eu já ter ido lá antes.
Após suas dicas preciosas, adentrei o "baú do tesouro" (um deles). Infelizmente estava com pressa, e procurei ser o mais suscinto possível nas pesquisas. Abaixo um resumo do que pesquisei (nos tópicos referentes a outras ferrovias, detalharei o que procurei e vi lá também):

Após deixar todos os meus pertences (menos a carteira) na recepção, subi ao terceiro andar (iconografia). Fui recebido pela Ludmila, super simpática, que me orientou sobre os procedimentos, após eu me identificar dizendo que era do fórum, o objetivo da pesquisa, a ida anterior do Adenilson, como obter imagens etc etc primeiramente ela me ofereceu as imagens aéreas, catalogadas em uma pasta, com números e pequenas descrições sobre o que era visto. Achei as informações muito vagas e às vezes imprecisas, como veremos adiante. Pois bem, escolhi, se eu não me engano, umas 10 imagens. Um dos meus objetivos principais era ver algo de Engenho do Matto e do ramal da Penha.
Preenchi uma ficha, com os números e o resumo das imagens. Também pedi algumas fotos, que ficam catalogadas em fichas de um armário metálico, na entrada.
Continuando, pedi para ver a folha 37 (arredores do Morro do Urubu), mas só mostrava do Morro pro sul. Se fosse pro norte, abrangeria o trecho onde ficava Engenho do Matto. Lembrando que todas as imagens aéreas que vi são de 1928. Nesta folha 37, aparece a estação de Cavalcante, no quadrante superior esquerdo. Pedi pra ver duas fotos aéreas que eram em seqüência numérica em relação a fotos aéreas que eu queria, mas elas estavam sem identificação do lugar. Julguei que de repente eu poderia descobrir o local e ajudar no catálogo, ou então alguma conseguir outra informação, se fosse realmente seqüencial, mas as duas imagens que me foram apresentadas eram realmente muito dificeis de saber o local e não eram seqüenciais (uma delas desconfiei de um local, mas sem certeza; e a outra abrangia poucos logradouros, o papel era imenso, mas a foto era pequena).
Pois bem, em mais uma folha (48) a informação era de que abrangia a região da Av.Suburbana com a R.José dos Reis. Acho que é uma foto que o Adenilson postou aqui, ou no mínimo ele a viu lá também. Só olhei de curiosidade. Nada de trilhos aparentemente, mas dá pra notar linhas retas paralelas à Suburbana que devem ser da adutora de água. O terreno onde poderia ser uma das estações (José dos Reis ou Henrique Scheid) me deu a impressão de já estar vazio, do mesmo jeito que está hoje ! Isso se eu não tiver me enganado de quarteirão ... vi também algumas construções suspeitas, mas provavelmente não tiveram nada a ver com a ferrovia.
Quando telefonei para o Adenilson, ele me disse que durante suas pesquisas ele não viu (não existia no catálogo) nada da região de Vicente de Carvalho e de Engenho do Matto. Eu também não achei nada no catálogo, mas depois que vi a parte do ramal de Maria Angu da Penha, comecei a entender a organização das imagens (depois eu explico) e acreditar que sim, existe foto aérea da região, e eu acho que é uma que na descrição fala do morro da Serrinha ! Pretendo voltar lá amanhã, pois devido à Rio +20 o AGCRJ não vai abrir quarta, quinta e sexta-feira, que é o dia que retorno ao trabalho !
wll
Vi imagens aéreas do ramal de Maria Angu, descreverei no tópico correspondente !
Continuando, parti para as fotos mas perdi tempo com duas imagens que selecionei por curiosidade própria do Engenho de Quissamã (uma foto era muito boa, apesar de pequena: era de 1860; mas a outra encontra-se no site da Biblioteca Nacional). Selecionei duas fotos de Capão do Bispo, sendo que na descrição de uma constava que era da inauguração da fazenda ! ! ! Legal ... só que quando a estagiária me trouxe as fotos, me decepcionei. A inauguração era da fazenda recém reformada, em 1974, com a presença de Carlos Lacerda. O envelope continha 20 fotos, a maior parte mostrando apenas pessoas, poucas mostrando a fazenda, mas faria pouca diferença, pois Parada Capão do Bispo em 1974 já estaria há muito demolida.
No outro envelope sobre Capão do Bispo, havia duas fotos, mostrando realmente a fazenda, já maltratada e antiga, com piso de madeira na varanda e algumas avarias na fachada. O ângulo das fotos era fechado. Não me lembro o ano, mas acho era ou da década de 1910 ou 1920. Valeu pela imagem antiga !
A foto 202 deve ser a que o Adenilson descreveu como sendo a estação José dos Reis. A descrição da imagem é "Estrada de Santa Cruz esquina com Rua José dos Reis". O que que era aquilo ????? Na foto, bem antiga, aparecem em primeiro plano duas linhas se cruzando, como se originando um desvio, e logo atrás destas linhas, duas casinhas, de material ou arquitetura que nunca vi na vida ! Provavelmente metal, mas era corrugado, parecia que as paredes eram feitas de telha !
São até fáceis de desenhar, mas estou sem como fazer isso agora, mas vou desenhar, memorizei bem a imagem. Aquela estrutura não pode ser estação, no maximo uma cabine ou instalação de funcionários da ferrovia. Sei lá, parecia um banheiro público, não sei, fiquei confuso com aquilo ...
:O
Pois bem, o restante das imagens são do ramal de Maria Angu, que descreverei no tópico correspondente.
Explicando o que classifiquei como imprecisão nas descrições das imagens: quando vi fotos aéreas do ramal de Maria Angu, encontrei a Av.Brás de Pina em uma folha que dizia algo não muito a ver. Esta foto abrange quase até o Largo da Penha. Pois bem, pedi a próxima foto em seqüência numérica que dizia "Penha" na descrição. O que veio: uma imagem que posso até classificar como estranha ! 5 ou 6 ruas do local conhecido como Grotão, na Penha ! O bairro mesmo, que a descrição sugeria, não aparecia ! Fiquei super decepcionado ! Será que o ramal se esconderia no mistério ? Não ... porque depois, quando já ía embora, pedi uma foto aérea que dizia ser de "Olaria, Rua Uranos, Rua Leopoldina Rêgo ..." etc etc e .... o Largo da Penha estava lá, no cantinho da foto !
Vejam o que achei no tópico correspondente, essas fotos sim, valeram a visita !
E amanhã vou em busca de Engenho do Matto !

Obs.: a estagiária me explicou como eu procederia para encomendar imagens. Ela me disse que posso pedir até 3 imagens gratuitas em baixa resolução, mas não achei interessante pois uma foto em baixa resolução daquelas imagens aéreas imensas iria ficar muito ruim ...
Mas ela me disse que eu posso indicar o que me interessaria na imagem para focalizar melhor só o que eu quero !
Hum ... encomendarei. E as outras imagens, em resolução maior, providenciarei mais tarde, anotei toda a identificação aqui.
;)
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 18 Jun 2012, 23:59

DadoDJ escreveu:Adenilson, parabéns pelos esquemas e explicações mostrados. De acordo com o croqui no Google earth, sobre Engenho do Matto, juntamente com a relação de imóveis da ferrovia e descrição dos mesmos, com certeza a casa amarela não seria a estação Engenho do Matto. Valeu Dado. Como você está vendo, seguem as respostas em azul
A não ser que ... bem, meio mirabolante o que vou dizer, mas quem sabe ...
Vamos imaginar o seguinte:

1-Linha tronco da ferrovia, original. Estação Engenho do Matto sendo a casa amarela, construída em 1890. Aliás, onde está o documento que postei falando sobre a construção/reforma/ampiação (não me lembro) de uma estação Engenho do Matto em determinado ano. Que ano foi esse ?
2-Em 1898 é inaugurada a variaante via Inhaúma.
3-O traçado não se adeqüa à posição de Engenho do Matto, e então constroem uma estação de madeira com cobertura de telhas próxima à antiga estação (se fosse a casa amarela) para paradas no local, em atendimento à população já servida a anos pelo trem.
4-A linha original é erradicada, e a estação original (casa amarela) fica isolada, sem trilhos
5-Com a construção de Engenho da Rainha, a estação de madeira é demolida, ficando a antiga (casa amarela) próxima ao traçado da variante de Inhaúma, mas sem ser atendida por ela.
Dado. Vou aglutinar minha resposta em cima dos seus itens de 1 a 5. Não vi nada de mirabolante na sua resposta. Pelo contrário. É perfeitamente plausível ter havido 2 estações de Engenho do Mato sim, principalmente se levarmos em consideração que a Rio D'ouro me pareceu uma ferrovia construída sem maiores planejamentos e aspirações para depois de cumprida a sua missão de ajudar a construir a adutora, virar ferrovia para passageiros.
Pensando por uma vertente, sendo o inventário de estações de 1923, então talvez ainda não houvesse planejamento para construir Engenho da Rainha e a estação então de madeira poderia ter sido reformada nos anos seguintes para uma construção de alvenaria, tornando-se assim a casa da CEDAE.
Por outro lado, levando em consideração a inauguração da variante nova em 1898, ficaria mais plausível que outra estação de madeira fosse construída, uma vez imaginando que o seu traçado não pudesse ser compatível para adjacência a antiga estação. Apesar de admitir que é possível, até agora pelo menos :HH: creio que tenha havido uma estação apenas.

6-Outro fator que bota lenha na fogueira ! Quando estive na casa amarela com o Julio conversando com os moradores, um senhor nos disse que naquele ponto, as locomotivas a vapor exerciam grande força para vencer o relevo, pois há uma elevação no local. Quando construiram o metrô, "as máquinas vieram e cavaram mais a pedra", segundo suas palavras. Então, acredito que antes do metrô, a EFRdO tenha empreendido escavações mínnimas na rocha, de modo a formar um pequeno vale, um acesso, para chegar a Vicente de Carvalho por este traçado, vale este não muito suficiente pois mesmo assim as locomotivas precisavam pegar muita pressão para vencer a rampa.
Se este vale, aprofundado pelo Metrô, foi feito (ou reforçado, mais escavado) na mesma posição da obra feita pela EFRdO antes, a estação original de Engenho do Matto não poderia ficar por ali, pois a linha original passaria por fora, contornando a elevaçao existente. Apenas a variante via Inhaúma passaria por ali, e ficaria fora do traçado feito pelo Adenilson em amarelo. Se este senhor falou certo, o traçado do Metrô naquele ponto é o mesmo da ferrovia, anteriormente.
o0
Dado. Você tocou em uma coisa importantíssima e talvez involuntariamente tenha me dado uma luz em relação ao traçado da linha antiga (azul). Quando montei o esquema acima, coloquei a linha antiga passando por um terreno baldio. Mas lendo o seu descritivo e aproximando melhor a imagem, vi que esse terreno é formado por pedra.
Isso pode explicar o terrível desvio que a ferrovia teve que descrever, se tornando depois uma curva fechada. A intenção deveria ser desviar da rocha, mas acho que ao mesmo tempo adequar o sistema para atender a estação Engenho do Mato na posição original. Mais abaixo, eu refiz a possível trajetória da Rio D'ouro onde tem uma pista passando atrás de um posto de gasolina.

7-O senhor nos disse que a família dele está ali há 4 séculos (XVIII, XIX, XX e XXI) ! Será que nenhuma informação a mais alguém pode nos dar ? Notei que as mulheres queriam falar algo, mas ele sempre interrompia, como se não quissesse que soubéssemos de algo !
Temos que voltar lá ...
Dado. Sendo uma família de 4 séculos no local, talvez eles tenham fotos da região de várias épocas!
Adenilson, você apontou os locais das estações, mas as nomeou como "Boca do Mato" na imagem de satélite.
;) Nem sei como cometi esse vacilo. Boca do Mato é um bairro expremido entre o Lins, Méier e o alto Engenho de Dentro. Já corrigi. Valeu a dica.
Em relação aos 2kms citados por Max Vasconcellos, também não entendi, a não ser que sejam contados de Vicente de Carvalho até o cruzamento com a Linha Auxiliar.
:WK:
Para ser sincero, eu tentei interpretar a distância a Tomás Coelho a partir de Engenho da Rainha, uma vez que a referência do tópico era essa. Tentei seguir o traçado da ferrovia, mas deu em torno de 1,5 Km :ttn:
Mais tarde eu volto ... última semana de férias e AGORA que pude começar a agitar algo pra mim. Maior correria !
Mas estou no celular, ligado nas informações !
okk
Só para complementar, aquela mapa postado pelo Melekh que indica as estações por bolinhas e mostra Engenho do Mato somente na variante nova, não deve ser levado muito em consideração. Já detectei 2 erros nesse mapa. Um deles foi que eles inseriram o ramal de Arará no trecho sinuoso próximo a Herédia de Sá quando mesmo já tinha sido retilinizado.
Outro erro foi na estação de Irajá. Pelo mapa, a estação ferroviária ficava do mesmo lado da Automóvel Clube em relação a Monsenhor Félix onde fica a estação do metrô, onde sabemos todavia, que a estação de trem ficava depois da Monsenhor Félix (sentido Colégio)

Abaixo, segue algumas correções que fiz depois que li a sua descrição sobre a rampa e reparei na questão da pedra. Refiz o trajeto da linha original contornando a pedra e sendo assim, contém algumas diferenças em relação a postagem de hoje a tarde, a qual só editei o nome da estação.

Imagem

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”